Curso de inverno

From Laboratório de Reparo de DNA

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Revisão de 17:21, 14 Maio 2015
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-=<br>IV CURSO DE INVERNO – 2015=+{|width="100%"
-RESPOSTAS A DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM ENVELHECIMENTO E CÂNCER+|-
- +|align="center" size=20%|
-<!--+<font size="5px"> '''Visite nosso novo [https://sites.google.com/usp.br/laboratoriodereparodedna/ site]!'''</font>
-AVISO: A data de divulgação dos aprovados no curso foi adiada para o dia 30 de junho (segunda-feira). Pedimos desculpas pela inconveniência.+
<br> <br>
 +|}
 +[[Image:Novo_logo.PNG|thumb| 200px|center]]
<br> <br>
-[https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?usp=drive_web&formkey=dGJ5Y0taaWFBTUNZY083WXR3WEhUTWc6MA#gid=0 Clique para ir ao formulário para inscrições ] 
<br> <br>
 +
 +=<br>VIII CURSO DE INVERNO – 2019=
 +
 +<font size="5px"><b>"Respostas a danos no DNA: Implicações em envelhecimento e Câncer" </b></font> <br>
 +Curta a nossa página no [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] !!<br>
 +<!-- #comentado
 +<font size="5px">'''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 A lista dos selecionados está disponível!]'''</font> <br><br>
 +Se você não está nela, sempre tem a '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php?title=Curso_de_inverno#Lista_de_Espera_.28ordem_de_chamada.29 lista de espera]''' <font size="0.1px">(e o ano que vem)</font><br>.
 +<font size="5px">
 +Inscrições encerradas! A lista de aprovados e a lista de espera estão no final da página - '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 aqui]'''
 +</font> <br>
 +<br>Obrigado pela inscrição e seu interesse! Caso você não tenha sido selecionado, o curso é anual - As inscrições abrem de novo ano que vem!
 +-->
 +<!-- #comentado
 +<font size="4px"> <br>Pedimos que o aluno selecionado tenha responsabilidade e comprometimento ao aceitar a participação no curso. Pedimos que nos comunique qualquer imprevisto que impossibilite a presença no curso. Ao confirmar e não comparecer o aluno estará tirando a oportunidade de um colega participar! </font>
 +<font size="5px">
 +</font> <font size="2px">
 +<br><br>
--> -->
 +Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br>
 +[[Image:Cabeçalho2019.jpg|900px]]<br><br>
 +
 +
 +==Sequência para exercício 1 - bioinformática==
 +<br>MLFLCATKFSASAPSSCTDITVFLSNDPSSLSKVPITSPEAKTQESGPPVTATKKATTSLESLFQKAAEK<br>QRVKEASLSSLTATTQDPKSNSPLKPSLPFQTSHTTGMEPFFKQKSLLLKQKELNNPSVFISPQNPQSSP <br>QELPNRFPTEYPDSACVCDEVSKLESSEATSEERDLAQNSPSRLASLISKPALEVAQKTTTRRSLPVNED<br>QVPCEKCGSLVAVWEMPEHMDYHFALELQKSFLQSQSSNTRVVPASSPQSKRNPKSPLASSNKRPRPEGM<br>KTLESFFKPLTH<br><br>
 +
 +
 +<!-- #comentado
 +==Apostila: Capítulo Extra==
 +<b>Aula 16: Células tronco e Edição de genomas</b><br>
 +Capítulo extra da aula da Dra. Clarissa!<br>
 +[[media:Apostila_clarissa.pdf|Clique aqui]] para abrir o pdf do capítulo extra!
 +-->
 +==Inscrições==
 +
 +<!-- #comentado
 +Inscrições ABERTAS de 15 de Abril a 30 de Maio de 2019.<br>
 +Inscreva-se pelo formulário [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfh6Mvb70kk3sa8Lr4Haj5hzI4iAluXfgBqf1QNtNjsXBMKyQ/viewform Clique AQUI!]
 +-->
 +
 +<!-- <font size="5px"> <br>As inscrições já se <b>encerraram</b>!! Aguarde a divulgação da lista dos selecionados e da lista de espera </font>
 +<font size="5px">
 +-->
 +
 +<!-- #comentado
 +Mas <b><u>não</u> </b> use o link caso não seja aluno de graduação. Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br>
 +-->
 +
 +Inscrições encerradas, a lista de aprovados está abaixo! <b> Os alunos têm até o dia 25/06 para confirmar presença (dnarepairlab@gmail.com) </b>
 +<br><br>
 +
 +==Lista Final==
