Luís Polo

From Laboratório de Reparo de DNA

Revisão de 23:13, 12 Dezembro 2009; ver versão actual
← Versão anterior | Versão posterior →

Estudante do quarto ano de Ciências Biológicas Na Universidade de São Paulo. Desenvolvo um projeto intitulado Avaliação de um possível sinergismo entre vias de reparo de DNA na sensibilidade celular a cisplatina sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck e co-orientação da Dra. Luciana Nogueira de Sousa Andrade.

Resumo

A resposta celular a lesões no DNA compreende grande variedade de diferentes processos biológicos como a parada de ciclo celular, tolerância à lesão, reparo da lesão ou indução de apoptose. Linhagens celulares mutantes em genes que codificam para proteínas de reparo apresentam maior sensibilidade à agentes genotóxicos além de que alterações nas vias de reparo são importantes na quimiorresistência a agentes quimioterápicos.

O objetivo do projeto é avaliar a participação de diferentes vias de reparo na resposta aos danos causados pelo agente quimioterápico cisplatina. Para isso as linhagens celulares XP12RO e XP4PA - células deficientes no reparo por excisão de nucleotídeo (NER) nos genes XPA e XPC, respectivamente- serão expostas à cisplatina e a citotoxicidade será avaliada determinado-se a capacidade clonogênica e a porcentagem de células hipodiplóides por citometria de fluxo. Em seguida, siRNA contra o gene da proteína DNA-PK (quinase dependente de DNA, a qual participa no reparo de extremidades não homólogas, NHEJ) será usado para explorar o envolvimento NHEJ na sensibilidade à cisplatina.

Publicações

Nenhuma

Veja Também

Reparo por excisão de nucleotídeos (NER) (wikipedia em inglês)

Cisplatina {wikipedia, em inglês}

Reparo de extremidades não homólogas (NHEJ) (wikipedia, em inglês)

Ferramentas pessoais
Outras línguas