Além de pós-doutores, nosso laboratório possui estudantes de treinamento técnico, iniciação científica, mestrado e doutorado.
Nossos estudos envolvem métodos de cultivo celular, sendo nossas linhagens celulares analisadas por métodos morfológicos, funcionais, bioquímicos e de biologia molecular.
Os métodos morfológicos empregados são: imuno-histoquímica imunofluorescência, microscopia eletrônica, e microscopia 4D (confocal, ou convencional seguida de deconvolução). Microscopia 4D é realizada por meio dos programas Metamorph e Volocity.
Os ensaios funcionais são de migração e invasão (time lapse, Transwell e Neuroprobe), bem como proliferação, apoptose, angiogênese, secreção de proteases, e formação de invadopódios em substrato fluorescente.
Os métodos bioquímicos rotineiramente utilizados são eletroforese de proteínas, imunoprecipitado, western blot, zimografia, purificação de proteínas em coluna de afinidade, e ensaios colorimétricos de ligação proteína-receptor. Caracterizamos proteínas por espectrometria de massa (MALDI-TOF e LC-MS/MS), em Facilities Nacionais e Internacionais.
Os métodos de biologia molecular utilizados são RNA de interferência (siRNA), expressão de proteínas fluorescentes em linhagens celulares e caracterização de expressão gênica diferencial por microarrays.
Expressão de actina mCherry (clique sobre a imagem para parar/acionar o filme). |
|
![]() |