 +<!--
 +==Lista de Aprovados (ordem alfabética)==
 +-->
 +Abu Bakr Adetayo Ariwoola <br>
 +Alice Kei Endo <br>
 +Ana Noemi Moura Marques Lima <br>
 +Andressa Assunção dos Santos <br>
 +Cristiele Saborito da Silva <br>
 +Daiana da Silva de Almeida <br>
 +Dayanne Chagas Sampaio <br>
 +Fabiane Cristina Colunna <br>
 +Gabriel Borel <br>
 +Giovanna Marques Panessa <br>
 +Gustavo da Silva Loureiro <br>
 +Isadora Penedo de Souza <br>
 +Jefferson Ribeiro da Silva <br>
 +Joyce Alves Ventura <br>
 +Kemily Loren Barros Chucata <br>
 +Lais Gonçalves Parvan <br>
 +lais lins de lira <br>
 +Letícia de Sousa Lopes <br>
 +Letícia Oliveira Lopes <br>
 +Linda Karolynne Seregni Monteiro <br>
 +Maria Vitória Lima Oliveira <br>
 +Mariana Soares de Alencar <br>
 +Marianna Dantas <br>
 +Marisa Gabriela de Almeida Vieira <br>
 +Mateus Duarte de Gois <br>
 +Mateus Marques Silva <br>
 +Milenna Pirovani <br>
 +Nathalia Caroline Teixeira Zana <br>
 +Nicole Lima Cosentino <br>
 +Renata Santos <br>
 +Thaís Meseque Pereira <br>
 +Thaline Cunha de Goes <br>
 +Thaynan Lopes Gonçalves <br>
 +Thaynara Barbosa Freitas <br>
 +Thiago Florentino <br>
 +Thiago Francisco Pessoa <br>
 +Victória Alves Moreira <br>
 +Victória Larissa Schimidt Camargo <br>
 +Vitória Alves de Lima <br>
 +Vitoria Regina Saviolli <br>
 +<br>
 +<b>Lista ouvintes:</b>
 +<br>
 +Jacqueline Gonçalves Santana <br>
 +Fabiana Marques Diniz André <br>
 +Anderson Fonseca Aoki <br>
 +Sulayne Janayna Araujo Guimaraes <br>
 +Gessica Nagle Ferreira da Silva Calixto <br>
 +Priscilla Doria de Mattos <br>
 +Tamara Barbosa Gomes <br>
 +<br><br>
==Apresentação== ==Apresentação==
- O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.+O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.
<br><br> <br><br>
-'''Inscrições: 18 de maio a 5 de junho de 2015'''+<b>
 +Período do curso: De 22 a 26 de julho de 2019.</b> <br>
 + 
 +<b>Período de inscrição: De 15 de abril a 30 de maio de 2019.</b>
 + 
 +<!-- conteúdo comentado (escondido)
 +As inscrições estão encerradas.
<br> <br>
 +-->
==Objetivos== ==Objetivos==
-Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento;+Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer;
Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA;
Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular;
Linha 34: Linha 146:
==Justificativa== ==Justificativa==
-Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.+Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.
Linha 43: Linha 155:
Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.
-Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.+Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.
 + 
 +Atividades lúdicas exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.
Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br> Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br>
<br> <br>
-'''Período do curso: dias 27 a 31 de julho de 2015'''+'''Período do curso: dias 22 a 26 de julho de 2019'''
==Cronograma== ==Cronograma==
- O curso será realizado nos dias''' 27 a 31 de julho de 2015''', com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.+O curso será realizado nos dias''' 22 a 26 de julho de 2019''', com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora e meia de intervalo para o almoço.
- +
-<!--+
-[[Imagem:Cronograma curso de reparo.png]]+
 +'''Cronograma Provisório (2019)''':
-{| class="wikitable" style="text-align: center; border-style: solid; background-color: #99CCFF;"+{| class="wikitable" style="text-align: center; border-style: solid; background-color: #FAFAFA;"
! style="border-style: solid; width: 80px;" | Horário ! style="border-style: solid; width: 80px;" | Horário
! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Segunda Feira ! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Segunda Feira
