Alexandre Teixeira Vessoni

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:35, 21 Junho 2007
Alevessoni (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual
Root (Discussão | contribs)

Linha 1: Linha 1:
-Sou estudante de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo, e estou cursando o terceiro ano de graduação. Juntei-me ao Laboratório recentemente, em maio de 2007, e acompanho o projeto de doutorado de Raquel Paes da Rocha, intitulado " reparo de DNA e relações entre integridade do material genético e ciclo celular em ''Caulobacter crescentus''".+{|
 +|-
 +|[[Image:Alexandre.JPG|150px]]
 +|Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, desenvolve projeto de doutorado direto intitulado "Análise da Autofagia em resposta à danos ao DNA" no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.<br>
 + 
 +|-
 +|colspan=2|
 + 
 + 
 +== Resumo do Projeto ==
 +Autofagia é um processo dependente de lisossomos que promove a reciclagem de componentes citoplasmáticos, como organelas e proteínas, visando a manutenção da homeostase celular.
 +<br>
 +Este processo é ativado em resposta a diferentes estímulos, como falta de nutrientes, estresse oxidativo e lesões ao DNA. Deficiências nesta via estão intimamente relacionadas a diversas condições patológicas, como problemas cardíacos, câncer, neurodegeneração e envelhecimento.
 +<br>
 +Desenvolvo um projeto que visa investigar a resposta autofágica frente a danos ao DNA induzidos por luz UV em fibroblastos humanos de pele, bem como a importância da autofagia em células de glioma tratada com diferentes quimioterápicos.
 + 
 +<center>
 +[[Image:Foto1Alexandre.jpg|350px]]
 +<br>
 +Análise por microscopia de fluorescência de vacúolos autofágicos em células de glioma (U87MG) transduzidas com LC3-GFP (lentivírus)
 +<br><br>
 +[[Image:Foto2Alexandre.jpg|350px]]
 +<br>
 +Análise de células viáveis (citoplasma verde, núcleo azul e íntegro), necróticas (células vermelhas) e células em apoptose inicial (citoplasma verde e núcleo azul compactado) por microscopia de fluorescência após marcação com os corantes Hoechst, Iodeto de Propídio e Diacetato de Fluoresceína.
 +</center>

Revisão atual

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, desenvolve projeto de doutorado direto intitulado "Análise da Autofagia em resposta à danos ao DNA" no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.


Resumo do Projeto

Autofagia é um processo dependente de lisossomos que promove a reciclagem de componentes citoplasmáticos, como organelas e proteínas, visando a manutenção da homeostase celular.
Este processo é ativado em resposta a diferentes estímulos, como falta de nutrientes, estresse oxidativo e lesões ao DNA. Deficiências nesta via estão intimamente relacionadas a diversas condições patológicas, como problemas cardíacos, câncer, neurodegeneração e envelhecimento.
Desenvolvo um projeto que visa investigar a resposta autofágica frente a danos ao DNA induzidos por luz UV em fibroblastos humanos de pele, bem como a importância da autofagia em células de glioma tratada com diferentes quimioterápicos.


Análise por microscopia de fluorescência de vacúolos autofágicos em células de glioma (U87MG) transduzidas com LC3-GFP (lentivírus)


Análise de células viáveis (citoplasma verde, núcleo azul e íntegro), necróticas (células vermelhas) e células em apoptose inicial (citoplasma verde e núcleo azul compactado) por microscopia de fluorescência após marcação com os corantes Hoechst, Iodeto de Propídio e Diacetato de Fluoresceína.

Ferramentas pessoais