Curso de inverno

From Laboratório de Reparo de DNA

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==Cronograma== ==Cronograma==
- O curso será realizado na terceira semana de julho, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.+ O curso será realizado nos dias 28 de julho a 1 de agosto, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.
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 +{| class="wikitable" style="text-align: center; border-style: solid; background-color: #0099FF;"
 +! style="border-style: solid; width: 80px;" | Horário
 +! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Segunda Feira
 +! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Terça Feira
 +! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Quarta Feira
 +! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Quinta Feira
 +! style="border-style: solid; font-weight: bold;" | Sexta Feira
 +|-
 +| style="" | 8:00 - 8:30
 +| rowspan="2" style="" | Aula introdutória
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Quebras no DNA e reparo
 +| rowspan="4" style="" | Aula: Morte celular, senescência e autofagia
 +| rowspan="4" style="" | Aula: Câncer e Reparo
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Introdução ao Envelhecimento
 +|-
 +| style="" | 8:30 - 9:00
 +|-
 +| style="" | 9:00 - 9:30
 +| rowspan="2" style="border-top-style:solid;" | Exercício de Ficção
 +|-
 +| style="" | 9:30 - 10:00
 +| style="border-top-style: dotted;" | Prática cometa/mod. interativo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +|-
 +| style="" | 10:00 - 10:15
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Envelhecimento e dano de DNA
 +|-
 +| style="" | 10:15 - 10:45
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Lesões no DNA
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Remoção de lesões que distorcem a dupla hélice
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Introdução ao Câncer
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Terapia
 +|-
 +| style="" | 10:45 - 11:05
 +|-
 +| style="" | 11:05 - 11:45
 +| rowspan="2" style="border-top-style: dotted;" | Prática: Envelhecimento
 +|-
 +| style="" | 11:45 - 12:15
 +| style="border-top-style: dotted;" | Prática Lesões /Mod. interativo
 +| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo
 +| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo
 +| style="border-top-style: dotted;" | Modelo interativo
 +|-
 +| style="" | 12:15 - 13:45
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Almoço
 +|-
 +| style="" | 13:45 - 14:05
 +| rowspan="4" style="" | Aula: Estresse Redox
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Respostas ao dano ao DNA
 +Ciclo celular e tolerância
 +| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 1*
 +| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 2*
 +| rowspan="4" style="" | Palestra de encerramento
 +|-
 +| style="" | 14:05 - 14:45
 +|-
 +| style="" | 14:45 - 15:15
 +|-
 +| style="" | 15:15 - 15:45
 +| style="border-top-style: dotted;" | Prática DDR
 +|-
 +| style="" | 15:45 - 16:00
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +| style="background-color: #F0F0F0;" | Intervalo
 +|-
 +| style="" | 16:00 - 16:30
 +| rowspan="3" style="" | Aula: BER
 +| rowspan="3" style="" | Aula: Mutagênese ambiental
 +| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 1*
 +| rowspan="4" style="" | Tarde de interatividade 2*
 +| style="" | Resolução do ex. de ficção
 +|-
 +| style="" | 16:30 - 17:00
 +| style="border-top-style: solid;" | Mod. Interativo/ Linha do Tempo
 +|-
 +| style="" | 17:00 - 17:30
 +| style="border-top-style: solid;" | Avaliação
 +|-
 +| style="" | 17:30 - 18:00
 +| style="border-top-style: dotted;" | Prática BER/ Modelo Interativo
 +| style="border-top-style: dotted;" | Prática/Modelo interativo
 +| style="border-top-style: solid;" | Visita ao Lab
 +|}
 +<br><br>
 +*Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:<br>
 +Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.<br>
 +Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.<br>
 +No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas.
==Número de vagas== ==Número de vagas==

Revisão de 17:13, 26 Maio 2014

Conteúdo


III CURSO DE INVERNO – 2014

RESPOSTAS A DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM ENVELHECIMENTO E CÂNCER

Apresentação

O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.

Inscrições: 6 a 15 de junho

Objetivos

Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.


Público alvo

Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.


Justificativa

Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.


Estrutura básica

Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.

Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.

Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.

Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso.

Período do curso: 28 de julho a 1 de agosto de 2014.

Cronograma

O curso será realizado nos dias 28 de julho a 1 de agosto, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.


Horário Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
8:00 - 8:30 Aula introdutória Aula: Quebras no DNA e reparo Aula: Morte celular, senescência e autofagia Aula: Câncer e Reparo Aula: Introdução ao Envelhecimento
8:30 - 9:00
9:00 - 9:30 Exercício de Ficção
9:30 - 10:00 Prática cometa/mod. interativo Intervalo
10:00 - 10:15 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Aula: Envelhecimento e dano de DNA
10:15 - 10:45 Aula: Lesões no DNA Aula: Remoção de lesões que distorcem a dupla hélice Aula: Introdução ao Câncer Aula: Terapia
10:45 - 11:05
11:05 - 11:45 Prática: Envelhecimento
11:45 - 12:15 Prática Lesões /Mod. interativo Modelo interativo Modelo interativo Modelo interativo
12:15 - 13:45 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:45 - 14:05 Aula: Estresse Redox Aula: Respostas ao dano ao DNA

Ciclo celular e tolerância

Tarde de interatividade 1* Tarde de interatividade 2* Palestra de encerramento
14:05 - 14:45
14:45 - 15:15
15:15 - 15:45 Prática DDR
15:45 - 16:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:00 - 16:30 Aula: BER Aula: Mutagênese ambiental Tarde de interatividade 1* Tarde de interatividade 2* Resolução do ex. de ficção
16:30 - 17:00 Mod. Interativo/ Linha do Tempo
17:00 - 17:30 Avaliação
17:30 - 18:00 Prática BER/ Modelo Interativo Prática/Modelo interativo Visita ao Lab



  • Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:

Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.
Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.
No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas.

Número de vagas

Serão oferecidas 30 vagas.

Critérios de admissão de candidatos

Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.

Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.

Ajuda aos participantes

Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.

Comissão Organizadora


Dra. Alessandra Pelegrini
Dra. Annabel Quinet de Andrade
Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Leonardo Carmo de Andrade Lima
Ms. Letícia Koch Lerner
Ligia Pereira Castro
Dra. Luciana Rodrigues Gomes
Ms. Natalia Cestari Moreno
Ms. Nilmara de Oliveira Alves

Monitoria - alunos de iniciação científica:

Davi Mendes
Gustavo Satoru Kajitani
Vitor Miranda

Técnicos de nível superior:

Dra. Veridiana Munford

Coordenadores docentes:

Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo

Inscrições

6 a 15 de junho


Contato

dnarepairlab@gmail.com

Ferramentas pessoais