Linha 66: Linha 178:
|- |-
| style="" | 8:00 - 8:30 | style="" | 8:00 - 8:30
-| rowspan="2" style="" | Aula introdutória+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 1:</b> Introdução<br><b>Prof. Dr. Carlos Menck</b>
-| rowspan="3" style="" | Aula: Quebras no DNA e reparo+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 5:</b> BER
-| rowspan="4" style="" | Aula: Morte celular, senescência e autofagia+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 10:</b> Quebras no DNA, HR, <br> NHEJ e CRISPR
-| rowspan="4" style="" | Aula: Câncer e Reparo+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 13:</b> Introdução a Bioinfo
-| rowspan="3" style="" | Aula: Introdução ao Envelhecimento+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 15:</b> Envelhecimento<br>e dano no DNA<br>
|- |-
| style="" | 8:30 - 9:00 | style="" | 8:30 - 9:00
|- |-
| style="" | 9:00 - 9:30 | style="" | 9:00 - 9:30
-| rowspan="2" style="border-top-style:solid;" | Exercício de Ficção+ 
|- |-
| style="" | 9:30 - 10:00 | style="" | 9:30 - 10:00
-| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo+ 
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+
|- |-
| style="" | 10:00 - 10:15 | style="" | 10:00 - 10:15
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| rowspan="3" style="" | Aula: Envelhecimento e dano de DNA+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
|- |-
| style="" | 10:15 - 10:45 | style="" | 10:15 - 10:45
-| rowspan="3" style="" | Aula: Lesões no DNA+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 2:</b> Reparo e Cancer
-| rowspan="3" style="" | Aula: Remoção de lesões que distorcem a dupla hélice+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 6 e 7:</b> Reparo de DNA em procariotos:<br>Resposta SOS
-| rowspan="3" style="" | Aula: Introdução ao Câncer+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 11:</b> Reparo Direto e MMR
-| rowspan="3" style="" | Aula: Terapia gênica+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 14:</b> Prática Lab
 +| rowspan="4" style="" | <b>Aula:</b> Aula de Ficção
|- |-
| style="" | 10:45 - 11:05 | style="" | 10:45 - 11:05
|- |-
| style="" | 11:05 - 11:45 | style="" | 11:05 - 11:45
-| rowspan="2" style="border-top-style: dotted;" | Exercício: Envelhecimento 
|- |-
| style="" | 11:45 - 12:15 | style="" | 11:45 - 12:15
-| style="border-top-style: dotted;" | Exercício Lesões /Mod. interativo 
-| style="border-top-style: dotted;" | Exercício cometa /Mod. interativo 
-| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo 
-| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo 
|- |-
| style="" | 12:15 - 13:45 | style="" | 12:15 - 13:45
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço+| style="background-color: #BDBDBD;" | Almoço
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço+| style="background-color: #BDBDBD;" | Almoço
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço+| style="background-color: #BDBDBD;" | Almoço
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço+| style="background-color: #BDBDBD;" | Almoço
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço+| style="background-color: #BDBDBD;" | Almoço
|- |-
| style="" | 13:45 - 14:05 | style="" | 13:45 - 14:05
-| rowspan="4" style="" | Aula: Estresse Redox+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 3:</b> Sinalização Celular e Resposta<br>e resposta ao dano no DNA.
-| rowspan="3" style="" | Aula: Respostas ao dano ao DNA +| rowspan="4" style="" | <b>Aula 8:</b> NER, TLS e Síndromes
-Ciclo celular e tolerância+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 12:</b> Quimioterápicos <br> Exercícios
-| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 1*+| rowspan="4" style="" | Prática
-| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 2*+| rowspan="4" style="" | <b>Aula Magna</b>
-| rowspan="4" style="" | Palestra de encerramento+
|- |-
| style="" | 14:05 - 14:45 | style="" | 14:05 - 14:45
Linha 128: Linha 234:
|- |-
| style="" | 15:45 - 16:00 | style="" | 15:45 - 16:00
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
-| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo+| style="background-color: #BDBDBD;" | Intervalo
|- |-
| style="" | 16:00 - 16:30 | style="" | 16:00 - 16:30
-| rowspan="3" style="" | Aula: BER+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 4:</b> Mutagênese
-| rowspan="3" style="" | Aula: Mutagênese ambiental+| rowspan="4" style="" | <b>Aula 9:</b> Evolução e Reparo <br> de extremófilos
-| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 1*+| rowspan="4" style="" | <b>Jogo: Resposta ao dano no DNA</b>
-| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 2*+| rowspan="4" style="" | Prática
-| style="" | Resolução do ex. de ficção+| rowspan="4" style="" | Avaliação do curso<br>Visita ao laboratório<br>Encerramento
|- |-
| style="" | 16:30 - 17:00 | style="" | 16:30 - 17:00
-| style="border-top-style: solid;" | Mod. Interativo/ Linha do Tempo+ 
|- |-
| style="" | 17:00 - 17:30 | style="" | 17:00 - 17:30
-| style="border-top-style: solid;" | Avaliação+ 
|- |-
| style="" | 17:30 - 18:00 | style="" | 17:30 - 18:00
-| style="border-top-style: dotted;" | Exercício BER/ Modelo Interativo+ 
-| style="border-top-style: dotted;" | Execício/Modelo interativo+
-| style="border-top-style: solid;" | Visita ao Lab+
|} |}
-<br> 
- 
 +<!--
*Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:<br> *Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:<br>
Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.<br> Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.<br>
Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.<br> Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.<br>
No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas. No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas.
-<br> 
--> -->
==Número de vagas== ==Número de vagas==
-Serão oferecidas 30 vagas.+ 
 +Serão oferecidas 40 vagas.
 + 
==Critérios de admissão de candidatos== ==Critérios de admissão de candidatos==
Linha 170: Linha 274:
Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate. Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.
 +
==Ajuda aos participantes== ==Ajuda aos participantes==
Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia. Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.
 +
==Comissão Organizadora e Professores== ==Comissão Organizadora e Professores==
-<br>+ 
-Dra. Alessandra Pelegrini<br>+ 
-Dra. Annabel Quinet de Andrade<br>+Dr. André Uchimura Bastos<br>
 +Camila Corradi<br>
 +Davi Jardim Martins<br>
 +Dra. Giovana da Silva Leandro<br>
 +Dr. Gustavo Satoru Kajitani <br>
 +Dra. Juliana Brandstetter Vilar<br>
 +Dra. Ligia Pereira Castro<br>
 +Lívia Luz Souza Nascimento<br>
 +MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves<br>
 +MSc. Marcela Teatin Latancia<br>
 +Matheus Molina Silva<br>
 +MSc. Nathalia Quintero<br>
 +Dra. Pilar Sampaio Veras Florentino<br>
 +Dr. Tiago Antonio de Souza<br>
 +William Kleber Martins Vieira<br><br>
 +<b>Monitores:<br></b>
 +Danilo Batista Vieira de Melo<br>
 +Eduardo Padilha Antonio<br>
 +Gabriel Monteiro Lauria<br>
 +Giovana F. Romualdo<br><br>
 + 
 +<b>Professores convidados</b><br>
Profa. Dra. Camila Carrião Machado Garcia<br> Profa. Dra. Camila Carrião Machado Garcia<br>
-Clarissa Ribeiro<br>+Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo<br>
-Dra. Daniela Soltys<br>+Prof. Dr. Nicolas Hoch<br><br>
