Projeto microtodos
Projeto MicroTodos
  
 


 

O Jogo como instrumento pedagógico para o ensino de Microbiologia

 
 

“O homem, desde o aparecimento da sociedade tem mostrado curiosidade e necessidade em compreender o Universo, compreender a si mesmo, as relações com os outros homens e do homem com o meio... o jogo aparece como uma forma de ação, de movimento, como atividade lúdica, alegre e divertida. Ele tem uma finalidade enquanto presente no conhecimento, na apropriação e na transformação da cultura  (M. C. G. Andrade, 1998).

A utilização de jogos em sala de aula não têm um fim em si mesmo, mas constitui uma metodologia de estudo e ensino (na perspectiva do professor) bem como de aprendizagem e produção do conhecimento (na perspectiva do aluno). 

Segundo Lino de Macedo (Aprendendo com jogos e situações problemas, ArtMed, 2000),  o processo do conhecimento cujo resultado leva a uma real mudança de nível do jogador passa fundamentalmente por quatro etapas: a) Exploração do material e aprendizagem de regras. b) Prática do jogo e construção de estratégias c) Resolução de situações – problema. d) Análise das implicações do jogar. 

Nesse contexto os jogos e atividades proposto no projeto Microbiologia para Todos pretendem constituir instrumentos para a:

 - Difusão e problematização (por parte do professor) e apropriação e sistematização (por parte dos alunos) de conceitos fundamentais da microbiologia.

- Criação, em sala de aula, de um ambiente prazeroso e descontraído capaz de gerar alunos e professores autônomos através de uma reflexão coletiva sobre conceitos adquiridos na vida “real” de cada um e conceitos provenientes da pesquisa e do pensamento científico.