Curso de inverno
From Laboratório de Reparo de DNA
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==Apresentação== | ==Apresentação== | ||
- | O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada. | + | O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada. |
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'''Período do curso: dias 24 a 28 de julho de 2017''' | '''Período do curso: dias 24 a 28 de julho de 2017''' | ||
- | ==Cronograma== | ||
- | O curso será realizado nos dias''' 25 a 29 de julho de 2016''', com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço. | + | ==Cronograma== |
+ | O curso será realizado nos dias''' 25 a 29 de julho de 2016''', com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço. | ||
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*Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:<br> | *Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:<br> | ||
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Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.<br> | Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.<br> | ||
No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas. | No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas. | ||
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Serão oferecidas 40 vagas. | Serão oferecidas 40 vagas. | ||
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Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate. | Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate. | ||
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==Ajuda aos participantes== | ==Ajuda aos participantes== | ||
Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia. | Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia. | ||
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==Comissão Organizadora e Professores== | ==Comissão Organizadora e Professores== | ||
+ | Profa. Dra. Alicia Juliana Kowaltowski<br> | ||
+ | Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo<br> | ||
+ | Profa. Dra. Nadja Cristhina de Souza Pinto<br><br> | ||
Dr. André Uchimura Bastos<br> | Dr. André Uchimura Bastos<br> | ||
Dra. Andressa Peres de Oliveira<br> | Dra. Andressa Peres de Oliveira<br> | ||
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Dra. Valquiria Tiago dos Santos<br> | Dra. Valquiria Tiago dos Santos<br> | ||
William Kleber Martins Vieira<br><br> | William Kleber Martins Vieira<br><br> | ||
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- | Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo<br> | ||
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<b>Técnicos de nível superior:<br></b> | <b>Técnicos de nível superior:<br></b> | ||
Dra. Veridiana Munford<br> | Dra. Veridiana Munford<br> | ||
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Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br> | Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br> | ||
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo<br> | Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo<br> | ||
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==Inscrições== | ==Inscrições== | ||
De 20/05 a 08/06! Não percam! | De 20/05 a 08/06! Não percam! | ||
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==Lista de Aprovados (Em ordem alfabética)== | ==Lista de Aprovados (Em ordem alfabética)== | ||
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Anne Caroline Cezimbra da Silva <br> | Anne Caroline Cezimbra da Silva <br> | ||
Beatriz Caroline de Moraes <br> | Beatriz Caroline de Moraes <br> | ||
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William Kleber Martins Vieira<br> | William Kleber Martins Vieira<br> | ||
Yaslle Andrade Cavalcante Moraes<br> | Yaslle Andrade Cavalcante Moraes<br> | ||
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==Convocados da segunda chamada (por ordem de chamada)== | ==Convocados da segunda chamada (por ordem de chamada)== | ||
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1. Fernanda Karina da Silva Ribeiro<br> | 1. Fernanda Karina da Silva Ribeiro<br> | ||
2. Arthur Baruel Zaneti<br> | 2. Arthur Baruel Zaneti<br> | ||
Linha 263: | Linha 269: | ||
6. Felipe Cesar de Almeida Claudino<br> | 6. Felipe Cesar de Almeida Claudino<br> | ||
7. Marilia Elias De Almeida<br> | 7. Marilia Elias De Almeida<br> | ||
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==Lista de Espera (por ordem de chamada)== | ==Lista de Espera (por ordem de chamada)== | ||
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1. Dayanne Chagas Sampaio<br> | 1. Dayanne Chagas Sampaio<br> | ||
2. Ana Sayuri Yamagata<br> | 2. Ana Sayuri Yamagata<br> | ||
Linha 290: | Linha 297: | ||
22. Giovanna Cassone Salata<br> | 22. Giovanna Cassone Salata<br> | ||
23. Rodrigo Lucas de Faria | 23. Rodrigo Lucas de Faria | ||
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==Contato== | ==Contato== | ||
- | dnarepairlab@gmail.com | + | cireparo@icb.usp.br |
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==Apoio== | ==Apoio== | ||
Linha 342: | Linha 350: | ||
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Revisão de 18:59, 3 Maio 2017
VI CURSO DE INVERNO – 2017
RESPOSTAS A DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM EVOLUÇÃO, ENVELHECIMENTO E CÂNCER
Apresentação
O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.
