Usuário: senha Esqueceu sua senha?



 
 

 

Sobre o Biotério

Rattus norvergicus

1. Atribuições do Biotério de Ratos:

O Biotério de Produção de Ratos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP ICB/USP tem como finalidade produzir ratos (Rattus norvegicus) para a docência e pesquisa buscando sempre a melhoria genética e sanitária.


2 . Espécies e linhagens criadas:

O Biotério de Produção de Ratos produz atualmente ratos das seguintes linhagens:

WISTAR (heterogênico)

WKY (isogênico)

SHR (isogênico)

SPRAGUE DAWLEY (heterogênico) 


3. Fornecimento de ratos:

3.1. Serão fornecidos machos e fêmeas entre 3 a 6 semanas de vida de acordo com previsão e solicitação (confirmação) realizadas neste sistema. As solicitações serão atendidas por ordem de registro no sistema. Todos os projetos devem ser identificados com o número do protocolo da CEUA da Unidade solicitante.

3.2. O preço do rato será indicado no sistema e poderá ser reajustado de acordo com instrução do CTA do ICB e/ou Coordenadoria da Rede de Biotérios.

3.3. Os valores anuais vigentes serão divulgados na página do Biotério de Produção de Ratos.

3.4 O valor arrecadado reverterá ao Biotério de Produção de Ratos para aquisição de materiais e realização de manutenção.

4. Previsão de uso dos ratos:

4.1 A previsão deve ser preenchida pelo pesquisador de acordo com o calendário divulgado para o semestre.

4.2 Esta previsão é necessária e determinante para o dimensionamento das colônias mantidas e para a programação interna do funcionamento do Biotério de Produção de Ratos.

4.3 O preenchimento da previsão não implica na reserva dos ratos. Embora o Biotério de Produção de Ratos procure atender às solicitações das previsões, circunstâncias imprevistas podem levar à redução da produção de ratos e, portanto da capacidade de atender à previsão original. O Biotério de Produção de Ratos notificará os usuários com a maior antecedência possível de problemas relacionados ao atendimento de suas previsões.

4.4 O não preenchimento da previsão poderá acarretar sub-dimensionamento das colônias e, como consequência, o não atendimento total ou parcial do pedido.

4.5 No caso de não preenchimento das solicitações semestrais, o pesquisador que necessitar de ratos ficará em uma lista de espera e será contemplado somente após os pedidos previstos terem sido plenamente atendidos.

4.6 A solicitação (confirmação da previsão) deve ser feita no site do Biotério de Ratos - Sala do usuário.

4.7 Esta solicitação deve chegar ao biotério 21 dias antes da data de retirada. Esta antecedência é necessária para que haja tempo suficiente para o funcionário responsável separar os ratos solicitados e, se necessário, negociar com o pesquisador eventuais alterações do pedido devidas às condições momentâneas do estoque de ratos.

No caso de alteração da previsão semestral, o Biotério de Produção de Ratos deverá ser avisado com antecedência de vinte e um dias para que o animal originalmente previsto possa ser destinado a outro pesquisador. O cancelamento deverá ser feito por email: bioterioratos@usp.br.

Os ratos previstos e não cancelados serão cobrados como retirados.

5. Entrega de animais:

A Coordenadoria da Rede está buscando meios para organizar a entrega de animais nas Unidades. Assim o solicitante receberá os animais em sua própria Unidade.

6. Pagamento dos ratos:

6.1 O pagamento dos ratos é feito na tesouraria do ICB das 9h00 às 13h00. Efetuado o pagamento, o pesquisador deve guardar uma cópia do recibo para apresentar ao Biotério de Produção de Ratos, caso seja requisitado.

O pagamento pode ser feito mensal ou adiantadamente. Mensalmente o Biotério de Produção de Ratos enviará por e-mail o extrato correspondente aos representantes dos departamentos.

O docente que tiver débito equivalente a 100 ratos ou débito de qualquer monta por três meses consecutivos (o que ocorrer primeiro) terá o fornecimento suspenso e a previsão anulada, ficando no caso de quitação do débito sujeito a fornecimento em lista de espera até a próxima previsão.

Caso o docente não quite sua dívida conforme os termos do item acima, o Departamento será responsabilizado por ela, devendo tomar as medidas para a cobrança do docente inadimplente.

O pagamento por instituições ou usuários externos ao ICB deve ser feito no ato da retirada.

7. Uso Ético dos Ratos de Experimentação:

7.1 Os ratos são fornecidos pelo Biotério de Produção de Ratos para uso exclusivo em pesquisa e docência. Os usuários se comprometem a prover condições adequadas de manutenção para os mesmos e de utilizar procedimentos experimentais de acordo com as normas de ética de experimentação animal, de modo a causar o mínimo de sofrimento aos ratos. As normas são as indicadas pelo Conselho Nacional Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Recomenda-se que apenas pessoas habilitadas e treinadas manuseiem os ratos.

7.2 Cabe ao pesquisador solicitar o cadastramento de seu projeto junto a Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) em sua Unidade USP.

7.3 O Biotério de Produção de Ratos não é responsável pelo manuseio indevido dos ratos, mas espera que as diretrizes contidas em 7.1 e 7.2 sejam seguidas.

8. Casos que não se enquadrem nos itens anteriores serão avaliados pela Comissão de Biotérios do ICB que fará proposta de solução que deverá ser julgada e decidida pelo CTA..


Texto de revisão das normas aprovado em Reunião da Comissão de Biotérios do ICB/USP realizada em 21 de maio de 2013.

 

 
 

INFORMAÇÕES SOBRE O BIOTÉRIO DE PRODUÇÃO DE RATOS

  • index
  •  
  • Sobre o Biotério
  •  
  • Animais e Serviços
  •  
  • Regras
    Normas Gerais
    Previsão
    Planejamento
    Prioridades
    Cobrança
  •  
  • Contato
  •  
  • Ajuda
    Introdução
    Cadastro de usuário
    Entrar na Sala do Usuário
    Inscrever um projeto
    Previsão mês a mês
    Solicitar animais: projeto
    Solicitar animais: externa
    Incluir Colaborador
    Renovar previsão
    Conta de animais
    Solicitar orçamentos
    Alterar senha
  •  
     

    SALA DO USUÁRIO

  • Cadastro de usuário
  • Sala do usuário

  •