Equipe Linha de Pesquisa Graduação Pós-Graduação Publicações Links


Laboratório de Anaeróbios


DISCIPLINAS

1. "MICROBIOLOGIA BÁSICA - BMM-271"

OBJETIVOS: Fornecer ao aluno de Odontologia: 1) Noções gerais dos métodos envolvidos no isolamento, identificação, controle da população microbiana e, determinação da susceptibilidade a drogas antimicrobianas; 2) conhecimento do papel desempenhado pelos microrganismos como microbiota indígena e nos processos infecciosos; 3) conhecimento e diagnóstico dos principais microrganismos patógenos para o homem, na área médica e odontológica.

PROGRAMA:

Teórico: - Introdução ao estudo da Microbiologia. Morfologia e estrutura dos microrganismos. Taxonomia microbiana. Metabolismo microbiano: atividades fisiológicas e bioquímicas. Genética dos microrganismos. Controle da população microbiana: agentes físicos e químicos, métodos gerais de esterilização e desinfecção. Agentes antimicrobianos. Resistência bacteriana às drogas. Estudo geral dos fungos de interesse em Odontologia. Estudo geral dos vírus de interesse em Odontologia.

Prático: - Técnicas de microscopia. Métodos de coloração. Meios de cultura. Técnicas de isolamento e identificação. Testes de susceptibilidade a drogas antimicrobianas. Técnicas de estudo em Micologia. Técnicas de estudo em Virologia.

MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas e práticas, seminários, apresentação de trabalhos na forma painel e, discussões em grupo.

ATIVIDADES DISCENTES Assistir às aulas teóricas e práticas. Realizar seminários e executar trabalhos sob a supervisão do corpo docente.

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Os alunos serão submetidos a provas teóricas e práticas.

OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) no mês de maio, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. MIMS; PLAYFAIR; ROITT; WAKELIN; WILLIAM. Microbiologia Médica, 2a. ed. 1999.

2. TORTORA, G.J. Microbiology: an introduction. 6a. ed. 1998.

3. PELCZAR; CHAN; KRIEG. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2a. ed. 1996

4. MANDELL, G.; DOUGLAS, R.G.; BENNETT, J. Principles and practice of infectious diseases. 4ª ed., 1995.

5. SALIENS, A.A.; WHITT, D.D. Bacterial pathogenesis: a molecular approach. 1994.

6. BROCK, M. et al. Biology of Microorganisms. 7 ed. Prentice Hall, 1994.

7. JAWETZ, E. et. al. Microbiologia básica. 18a. ed. 1991.

8. FIELDS, B.N. Virology. 2ª. ed., 1990.

 

2. "MICROBIOLOGIA ORAL - BMM-560

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer os principais patógenos da cavidade oral; compreender o papel desempenhado pelos microrganismos na saúde e na doença; compreender a etiologia das doenças infecciosas orais; aplicar todos esses conhecimentos na prevenção e tratamento das doenças infecciosas orais.

PROGRAMA:

Teórico: - Vírus de interesse em Odontologia. Fungos de interesse em Odontologia. Diagnóstico microbiológico por técnicas dependentes e independentes de cultura. Diversidade microbiana na cavidade oral. Ecologia oral: interações inter-microbianas e relação com o hospedeiro. Biofilme dental, formação, estrutura, potencial patogênico. Microbiota residente. Etiopatogenia da cárie dental. Etiopatogenia das doenças periodontais. Etiopatogenia das infecções pulpares e periapicais. Risco de cárie. Prevenção e controle das doenças infecciosas da cavidade oral. Repercussões sistêmicas dos focos de infecção da cavidade oral. Controle de infecção em Odontologia.Vacina anticárie. Antibióticos.

Prático: - Isolamento e identificação de estreptococos orais. Métodos bacteriológicos de avaliação de risco de cárie. Estudo dos principais organismos periodontopatogênicos. Ação de antimicrobianos.

MÉTODOS UTILIZADOS Aulas expositivas, discussão de textos sob forma de estudos dirigidos, seminários, aulas em laboratório virtual e laboratório presencial, apresentação de trabalhos sob forma de poster e dinâmica de grupo (jogos).

ATIVIDADES DISCENTES Participar de aulas teóricas e práticas. Realizar seminários e executar trabalhos práticos, individualmente ou em grupos, sob a supervisão do corpo docente.

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Provas teóricas e seminários.

OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. NISENGARD; NEWMAN. Microbiologia Oral e Imunologia. Ed. Guanabara Koogan. 1997.

2. THYSTRUP, A.; FEJERSKOV, O. Tratado de Cariologia. Ed. Cultura Médica. 1998.

3. SLOTS, J.; TAUBMAN, T. Contemporary Oral Microbiology and Immunology. 1993.

4. MARSH; MARTIN. Oral Microbiology, 1999.

5. TORTORA, FUNK; CASE. Microbiologia, 6a edição, 2000.

6. FIELDS, B.N. Virology, 2a edição, 1990.

 

"SITES PARA ESTUDO"

www.de.odont.lu.se/mutans/mutans.html

www.dental.washington.edu/lamontt/index.htm

www.ibemol.com.br/news/default.asp?.id=26

www.crorgs.org.br/biosseguranca.php

http://icb.usp.br/~mariojac

http://icb.usp.br/~dumehner/linha_de_pesquisa.html

http://www.tulane.edu/~dmsander/garryfavweb.html

http://vm.cfsan.fda.gov/%7Emow/chap31.html

http://www.cdc.gov/health/diseases.htm

http://www.cdc.gov/ncidod/dvrd/disinfo/disease.htm

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ICTV/