-Francisco Ivanio A. Alves<br>+<!--Profa. Dra. Nadja Cristhina de Souza Pinto<br><br>
-Gustavo Satoru Kajitani<br>+-->
-Leonardo Carmo de Andrade Lima<br>+ 
-Ligia Pereira Castro<br>+<!--<b>Técnicos de nível superior:<br></b>
-Livia Moura<br>+Dra. Veridiana Munford<br><br>-->
-Dra. Luciana Rodrigues Gomes<br>+
-Maria Fernanda Forni <br>+
-Ms. Natalia Cestari Moreno<br>+
-Ms. Nilmara de Oliveira Alves<br>+
-<br>+
-<b>Monitoria - alunos de iniciação científica:<br></b>+
-Davi Jardim<br>+
-<br>+
-<b>Técnicos de nível superior:<br></b>+
-Dra. Veridiana Munford<br>+
-<br>+
<b>Coordenadores docentes:<br></b> <b>Coordenadores docentes:<br></b>
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br> Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br>
-Prof. Dr. Enrique Boccardo<br>+Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo
 +<br><br>
-==Inscrições==+<!--
 +==Convocados da segunda chamada (ordem de chamada)==
-'''18 de maio a 5 de junho de 2015''' 
<br> <br>
 +1 Renata Melo dos Santos Renata Melo <br>
 +2 Nailah Ahmed <br>
 +3 Fernanda Neves da Cunha <br>
 +4 LARISSA STEFHANNE DAMASCENO DE AMORIM <br>
 +5 Marianna Dantas <br>
 +6 Marina Rodrigues Pires <br>
 +7 ANA NOEMI MOURA MARQUES LIMA <br>
 +8 José Xavier da Silva Neto <br>
 +9 Dayanne Chagas Sampaio <br>
 +10 Gabriel Borel Marinho <br>
 +11 Isadora Penedo de Souza <br>
 +12 Nathalia Caroline Teixeira Zana <br>
 +13 ABU BAKR ADETAYO ARIWOOLA <br>
 +14 Ana Carolina Caetano Nunes <br>
 +15 VITORIA REGINA SAVIOLI <br>
 +16 Weverton Teixeira da Silva <br>
 +17 Thiago Francisco Pessoa
 +<br>
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 +==Lista de Espera (ordem de chamada)==
-==Lista de Aprovados==+Nota: Iremos chamando os inscritos, nessa ordem, conforme o prazo de cada subsequente chamada. <br>
-Em breve+1. FELIPE MENDES MEREY
 +<br>
 +2. ANTONIO CARLOS QUEIROZ DE AQUINO<br>
 +3. TATHYANA BENETIS PIAU<br>
 +4. ANA FLAVIA SOUZA SANTOS<br>
 +5. TIAGO CÉSAR GOUVÊA MOREIRA<br>
 +6. VITOR LUIZ DA SILVA<br>
 +7. THAYNAN CUNHA VIEIRA<br>
 +8. ERIKA XAVIER DOS SANTOS<br>
 +9. SARAH LIMA EVANGELISTA<br>
 +10. SARAH MENDES<br>
 +11. GABRIELA ARAÚJO PACHECO<br>
 +12. JACQUELINE GONÇALVES SANTANA<br>
 +13. VITÓRIA MACIEL DA SILVA<br>
 +14. AMANDA GUIMARÃES DE ARAUJO<br>
 +15. ANDRESSA MOREIRA SIQUEIRA<br>
 +16. ANA PAULA DA SILVA TROMPS<br>
 +17. DANIELLE BITENCOURT ARAUJO<br>
 +18. KAREN COSTA SOLDI<br>
 +19. FÁBIO DOUGLAS DA SILVA<br>
 +20. JESSICA FERNANDES CARDEAL
 +<br>
 +21. LAURA LUCIANA DE MELO MOREIRA SILVA<br>
 +22. ALLISON VARGAS DA SILVA <br>
-==Lista de Espera (por ordem de chamada)==+<br>
- +-->
-Em breve+
==Contato== ==Contato==
-dnarepairlab@gmail.com+Email: dnarepairlab@gmail.com <br>
 +Curta a nossa página no [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook]!<br>
==Apoio== ==Apoio==
- +[[Image:Apoio2019_atualizado.jpg|900px]]
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-[[Imagem:B d.png|150px|150px|link=http://www.bdbiosciences.com/br]]+
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-[[Imagem:Sinapse.jpg|150px|150px|link=http://www.sinapsebiotecnologia-loja.com.br/]]+
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-[[Imagem:Lazaro_logo.png|150px|150px|link=http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/]]+
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-[[Imagem:Milliexpress.jpg|150px|150px|link=http://www.milliexpress.com.br/]]+
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-[[Imagem:Exxtend.png|150px|150px|link=http://www.exxtend.com.br/site]]+
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-[[Imagem:Sigma aldrich.jpg|150px|150px|link=http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/]]+
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VIII CURSO DE INVERNO – 2019

