Elen Aquino Perpetuo

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:46, 1 Junho 2007
Elen (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 13:51, 1 Junho 2007
Elen (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 6: Linha 6:
Os compostos fenólicos pertencem a um grupo tóxico de poluentes ambientais descartados do processo de muitas indústrias, tais como refinarias de óleo e indústrias químicas. Alguns destes componentes são listados como os principais poluentes do meio ambiente pelas agências de proteção ambiental de vários países. Os efluentes destas indústrias normalmente são tratados através de processos biológicos, pois alguns microorganismos adquirem a habilidade de se adaptar e utilizar os compostos fenólicos como fonte de carbono e energia, transformando-os em produtos menos tóxicos com custos relativamente baixos. Porém infelizmente, somente os tratamentos biológicos convencionais não são eficazes, mas podem ser melhorados através de técnicas moleculares. Dentro deste contexto, os objetivos deste trabalho são: utilizar os microorganismos recombinantes na degradação de fenol em efluentes artificiais e testar a eficiência de biodegradação destes, frente a diferentes concentrações de fenol. Os compostos fenólicos pertencem a um grupo tóxico de poluentes ambientais descartados do processo de muitas indústrias, tais como refinarias de óleo e indústrias químicas. Alguns destes componentes são listados como os principais poluentes do meio ambiente pelas agências de proteção ambiental de vários países. Os efluentes destas indústrias normalmente são tratados através de processos biológicos, pois alguns microorganismos adquirem a habilidade de se adaptar e utilizar os compostos fenólicos como fonte de carbono e energia, transformando-os em produtos menos tóxicos com custos relativamente baixos. Porém infelizmente, somente os tratamentos biológicos convencionais não são eficazes, mas podem ser melhorados através de técnicas moleculares. Dentro deste contexto, os objetivos deste trabalho são: utilizar os microorganismos recombinantes na degradação de fenol em efluentes artificiais e testar a eficiência de biodegradação destes, frente a diferentes concentrações de fenol.
 +
 +http://lattes.cnpq.br/2976361779484223

Revisão de 13:51, 1 Junho 2007

Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutor em Biotecnologia (USP). Atua como colaboradora no Laboratório de Reparo do DNA e como Pós-doc no Laboratório de Simulação e Controle de Processos – Engenharia Química (USP), sob supervisão do Prof. Dr. Cláudio Augusto Oller do Nascimento, desenvolvendo o projeto intitulado: Biodegradação de compostos fenólicos em efluentes artificiais através do uso de microorganismos recombinantes.


Resumo do Projeto

Os compostos fenólicos pertencem a um grupo tóxico de poluentes ambientais descartados do processo de muitas indústrias, tais como refinarias de óleo e indústrias químicas. Alguns destes componentes são listados como os principais poluentes do meio ambiente pelas agências de proteção ambiental de vários países. Os efluentes destas indústrias normalmente são tratados através de processos biológicos, pois alguns microorganismos adquirem a habilidade de se adaptar e utilizar os compostos fenólicos como fonte de carbono e energia, transformando-os em produtos menos tóxicos com custos relativamente baixos. Porém infelizmente, somente os tratamentos biológicos convencionais não são eficazes, mas podem ser melhorados através de técnicas moleculares. Dentro deste contexto, os objetivos deste trabalho são: utilizar os microorganismos recombinantes na degradação de fenol em efluentes artificiais e testar a eficiência de biodegradação destes, frente a diferentes concentrações de fenol.

http://lattes.cnpq.br/2976361779484223

Ferramentas pessoais