Período do curso: De 24 a 28 de julho de 2017.
Período de inscrição: De 02 de maio a 19 de maio.
Objetivos
Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.
Público alvo
Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.
Justificativa
Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.
Estrutura básica
Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.
Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.
Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.
Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.
Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso.
Período do curso: dias 24 a 28 de julho de 2017
Cronograma
O curso será realizado nos dias 25 a 29 de julho de 2016, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.
Horário | Segunda Feira | Terça Feira | Quarta Feira | Quinta Feira | Sexta Feira |
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8:00 - 8:30 | Aula introdutória | Aula: Reparo de DNA em procariotos: Sistema SOS | Aula: Respostas a dano no DNA: Ciclo celular e tolerância | Aula: Instabilidade Genômica, Câncer e Reparo | Aula: Envelhecimento e danos no DNA |
8:30 - 9:00 | |||||
9:00 - 9:30 | |||||
9:30 - 10:00 | |||||
10:00 - 10:15 | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo |
10:15 - 10:45 | Aula: Lesões no DNA | Aula: Reparo de DNA em procariotos: Evolução e Sistema Mismatch | Aula: Morte Celular, Senescência e Autofagia | Aula: Reparo de DNA como alvo para terapia em câncer | Aula: Células Tronco e Envelhecimento |
10:45 - 11:05 | |||||
11:05 - 11:45 | |||||
11:45 - 12:15 | |||||
12:15 - 13:45 | Almoço | Almoço | Almoço | Almoço | Almoço |
13:45 - 14:05 | Aula: Estresse Redox | Aula: Remoção de Lesões que Distorcem a Dupla Hélice | Tarde de interatividade 1* | Tarde de interatividade 2* | Mutagênese Ambiental |
14:05 - 14:45 | |||||
14:45 - 15:15 | |||||
15:15 - 15:45 | |||||
15:45 - 16:00 | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo |
16:00 - 16:30 | Aula: Reparo por Excisão de Bases | Aula: Quebras no DNA e Reparo | Tarde de interatividade 1* | Tarde de interatividade 2* | Encerramento |
16:30 - 17:00 | |||||
17:00 - 17:30 | |||||
17:30 - 18:00 |
- Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:
Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.
Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.
No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas.
Número de vagas
Serão oferecidas 40 vagas.
Critérios de admissão de candidatos
Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.
Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.
Ajuda aos participantes
Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.
Comissão Organizadora e Professores
Profa. Dra. Alicia Juliana Kowaltowski
Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo
Profa. Dra. Nadja Cristhina de Souza Pinto
Dr. André Uchimura Bastos
Dra. Andressa Peres de Oliveira
Camila Corradi Baruchi
Davi Jardim Martins
Davi Mendes
Dra. Giovana da Silva Leandro
Giovana F. Romualdo
Juliana Fernandes
Dra. Juliana Brandstetter Vilar
Dra. Ligia Pereira Castro
Lívia Luz Souza Nascimento
Dra. Luciana Rodrigues Gomes
MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves
MSc. Nathalia Quintero
MSc. Tiago Antonio de Souza
Dra. Valquiria Tiago dos Santos
William Kleber Martins Vieira
Técnicos de nível superior:
Dra. Veridiana Munford
Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Coordenadores docentes:
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo
Inscrições
De 20/05 a 08/06! Não percam!
Lista de Aprovados (Em ordem alfabética)
Convocados da segunda chamada (por ordem de chamada)
Lista de Espera (por ordem de chamada)
Contato
cireparo@icb.usp.br