II Encontro Internacional de Ensino em Anatomia do ICB/USP - II International Meeting of Anatomy Education of ICB/USP

PALESTRANTES

 

Artur DalleyARTHUR DALLEY - Vanderbilt University Medical Center –Tenesee - EUA

O Professor Dalley, membro do conselho diretor da Associação Americana de Anatomistas (AAA), é referência na didática da disciplina. É autor junto ao Dr. Keith Moore de uma das obras muito adotadas para os cursos médicos do Brasil: “Clinically-Oriented Anatomy “. Participou do I EIEA com a apresentação do currículo do curso médico, o programa de doação de corpos e a estrutura didática da Vanderbuilt University, cujo laboratório de aulas práticas inspirou os professores de Anatomia do país, à busca de padrões inovadores para o ensino prático. No II EIEA, o Professor Dalley irá abordar detalhadamente o programa de doação de corpos, pelo qual é o responsável, visto ser a aquisição do nobre material cadavérico, dos grandes problemas enfrentados pela Anatomia no Brasil.

 

Cris BriggsCRIS BRIGGS - Faculty of Medicine, Dentistry and Health Sciences – Melbourn - Australia

Briggs é professor do Departamento de Anatomia e Biologia Celular da Faculdade de Medicina, Odontologia e Ciências da Saúde da Universidade de Melbourne e desenvolve suas atividades de pesquisa em Anatomia Funcional, no Functional Applied Anatomy Laboratory pelo qual é o responsável. O professor atua também na área de medicina e odontologia legal, ensino odontológico e é especialista na biomecânica da coluna vertebral lombar e na Anatomia das aplicações cirúrgicas na região.

 

Darrell J. R. Evans DARRELL J R EVANS – Brighton and Sussex Medical School - Reino Unido

Evans é Departamento de Desenvolvimento de Biologia Tecidual, Professor Associado e Chefe da Anatomia da Escola de Medicina Brighton and Sussex, da Universidade de Sussex no Reino Unido, onde desenvolve pesquisa na área de ensino em Anatomia e Morfologia, sendo responsável pelo curso intituado “Professor Iniciante de Anatomia”. Participou do I EIEA, abordando os meios de avaliação e os nescessidades da formação do professor de Anatomia, frente a idade avançada dos maiores experts no assunto. No II EIEA, o professor irá abordar a aquisição e os meios de conservação do material cadavérico no seu país além da formação do docente de Anatomia.

 

Graham LouwGRAHAM LOUW - University of Cape Town – África do Sul

O professor Graham é Médico Veterinário  e Anatomista. Foi um dos responsáveis pelo último Congresso da Federação Internacional dos Anatomistas (IFFA). A sua linha de pesquisa na Universidade da Cidade do Cabo tem como tema a Anatomia e o Ensino/Aprendizagem. O Professor também apresenta  colaborações com diversos países como Austrália e EUA. Em suas últimas publicações aborda variações anatomicas em populações africanas miscigenadas bem como a utilizção do cadáver não reclamado como material didático na África: um resultado da rejeição aos programas de doação baseada em preceitos culturais e religiosos.

 

Jeffrey LaitmanJEFFREY LAITMAN – Mont Sinai School of Medicine – New York, EUA

Atual presidente eleito da da American Association of Anatomists (AAA), professor de educação médica,  anatomia e morfologia funcional, otorrinolaringologia, diretor da Anatomia Macroscópica (Gross Anatomy), editor dos periódicos Clinical Anatomy e Functional and Evolutionary Morphology, The Anatomical Record. Laitman também é pesquisador associado ao American Museum of Natural History e membro da New York Consortium in Evolutionary Primatology (NYCEP ) (from Wikipedia). Participou do I EIEA apresentando diversos métodos práticos de ensino como a abordagem do material cadavérico fresco (living anatomy) e formolizado (cadáver na tomografia computadorizada). Neste II Encontro terá como um dos objetivos, a apresentação de políticas para a valorização do tema, desenvolvidas junto a AAA.

 

Kurt AlbertineKURT ALBERTINE - University of Utah - EUA

É professor de Pediatria, Anatomia e Neurobiologia para o curso Médico e diretor da “Research Microscopy Facility” no Centro de Ciências da Saúde da University of Utah. É um dos autores da obra “The Gross Anatomy – The Big Picture” e autor de “Barron´s Aantomy Flash Cards”. Em entrevista à AAA quando assumiu como editor chefe da “The Anatomical Record’, o professor ressaltou o papel central que a Anatomia desempenha com o advento das novas tecnologias aplicadas à obtenção das imagens para diagnóstico.


Richard L. DrakeRICHARD L. DRAKE – Cleveland Clinic Lerner College of Medicine – Ohio, EUA

Professor de Anatomia e Cirurgia, responsável por parte da estruturação da Anatomia do programa de inovação do curriculo médico na Universidade de Clevealand, tendo inúmeras experiências prévias com a estrutura do currículo médico. É membro e da American Association of Clinical Anatomists. O Dr. Drake tem apresentado inúmeras palestras sobre ensino em encontros nacionais e internacionais, publicado diversos artigos, capítulos de livros, materiais multi-mídia e resumos. É co-editor do recente periódico Anatomical Sciences Education e é um dos autores da obra “Gray’s Anatomy for Students," “Gray’s Atlas of Anatomy” e “Gray’s Anatomy for Students Flash Cards."

 

Wojciech PawlinaWOJCIECH PAWLINA – Mayo Clinic –Minesota - EUA

Chefe do Departamento de Anatomia da Clínica Mayo, em Minesota, EUA. Pawlina é o Editor-Chefe de um importante e recente periódico que contempla a área do ensino em Anatomia, a Anatomical Sciences Education, publicado pela primeira vez em janeiro de 2008. É membro da Associação Americana de Anatomia Clínica. É um dos autores do livro “Histology. A Text And Atlas With Correlated Cell And Molecula”. Participou do nossso I EIEA, onde estimulou-nos a constituir a sessão de painéis acerca do tema, pesquisa sobre metodologia de ensino, avaliação e aprendizagem na Anatomia, que irá ocorrer neste II EIEA, onde também irá abordar diversos aspectos ligados a importância da pesquisa aplicada ao ensino de Anatomia.

logos www.usp.br www.icb.usp.br  www.icb.usp.br/~anatomia/