II Encontro Internacional de Ensino em Anatomia do ICB/USP - II International Meeting of Anatomy Education of ICB/USP

PAINÉIS

 

INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE RESUMOS

Inscrições Encerradas!

  • Os resumos submetidos e aceitos serão apresentados sob a forma de painéis;

  • O envio do resumo representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Encontro;

  • As sessões de painéis irão ocorrer concomitantemente ao Encontro e receberão a visita dos avaliadores, docentes da área indicados pela Comissão Científica. Compete aos membros a avaliação e seleção dos resumos submetidos, os quais devem estar de acordo com as normas apresentadas nos itens a seguir.

MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO

TITULO EM LETRA MAIÚSCULA
Oliveira, H.J.1, Silveira,M .A. 2, Departamento de Anatomia1, Departamento de Cirurgia2, FOB, Bauru.
Objetivos: Devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para execução do trabalho. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Oliveira et al., 2010; Souza, 2008.
Métodos e Resultados: Este item deve conter um breve resumo dos métodos e dos resultados obtidos. Métodos e resultados podem ser apresentados separadamente ou agrupados. Não se esqueça de colocar unidades de medidas. Quando forem apresentados resultados que necessitem ser acompanhados de medidas de variância (desvio padrão, erro padrão, etc), não se esqueça de mencionar o tamanho da amostra.
Conclusões: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão. A conclusão tem que estar embasada necessariamente nos resultados apresentados.
Bibliografia: A bibliografia principal deve ser apresentada no painel.
Apoio Financeiro: O apoio financeiro ou institucional, se houver, deve ser mencionado na última linha.

•  O resumo deve ter o texto redigido em Português e em Inglês,  formatado conforme modelo acima contendo o número máximo de 3500 caracteres (contando espaços) utilizando fonte Arial 10, espaçamento simples entre as linhas.
•  Os resumos que ultrapassarem esse limite ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão automaticamente rejeitados pelo sistema.
•  Observe que o título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas, seguido pelo nome dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor.
Utilizar número restrito de citações bibliográficas e, se necessárias, deverá ser mencionado o primeiro autor seguido pelo ano, por exemplo: Robinson et al., 1997.
•  Tabelas e Gráficos devem conter legendas.
•  Os resumos enviados tanto em português como em inglês, contendo múltiplos erros ortográficos e/ou gramaticais serão sumariamente rejeitados.
•  No caso de trabalhos com seres humanos, a idade e o sexo (se relevante) devem ser citados e somente serão aceitos para avaliação se devidamente acompanhados de arquivo contendo cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa com Humanos da Instituição.
•  O material que deverá ser apresentado no painel durante o Encontro, deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos àqueles do resumo aprovado.
•  Os resumos serão apresentados na forma de painel, em sessão que terá determinados dia e horário durante o Encontro.
•  Os resumos serão apreciados por uma Comissão Avaliadora designada pela Comissão Organizadora.

Condições para a inscrição de resumos

•  Estudantes de Graduação, Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), Pós-Doutorandos Docentes e  Pesquisadores poderão efetuar a inscrição dos resumos.
•  Para submeter um resumo, o autor deve ter efetuado a sua inscrição com o devido pagamento, na categoria correspondente, através do site www.icb.usp.br/anatomyeducation2.
•  Cada inscrição permite o envio de até 2 resumos, podendo ser o estudante, docente ou o pesquisador ser o  autor de apenas 1 dos resumos. Um único estudante ou pesquisador poderá ser co-autor de diversos resumos, uma vez que os resumos sejam inscritos sob o nome de outros autores.

NORMA PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PAINEL

1. Tamanho: 0,90m de largura por 1,20m de altura;
2. O título utilizado no resumo aprovado deve ser apresentado em letras maiúsculas (sugere-se fonte Arial tamanho 96 ou maior). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 90), deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado;
3. O Resumo do trabalho em inglês deve ser colocado no canto inferior direito do painel..
4. O Corpo do Painel deve conter o método sob a forma de texto corrido (de preferência com o mínimo possível de texto) e os resultados que poderão ser ilustrados com fotos, figuras, gráficos, diagramas e tabelas (o máximo possível de ilustrações).

Atenção

A. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao painel, durante todo o tempo da Sessão, para responder às questões dos interessados;
B. No final da Sessão, será entregue no local de cada painel, um certificado de apresentação por trabalho, contendo o título e os nomes dos autores cadastrados na ocasião de envio do resumo.
C. É proibida a apresentação:

  • por terceiros (não autores);

  • oral ou perfomática;

  • de trabalhos impressos sem características de um painel;

  • com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos;

  • com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação oral;

  • de painéis que não obedeçam às normas gerais de tamanho e legibilidade.

  • dentre os inscritos, um deverá ser professor de universidade/faculdade brasileira ou do exterior.

REGULAMENTO

  • O tema dos trabalhos deve estar ligado ao Ensino (desenvolvimento de modelos de estudo, metodologias de ensino e de avaliação; organização de atividades com objetivo determinado, etc.)

  • Poderão participar professores de Anatomia e das demais disciplinas dos cursos Médico e Odontológico de Universidades ou Faculdades Brasileiras e do Exterior; alunos de graduação e pós-graduação.

  • O(s) autor(es) poderão apresentar com apenas um trabalho;

  • O envio do resumo deverá ser através do formulário abaixo, NÃO havendo outra possibilidade de envio e submissão.

  • Os trabalhos encaminhados para participarem da sessão de painel serão apresentados à Comissão Científica do evento, preservando a identidade dos autores, através de numeração progressiva, garantindo assim, a lisura do processo de seleção;

  • A Comissão Organizadora tem autonomia plena para eliminar os trabalhos que não observarem as normas deste regulamento;

  • Serão critérios de aprovação e seleção dos trabalhos: a) a relevância da temática tratada; b) o respeito às normas de padronização e conteúdo; c) os resultados obtidos; d) caráter inovador do trabalho; e) impacto social;

  • Trabalhos selecionados serão apresentados em Sessão de Painéis durante a programação do Encontro e publicados nos seus Anais;

  • No último dia do Encontro, após a apresentação dos trabalhos na forma de painel e a respectiva apreciação de versão impressa pela Comissão Científica, serão divulgados os vencedores em solenidade de premiação;

  • O candidato inscrito assegura, para todos os efeitos legais, a inexistência de plágios nos trabalhos, assumindo integralmente a sua autoria;

  • Não serão aceitas as inscrições fora do prazo estabelecido;

  • A inscrição no presente Encontro implica na aceitação plena deste regulamento.

Incrições Encerradas!

logos www.usp.br www.icb.usp.br  www.icb.usp.br/~anatomia/