Equipe Linha de Pesquisa Graduação Pós-Graduação Publicações Links


Laboratório de Anaeróbios

Linha de pesquisa: "Bacteriologia de anaeróbios da cavidade bucal e trato intestinal de humanos e animais: Fatores de Virulência, Susceptibilidade a antimicrobianos e Diversidade Genética ".



ÁREA DE ATUAÇÃO: Medicina, Odontologia e Veterinária.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

- O estudo das bactérias anaeróbias de importância clínica humana e veterinária, ainda é escasso no Brasil, existindo poucos grupos de pesquisa nessa área. Em nosso laboratório vem sendo desenvolvidos projetos relacionados ao estudo dos aspectos ecológicos, fisiológicos, fatores de virulência, genéticos, susceptibilidade a antimicrobianos e metais pesados, e de Biologia molecular, utilizando-se como modelos principais organismos envolvidos em processos infecciosos da cavidade bucal, ligados a periodontia, endodontia, odontopediatria, e implantodontia, entre outros. Da mesma forma, organismos de interesse médico e veterinário como os gêneros Actinobacillus, Fusobacterium, Prevotella, Porphyromonas, Clostridium e o grupo Bacteroides fragilis, entre outros, também são usados como modelos.

PESQUISAS EM ANDAMENTO:

1. Espécies do grupo Bacteroides fragilis em bezerros com diarréia aguda: ocorrência, fatores de virulência e caracterização molecular.
2. Possíveis patógenos endodônticos em canais radiculares: prevalência, fatores de virulência, caracterização genotípica e susceptibilidade a drogas antimicrobianas.
3. Caracterização fenótipica e genótipica de alguns fatores de virulência e da susceptibilidade a antimicrobianos de espécies do grupo Bacteroides fragilis.
4. Efeitos de antibióticos e metais pesados sobre o crescimento e a morfologia de cepas do grupo Bacteroides fragilis.
5. Avaliação da diversidade genética de espécies de Porphyromonas e Prevotella de origem humana e canina.
6. Estudo microbiológico e molecular de periodontopatógenos de origem canina e a sua relação com a resposta imunológica humana.
7. Análise e diversidade genotípica dos padrões II e III de cepas Bacteroides fragilis não enterotoxigênicas (NTBF) de origem humana e animal.