Caulobacter crescentus

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 11:55, 1 Junho 2007
Kmlima (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual
Stespano (Discussão | contribs)

Linha 1: Linha 1:
 +[[Imagem:Caulobacter.jpg|thumb]]
'''''Caulobacter crescentus''''' é uma bactéria de vida livre, pertencente ao grupo das proteobactérias alfa. Sua característica mais importante é a presença de um ciclo celular assimétrico, gerando a cada ciclo de divisão dois tipos celulares de morfologia e programação celular distintos. '''''Caulobacter crescentus''''' é uma bactéria de vida livre, pertencente ao grupo das proteobactérias alfa. Sua característica mais importante é a presença de um ciclo celular assimétrico, gerando a cada ciclo de divisão dois tipos celulares de morfologia e programação celular distintos.
A célula flagelada possui um aparato quimiosensor, sendo a forma dispersora de ''C. crescentus''. Esse tipo celular é incapaz de iniciar a replicação do material genético antes de se diferenciar em uma célula talo. Para tanto, a célula móvel deve perder seu flagelo, realizar a proteólise do aparato quimiosensor e iniciar a síntese do talo no mesmo pólo aonde o flagelo se localizava. Uma vez que o cromossomo tenha sido duplicado, um novo flagelo começa a ser sintetizado no pólo oposto ao do talo. Após a citocinese, duas novas células-filhas, uma flagelada e outra talo, surgem. A célula talo é o tipo celular capaz de imediatamente iniciar a replicação e progredir para o próximo ciclo celular. A célula flagelada possui um aparato quimiosensor, sendo a forma dispersora de ''C. crescentus''. Esse tipo celular é incapaz de iniciar a replicação do material genético antes de se diferenciar em uma célula talo. Para tanto, a célula móvel deve perder seu flagelo, realizar a proteólise do aparato quimiosensor e iniciar a síntese do talo no mesmo pólo aonde o flagelo se localizava. Uma vez que o cromossomo tenha sido duplicado, um novo flagelo começa a ser sintetizado no pólo oposto ao do talo. Após a citocinese, duas novas células-filhas, uma flagelada e outra talo, surgem. A célula talo é o tipo celular capaz de imediatamente iniciar a replicação e progredir para o próximo ciclo celular.
O principal regulador global da diferenciação celular em ''C. crescentus'', CtrA, é responsável pelo controle grande parte dos genes diferencialmente expressos ao longo do ciclo celular. Além desse mecanismo, a proteólise específica em cada compartimento celular e localização dinâmica de proteínas estruturais e regulatórias também possuem papel importante na regulação da diferenciação celular nesse organismo. O principal regulador global da diferenciação celular em ''C. crescentus'', CtrA, é responsável pelo controle grande parte dos genes diferencialmente expressos ao longo do ciclo celular. Além desse mecanismo, a proteólise específica em cada compartimento celular e localização dinâmica de proteínas estruturais e regulatórias também possuem papel importante na regulação da diferenciação celular nesse organismo.

Revisão atual

Ampliar

Caulobacter crescentus é uma bactéria de vida livre, pertencente ao grupo das proteobactérias alfa. Sua característica mais importante é a presença de um ciclo celular assimétrico, gerando a cada ciclo de divisão dois tipos celulares de morfologia e programação celular distintos. A célula flagelada possui um aparato quimiosensor, sendo a forma dispersora de C. crescentus. Esse tipo celular é incapaz de iniciar a replicação do material genético antes de se diferenciar em uma célula talo. Para tanto, a célula móvel deve perder seu flagelo, realizar a proteólise do aparato quimiosensor e iniciar a síntese do talo no mesmo pólo aonde o flagelo se localizava. Uma vez que o cromossomo tenha sido duplicado, um novo flagelo começa a ser sintetizado no pólo oposto ao do talo. Após a citocinese, duas novas células-filhas, uma flagelada e outra talo, surgem. A célula talo é o tipo celular capaz de imediatamente iniciar a replicação e progredir para o próximo ciclo celular. O principal regulador global da diferenciação celular em C. crescentus, CtrA, é responsável pelo controle grande parte dos genes diferencialmente expressos ao longo do ciclo celular. Além desse mecanismo, a proteólise específica em cada compartimento celular e localização dinâmica de proteínas estruturais e regulatórias também possuem papel importante na regulação da diferenciação celular nesse organismo.

Ferramentas pessoais