"Respostas a danos no DNA: Implicações em envelhecimento e Câncer"
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Sequência para exercício 1 - bioinformática


MLFLCATKFSASAPSSCTDITVFLSNDPSSLSKVPITSPEAKTQESGPPVTATKKATTSLESLFQKAAEK
QRVKEASLSSLTATTQDPKSNSPLKPSLPFQTSHTTGMEPFFKQKSLLLKQKELNNPSVFISPQNPQSSP
QELPNRFPTEYPDSACVCDEVSKLESSEATSEERDLAQNSPSRLASLISKPALEVAQKTTTRRSLPVNED
QVPCEKCGSLVAVWEMPEHMDYHFALELQKSFLQSQSSNTRVVPASSPQSKRNPKSPLASSNKRPRPEGM
KTLESFFKPLTH


Inscrições

Inscrições encerradas, a lista de aprovados está abaixo! Os alunos têm até o dia 25/06 para confirmar presença (dnarepairlab@gmail.com)

Lista Final

Abu Bakr Adetayo Ariwoola
Alice Kei Endo
Ana Noemi Moura Marques Lima
Andressa Assunção dos Santos
Cristiele Saborito da Silva
Daiana da Silva de Almeida
Dayanne Chagas Sampaio
Fabiane Cristina Colunna
Gabriel Borel
Giovanna Marques Panessa
Gustavo da Silva Loureiro
Isadora Penedo de Souza
Jefferson Ribeiro da Silva
Joyce Alves Ventura
Kemily Loren Barros Chucata
Lais Gonçalves Parvan
lais lins de lira
Letícia de Sousa Lopes
Letícia Oliveira Lopes
Linda Karolynne Seregni Monteiro
Maria Vitória Lima Oliveira
Mariana Soares de Alencar
Marianna Dantas
Marisa Gabriela de Almeida Vieira
Mateus Duarte de Gois
Mateus Marques Silva
Milenna Pirovani
Nathalia Caroline Teixeira Zana
Nicole Lima Cosentino
Renata Santos
Thaís Meseque Pereira
Thaline Cunha de Goes
Thaynan Lopes Gonçalves
Thaynara Barbosa Freitas
Thiago Florentino
Thiago Francisco Pessoa
Victória Alves Moreira
Victória Larissa Schimidt Camargo
Vitória Alves de Lima
Vitoria Regina Saviolli

Lista ouvintes:
Jacqueline Gonçalves Santana
Fabiana Marques Diniz André
Anderson Fonseca Aoki
Sulayne Janayna Araujo Guimaraes
Gessica Nagle Ferreira da Silva Calixto
Priscilla Doria de Mattos
Tamara Barbosa Gomes


Apresentação

O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.

Período do curso: De 22 a 26 de julho de 2019.

Período de inscrição: De 15 de abril a 30 de maio de 2019.


Objetivos

Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.


Público alvo

Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.


Justificativa

Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.


Estrutura básica

Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.

Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.

Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.

Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.

Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso.

Período do curso: dias 22 a 26 de julho de 2019

Cronograma

O curso será realizado nos dias 22 a 26 de julho de 2019, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora e meia de intervalo para o almoço.

Cronograma Provisório (2019):

Horário Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
8:00 - 8:30 Aula 1: Introdução
Prof. Dr. Carlos Menck
Aula 5: BER Aula 10: Quebras no DNA, HR,
NHEJ e CRISPR
Aula 13: Introdução a Bioinfo Aula 15: Envelhecimento
e dano no DNA
8:30 - 9:00
9:00 - 9:30
9:30 - 10:00
10:00 - 10:15 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
10:15 - 10:45 Aula 2: Reparo e Cancer Aula 6 e 7: Reparo de DNA em procariotos:
Resposta SOS
Aula 11: Reparo Direto e MMR Aula 14: Prática Lab Aula: Aula de Ficção
10:45 - 11:05
11:05 - 11:45
11:45 - 12:15
12:15 - 13:45 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:45 - 14:05 Aula 3: Sinalização Celular e Resposta
e resposta ao dano no DNA.
Aula 8: NER, TLS e Síndromes Aula 12: Quimioterápicos
Exercícios
Prática Aula Magna
14:05 - 14:45
14:45 - 15:15
15:15 - 15:45
15:45 - 16:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:00 - 16:30 Aula 4: Mutagênese Aula 9: Evolução e Reparo
de extremófilos
Jogo: Resposta ao dano no DNA Prática Avaliação do curso
Visita ao laboratório
Encerramento
16:30 - 17:00
17:00 - 17:30
17:30 - 18:00


Número de vagas

Serão oferecidas 40 vagas.


Critérios de admissão de candidatos

Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.

Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.


Ajuda aos participantes

Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.


Comissão Organizadora e Professores

Dr. André Uchimura Bastos
Camila Corradi
Davi Jardim Martins
Dra. Giovana da Silva Leandro
Dr. Gustavo Satoru Kajitani
Dra. Juliana Brandstetter Vilar
Dra. Ligia Pereira Castro
Lívia Luz Souza Nascimento
MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves
MSc. Marcela Teatin Latancia
Matheus Molina Silva
MSc. Nathalia Quintero
Dra. Pilar Sampaio Veras Florentino
Dr. Tiago Antonio de Souza
William Kleber Martins Vieira

Monitores:
Danilo Batista Vieira de Melo
Eduardo Padilha Antonio
Gabriel Monteiro Lauria
Giovana F. Romualdo

Professores convidados
Profa. Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo
Prof. Dr. Nicolas Hoch

Coordenadores docentes:
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo


Contato

Email: dnarepairlab@gmail.com
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