Início Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa
*** Translation of this text not available.
*** Follows the original text in Portuguese.

LINHA DE PESQUISA: "Bacteriologia de anaeróbios da cavidade bucal e trato intestinal de humanos e animais: Fatores de Virulência, Susceptibilidade a antimicrobianos e Diversidade Genética ".

ÁREA DE ATUAÇÃO: Medicina, Odontologia e Veterinária.


CONSIDERAÇÕES GERAIS:

O estudo das bactérias anaeróbias de importância clínica humana e veterinária, ainda é escasso no Brasil, existindo poucos grupos de pesquisa nessa área. Em nosso laboratório vem sendo desenvolvidos projetos relacionados ao estudo dos aspectos ecológicos, fisiológicos, fatores de virulência, genéticos, susceptibilidade a antimicrobianos e metais pesados, e de Biologia molecular, utilizando-se como modelos principais organismos envolvidos em processos infecciosos da cavidade bucal, ligados à periodontia, endodontia, odontopediatria, e implantodontia, entre outros. Da mesma forma, organismos de interesse médico e veterinário como os gêneros Actinobacillus, Aggregatibacter, Fusobacterium, Prevotella, Porphyromonas, Peptostreptococcus, Peptococcus, Clostridium e o grupo Bacteroides fragilis, entre outros, também são usados como modelos.

PESQUISAS EM ANDAMENTO:

  1. Determinação da presença de determinantes genéticos cromossômicos e/ou plasmidiais associados à resistência a metais pesados em cepas do grupo Bacteroides fragilis isoladas de humanos e animais.
  2. Caracterização molecular dos principais fatores de virulência e genótipos de Clostridium perfringens isolados de frangos com enterite necrótica.
  3. Avaliação qualitativa e quantitativa de Aggregatibacter actinomycetemcomitans e Fusobacterium nucleatum isolados de pacientes em diferentes condições clínicas bucais, e determinação genotípica bacteriana.
  4. Possíveis impactos das gastroplastias sobre a microbiota periodontal de pacientes com obesidade: determinação do perfil microbiológico e imunológico.
  5. Expressão de genes bmeABC de bombas de efluxo de Bacteroides fragilis em Escherichia coli, caracterização do perfil de substrato das bomdas BmeABC e sua relação com a resistência aos antimicrobianos.
  6. Citoxicidade, aderência e invasão de cepas de Aggregatibacter actinomycetemcomitans isolados de pacientes portadores e não portadores de doença periodontal.
  7. Ocorrência e caracterização molecular de espécies do grupo Bacteroides fragilis associados à neoplasia colorretal.
  8. Presença de Bifidobacterium spp., Bacteroides spp., Lactobacillus spp. e Clostridium spp. na microbiota intestinal de crianças alérgicas ao leite de vaca e saudáveis.
  9. Perfil microbiológico e imunológico de pacientes com diferentes tipos de câncerl.