Luís Polo

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 16:06, 10 Outubro 2008
Luispolo (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual
Luispolo (Discussão | contribs)

Linha 1: Linha 1:
-Sou estudante do terceiro ano de Ciências Biológicas Na Universidade de São Paulo. Desenvolvo um projeto intitulado '''Avaliação de um possível sinergismo entre vias de reparo de DNA na sensibilidade celular a cisplatina''' sob a orientação do Prof. Dr. [[Carlos Frederico Martins Menck]] e co-orientação da Dra. [[Luciana Nogueira de Sousa Andrade]]. +[[en:Luís Polo]]
- +[[es:Luís Polo]]
 +{|
 +|-
 +|[[Image:LuisPolo.jpg|150px|left]]
 +|
 +Estudante do quarto ano de Ciências Biológicas Na Universidade de São Paulo. Desenvolvo um projeto intitulado '''Avaliação de um possível sinergismo entre vias de reparo de DNA na sensibilidade celular a cisplatina''' sob a orientação do Prof. Dr. [[Carlos Frederico Martins Menck]] e co-orientação da Dra. [[Luciana Nogueira de Sousa Andrade]].
 +|-
 +|colspan="2"|
== Resumo == == Resumo ==
-Os compostos quimioterápicos podem causar diferentes tipos de lesões na molécula de DNA. A resposta celular a essas lesões compreende grande variedade de diferentes processos biológicos como a parada de ciclo celular, tolerância à lesão, reparo da lesão ou indução de apoptose.+A resposta celular a lesões no DNA compreende grande variedade de diferentes processos biológicos como a parada de ciclo celular, tolerância à lesão, reparo da lesão ou indução de apoptose.
-O reparo dessas lesões na molécula de DNA garante a integridade da informação genética, logo, não é surpreendente que existam diferentes vias de reparo de DNA, ativadas dependendo do tipo de lesão e/ou fase do ciclo celular. Linhagens celulares derivadas de indivíduos portadores de mutações em genes que codificam para proteínas de reparo apresentam maior sensibilidade as agentes genotóxicos. Além de que alterações nas vias de reparo são importantes na quimorresistência a agentes quimioterápicos.+Linhagens celulares mutantes em genes que codificam para proteínas de reparo apresentam maior sensibilidade à agentes genotóxicos além de que alterações nas vias de reparo são importantes na quimiorresistência a agentes quimioterápicos.
-O objetivo do projeto é avaliar a participação de diferentes vias de reparo e um possível sinergismo entre elas na resposta aos danos causados pelo agente quimioterápico cisplatina. +O objetivo do projeto é avaliar a participação de diferentes vias de reparo na resposta aos danos causados pelo agente quimioterápico cisplatina.
-Para isso utilizaremos a linhagem celular XP12RO e XP4PA - células deficientes no reparo por excisão de nucleotídeo (NER, genes XPA e XPC, respectivamente)- que serão incubadas com cisplatina. Após o tratamento, a citotoxicidade será avaliada determinado-se a capacidade clonogênica e a porcentagem de células hipodiplóides por citometria de fluxo. Em seguida, o emprego de siRNA contra o gene da proteína DNAPK [quinase dependente de DNA, participa da via de reparo de extremidades não homólogas (NHEJ)] para explorar o envolvimento de outras proteínas de reparo de DNA na sensibilidade à quimioterápicos.+Para isso as linhagens celulares XP12RO e XP4PA - células deficientes no reparo por excisão de nucleotídeo (NER) nos genes XPA e XPC, respectivamente- serão expostas à cisplatina e a citotoxicidade será avaliada determinado-se a capacidade clonogênica e a porcentagem de células hipodiplóides por citometria de fluxo. Em seguida, siRNA contra o gene da proteína DNA-PK (quinase dependente de DNA, a qual participa no reparo de extremidades não homólogas, NHEJ) será usado para explorar o envolvimento NHEJ na sensibilidade à cisplatina.
==Publicações== ==Publicações==
Linha 13: Linha 20:
==Veja Também== ==Veja Também==
-[http://en.wikipedia.org/wiki/Nucleotide_excision_repair Reparo por excisão de nucleotídeos (NER) {wikipedia em inglês} ] +[http://en.wikipedia.org/wiki/Nucleotide_excision_repair Reparo por excisão de nucleotídeos (NER) (wikipedia em inglês)]
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisplatina Cisplatina {wikipedia, em inglês}] [http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisplatina Cisplatina {wikipedia, em inglês}]
-[http://en.wikipedia.org/wiki/NHEJ Reparo de extremidades não homólogas (NHEJ) {wikipedia, em inglês}]+[http://en.wikipedia.org/wiki/NHEJ Reparo de extremidades não homólogas (NHEJ) (wikipedia, em inglês)]

Revisão atual

Estudante do quarto ano de Ciências Biológicas Na Universidade de São Paulo. Desenvolvo um projeto intitulado Avaliação de um possível sinergismo entre vias de reparo de DNA na sensibilidade celular a cisplatina sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck e co-orientação da Dra. Luciana Nogueira de Sousa Andrade.

Resumo

A resposta celular a lesões no DNA compreende grande variedade de diferentes processos biológicos como a parada de ciclo celular, tolerância à lesão, reparo da lesão ou indução de apoptose. Linhagens celulares mutantes em genes que codificam para proteínas de reparo apresentam maior sensibilidade à agentes genotóxicos além de que alterações nas vias de reparo são importantes na quimiorresistência a agentes quimioterápicos.

O objetivo do projeto é avaliar a participação de diferentes vias de reparo na resposta aos danos causados pelo agente quimioterápico cisplatina. Para isso as linhagens celulares XP12RO e XP4PA - células deficientes no reparo por excisão de nucleotídeo (NER) nos genes XPA e XPC, respectivamente- serão expostas à cisplatina e a citotoxicidade será avaliada determinado-se a capacidade clonogênica e a porcentagem de células hipodiplóides por citometria de fluxo. Em seguida, siRNA contra o gene da proteína DNA-PK (quinase dependente de DNA, a qual participa no reparo de extremidades não homólogas, NHEJ) será usado para explorar o envolvimento NHEJ na sensibilidade à cisplatina.

Publicações

Nenhuma

Veja Também

Reparo por excisão de nucleotídeos (NER) (wikipedia em inglês)

Cisplatina {wikipedia, em inglês}

Reparo de extremidades não homólogas (NHEJ) (wikipedia, em inglês)

Ferramentas pessoais
Outras línguas