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Métodos
Dinâmica básica:
As diferentes dinâmicas a serem apresentadas iniciam com a contaminação das mãos com o pó Glow-Germ. Todas elas simulam a contaminação do participante com microrganismos simulando práticas e ações comuns do cotidiano.
Exemplos:
1. Enxugar as mãos com uma toalha “contaminada” com o GlowGerm.
2. A seguir colocar a mão no rosto ou cumprimentar outra pessoa logo depois de ser contaminada.
3. Pegar um sanduiche com a mão recém contaminada.
4. Tocar em outros objetos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: cerca de 5 pessoas por grupo, ou, dependendo da quantidade total de pessoas e do tempo disponível este número poderá ser alterado.
LOCALIZAÇÃO: A equipe do Projeto munida dos materiais se acomoda em um local de grande visibilidade (por exemplo o pátio da escola) e de preferência próximo a banheiros ou lavatórios.
Práticas
Todas as práticas sugeridas implicam na posterior checagem da contaminação, ou não, colocando a mão dentro da câmara contendo a luz negra.
1. Reflexão sobre a transmissão de microrganismos pelo contato com outros seres ou objeto existentes no ambiente.
a) Contaminamos nossa própria mão com o pó e cumprimentamos um dos alunos com um aperto de mão. Em seguida, pedimos para que este cumprimente outro colega e após, que o último faça o mesmo com outra pessoa. Checar a contaminação ou não conforme instrução acima.
b) Os participantes brincam com os objetos previamente contaminados com o GlowGerm. No caso da bola de pano, pode ser proposto uma espécie de vôlei de roda ou bola quente. No caso da toalha pode ser proposto que usem a toalha para enxugar as mãos. Checar a contaminação ou não
conforme instrução acima.
2. A importância da lavagem das mãos de maneira adequada.
Segundo essa abordagem o que se evidencia é a existência ou redução da quantidade de microrganismos após lavagem das mãos. As dinâmicas são semelhantes às do item 1, porém, a contaminação com o pó neste caso deve ser maior (maior quantidade de pó deve ser adicionada ao objeto a ser contaminado para melhor visibilidade da situação antes e após a LM).
Nessa situação o mais indicado é que os participantes tenham contato “direto” com o material contaminado. Após o contato pede-se ao participante que examine suas mãos sob a luz roxa e em seguida lave as mãos, o que pode ser feito de diferentes formas:
a) Deixar o participante lavar da forma como costuma fazer, sem nenhuma orientação e voltar à câmara para a verificação dos efeitos da lavagem sobre os microrganismos contaminantes.
b) Propor dois momentos de lavagem: o primeiro, sem orientação sobre a forma de lavar e o segundo, com indicação da forma adequada (mostrada no pôster a ser fixado no banheiro da escola).
Observação: sempre que possível, sugerimos utilizar a abordagem 2, por exigir participação mais ativa do estudante e levando o mesmo a refletir sobre a importância da higienização adequada das mãos. A abordagem 1 deverá ser utilizada apenas em ambientes em que não há a possibilidade de
ocorrer a LM.
3. Brincando de detetive. a)Com utilização da câmara e de uma lanterna de luz negra, os próprios participantes pesquisam, como detetives, quem iniciou a contaminação do grupo.
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