Eduardo Padilha Antonio

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:52, 24 Abril 2018
Root (Discussão | contribs)
(Publicações e Edu na Mídia)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 18:55, 24 Abril 2018
Root (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
{| {|
|- |-
-|[[Image:Edu.jpg|100px]]+|[[Image:Edu.jpg|300px]]
-|Graduando em Farmácia-Bioquímica pela <b>Universidade de São Paulo (FCF-USP)</b> e violinista pela <b>Academia Adventista de Arte</b> (2014). Foi aluno do <b>Programa de Pré-Iniciação Científica da FUSP </b>(2013), bolsista de Iniciação Científica Júnior CNPq (2014) e <b>Coordenador Regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC)</b>. Hoje é bolsista de IC <b>(FAPESP)</b> sob orientação do Prof. Dr. Carlos Menck e Dra. Veridiana Munford. Para além do laboratório, se interessa pela interseção entre design, filosofia, ciência e arte, com projetos reconhecidos no Brasil <b>(CampusParty/Hiperorganicos8)</b>, Chile <b>(GOSH)</b>, Estados Unidos (<b>MIT/FabLabHub/iGEM</b>) e Grécia (<b>TTT-Corfu</b>). <br> No mais, se esforça para não explodir o laboratório e manter as células vivas!+|Graduando em Farmácia-Bioquímica pela <b>Universidade de São Paulo (FCF-USP)</b> e violinista pela <b>Academia Adventista de Arte</b> (2014).<br> Foi aluno do <b>Programa de Pré-Iniciação Científica da FUSP </b>(2013), bolsista de Iniciação Científica Júnior CNPq (2014) e <b>Coordenador Regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC)</b>.<br> Hoje é bolsista de IC <b>(FAPESP)</b> sob orientação do Prof. Dr. Carlos Menck e Dra. Veridiana Munford. <br>Para além do laboratório, se interessa pela interseção entre design, filosofia, ciência e arte, com projetos reconhecidos no Brasil <b>(CampusParty/Hiperorganicos8)</b>, Chile <b>(GOSH)</b>, Estados Unidos (<b>MIT/FabLabHub/iGEM</b>) e Grécia (<b>TTT-Corfu</b>). <br> <br> No mais, se esforça para não explodir o laboratório e manter as células vivas!
<b>Contato:</b> edu.biomusical[at]gmail.com <b>Contato:</b> edu.biomusical[at]gmail.com
|- |-

Revisão de 18:55, 24 Abril 2018

Graduando em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (FCF-USP) e violinista pela Academia Adventista de Arte (2014).
Foi aluno do Programa de Pré-Iniciação Científica da FUSP (2013), bolsista de Iniciação Científica Júnior CNPq (2014) e Coordenador Regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC).
Hoje é bolsista de IC (FAPESP) sob orientação do Prof. Dr. Carlos Menck e Dra. Veridiana Munford.
Para além do laboratório, se interessa pela interseção entre design, filosofia, ciência e arte, com projetos reconhecidos no Brasil (CampusParty/Hiperorganicos8), Chile (GOSH), Estados Unidos (MIT/FabLabHub/iGEM) e Grécia (TTT-Corfu).

No mais, se esforça para não explodir o laboratório e manter as células vivas!

Contato: edu.biomusical[at]gmail.com


Resumo do Projeto Atual

Efeitos da inibição de ATR na sensibilidade de células tumorais HPV +/- à cisplatina

O câncer de colo uterino é um dos principais tipos de câncer entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 4% das mortes por câncer no mundo. A partir da década de 70, acumularam-se evidências da associação entre este câncer e a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV), que é responsável por 99,7% dos tumores. Dentre os tipos de HPV, o 16 e 18 estão entre os classificados como de alto risco oncogênico, devido aos genes virais E6 e E7 que mediam a degradação das proteínas celulares p53 e pRb, respectivamente. O tratamento envolve geralmente a Cisplatina, um quimioterápico alquilante de DNA de alta toxicidade. A quinase ATR é uma enzima essencial para a viabilidade replicativa de células humanas e sua ativação está especialmente relacionada à presença de DNA simples fita. Ela também fosforila uma série de substratos, entre eles a proteína CHK1, que impede a progressão do ciclo celular para a mitose. O tratamento com o inibidor específico de ATR Ve-821 tem se mostrado capaz de sensibilizar células tumorais à radiação ionizante e a diferentes quimioterápicos. Nosso projeto atual se propõe a avaliar o efeito sinergístico entre a transformação celular por HPV e inibição da quinase ATR frente ao tratamento com cisplatina.

Publicações e Edu na Mídia

João Vitor Dutra Molino, Tiago Lubiana Alves, Livia S Ferreira-Camargo, Miguel A Croce, Allan Tanaka, Felipe X Buson, Pedro de Freitas Ribeiro, Antony B Campos-Salazar, Eduardo Padilha Antonio, André Schraider Maizel, Viviane M Siratuti, Claudia Costa, Samarina R Wlodarczyk, Raquel de Souza Lima, Fabio N Mello, Stephen P Mayfield, João C M Carvalho. Chimeric spider silk production in microalgae: a modular bionanomateria Research Ideas and Outcomes 2: e9342
Full Text

João Vitor Dutra Molino, Bruno Rafael Arico, Eduardo Padilha Antonio, Viviane Siratuti, Antony Brayan Campos, Rita Wu, Lucas Nishida, Miguel Croce, Tiago Lubiana. Construção de uma Centrífuga e de um Sistema de Eletroforese de baixo custo: Fabricação Digital como alternativa para a Educação. FabLearn
Full Text

Jornal da USP: Projetos da USP ganham prata e bronze em competição do MIT Link para o Jornal da USP

Eduardo Padilha - Biohack Academy : Eduardo Padilha fala sobre o curso Biohack Academy e sobre os possíveis impactos do movimento diy bio e de fabricação digital na educação escolar brasileira. Link para o Vimeo

Ferramentas pessoais