Regina Célia Pereira Marques

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:32, 2 Julho 2007
Raquel (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 17:12, 3 Julho 2007
Regina (Discussão | contribs)
(Resumo do Projeto)
Ver a alteração posterior →
Linha 7: Linha 7:
|- |-
|colspan="2"| |colspan="2"|
-== Resumo do Projeto ==+O projeto visa identificar genes envolvidos em reparo de DNA na proteobactéria, subdivisão alfa, Caulobacter crescentus através de uma abordagem genômica funcional. Para isso selecionamos mutantes dessa bactéria com sensibilidade a agentes genotóxicos (metil-metano-sulfonato e UV). Esses mutantes foram obtidos a partir de uma biblioteca de aproximadamente 5000 clones, mutada por inserção aleatória do transposon Tn5 (que inclui o gene kan , que dá resistência a kanamicina), e a abordagem foi realizada por testes em larga escala (96 clones testados a cada vez), e posterior confirmação do fenótipo (sensível ao agente genotóxico) individual. Genes contendo o inserto, Tn5, foram selecionados a partir do clone mutado através de clivagem do genoma bacteriano com enzima de restrição, subclonagem em plasmídeo e seleção com kanamicina. Sequenciamento de DNA a partir do DNA do transposon permitiu identificar as regiões flanqueadoras do tn5 e, portanto, a identidade do gene mutado. Pretendemos ainda identificar, através de análise bioinformática, genes novos que potencialmente estejam relacionadas a reparo de DNA em Caulobacter, muito embora não estejam descritos para Escherichia coli. Alguns candidatos já foram encontrados, entre eles uma ligase dependente de ATP, ligB, e uma nova DNA polimerase, dnaE2(Galhardo et al., 2005) e pretendemos, através de genética reversa- inativação do gene de interesse, identificar seu fenótipo quanto a sensibilidade a agente genotóxico e mutagencidade. Esta é, de nosso conhecimento, a primeira abordagem genômica para identificação de genes de reparo de DNA em bactérias, e a nossa expectativa é de que consigamos demonstrar a função de vários ortólogos já identificados em E.coli, além de identificar genes cuja função em reparo de DNA ainda não foi descrita.
-Escreva aqui sobre o seu projeto+ 
==Publicações== ==Publicações==
Escreva aqui suas publicações mais importantes Escreva aqui suas publicações mais importantes
|} |}

Revisão de 17:12, 3 Julho 2007

Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce - Escreva aqui sobre voce -

O projeto visa identificar genes envolvidos em reparo de DNA na proteobactéria, subdivisão alfa, Caulobacter crescentus através de uma abordagem genômica funcional. Para isso selecionamos mutantes dessa bactéria com sensibilidade a agentes genotóxicos (metil-metano-sulfonato e UV). Esses mutantes foram obtidos a partir de uma biblioteca de aproximadamente 5000 clones, mutada por inserção aleatória do transposon Tn5 (que inclui o gene kan , que dá resistência a kanamicina), e a abordagem foi realizada por testes em larga escala (96 clones testados a cada vez), e posterior confirmação do fenótipo (sensível ao agente genotóxico) individual. Genes contendo o inserto, Tn5, foram selecionados a partir do clone mutado através de clivagem do genoma bacteriano com enzima de restrição, subclonagem em plasmídeo e seleção com kanamicina. Sequenciamento de DNA a partir do DNA do transposon permitiu identificar as regiões flanqueadoras do tn5 e, portanto, a identidade do gene mutado. Pretendemos ainda identificar, através de análise bioinformática, genes novos que potencialmente estejam relacionadas a reparo de DNA em Caulobacter, muito embora não estejam descritos para Escherichia coli. Alguns candidatos já foram encontrados, entre eles uma ligase dependente de ATP, ligB, e uma nova DNA polimerase, dnaE2(Galhardo et al., 2005) e pretendemos, através de genética reversa- inativação do gene de interesse, identificar seu fenótipo quanto a sensibilidade a agente genotóxico e mutagencidade. Esta é, de nosso conhecimento, a primeira abordagem genômica para identificação de genes de reparo de DNA em bactérias, e a nossa expectativa é de que consigamos demonstrar a função de vários ortólogos já identificados em E.coli, além de identificar genes cuja função em reparo de DNA ainda não foi descrita.

Publicações

Escreva aqui suas publicações mais importantes

Ferramentas pessoais
Outras línguas