Vitor Miranda

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)

Revisão de 23:44, 21 Novembro 2011

Estudante de graduação de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo, de 2007 a 2009 foi bolsista CNPq/PIBIC de Iniciação Científica no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atualmente é aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Reparo de DNA, sob orientação do Dr. Carlos F. M. Menck, com apoio financeiro também da CNPq/PIBIC.


Resumo do Projeto

Efeito da fotorreativação no ciclo celular de cepas mutantes de Caulobacter crescentus deficientes em NER

A radiação ultravioleta (UV) é capaz de interagir com o DNA, podendo levar à formação de dímeros de pirimidina ciclobutano (CPD), 6-4 pirimidina pirimidona (6-4 PP) ou estresse oxidativo. Dentre os mecanismos de reparo de DNA conhecidos, tanto o reparo por excisão de nucleotídeos (NER), quanto a ativação de fotoliases através da fotorreativação são capazes de reparar tais dímeros. Estes dímeros causam distorções na dupla hélice do DNA, o que pode impedir os processos de transcrição e replicação. Em eucariotos mecanismos que sinalizam a parada do ciclo celular frente a lesões no DNA, como é o caso de ATM/ATR, são bem conhecidos, no entanto tais mecanismos, chamados de checkpoints, são ainda pouco descritos em procariotos. Neste contexto, devido às duas morfologias que apresenta ao longo de seu ciclo celular, é possível sincronizar culturas de Caulobacter crescentus de modo a obter uma população de células em G1, e acompanha-las ao longo de um ciclo. Dessa forma, este projeto visa a caracterização da resposta de cepas de C. crescentus, submetidas à luz UV e fotorreativadas, ao longo de um ciclo celular, a fim de compreender a ativação e coordenação de genes relacionados com checkpoints de ciclo e reparo de DNA em procariotos.


Esquema do ciclo celular. Células móveis flageladas e ciliadas diferenciam-se em células talo na transição G1-S onde ocorre a perda do flagelo e cílios polares, crescimento do talo no mesmo local onde estava o flagelo e o início da replicação do DNA. Os círculos e estruturas na célula representam os cromossomos quiescentes e replicativos respectivamente. A célula assimétrica predivisional leva à formação de duas células-filhas diferentes - uma célula flagelada e uma célula talo. As barras coloridas indicam o momento da transcrição de grupos de genes já relatados funcionalmente. Cada grupo de genes apresenta sua transcrição imediatamente antes ou coincidente com o evento no qual são requeridos. Micrografias eletrônicas de uma célula móvel de Caulobacter (b) e uma célula predivisional (c) preparadas por coloração negativa com acetato de uranila. Barra de escala com 0.5 m. Fonte: Skerker JM, Laub MT., Cell-cycle progression and the generation of asymmetry in Caulobacter crescentus. Nat Rev Microbiol. 2004 Apr;2(4):325-37.

Publicações

OLIVEIRA, V. M. ; NOGUEIRA, B. R. ; ORTIZ, A. V. ; MOURA, E. A. B. . Mechanical and Thermal Properties of Commercial Multilayer Flexible Plastics Packaging Materials Irradiated with Electron Beam. Nukleonika (Druk), v. 53, p. 141-144, 2009.

OLIVEIRA, V. M. ; ORTIZ, A. V. ; MASTRO, N. L. ; MOURA, E. A. B. . The influence of electron-beam irradiation on some mechanical properties of commercial multilayer flexible packaging materials. Radiation Physics and Chemistry (1993), v. 78, p. 553-555, 2009.

Ferramentas pessoais