Daniela Tathiana Soltys

From Laboratório de Reparo de DNA

Diferença entre revisões)
Revisão de 19:18, 4 Junho 2007
Luis (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 21:53, 31 Outubro 2009
Dani (Discussão | contribs)
(Resumo do Projeto)
Ver a alteração posterior →
Linha 9: Linha 9:
|colspan="2"| |colspan="2"|
== Resumo do Projeto == == Resumo do Projeto ==
-A fim de contribuir para a elucidação dos mecanismos envolvidos no reparo de DNA, em especial a função da proteína XPG nesses processos, primeiramente propomos investigar a natureza da mutação de fibroblastos oriundos de pacientes brasileiros, que através de testes de complementação gênica são sabidamente deficientes em XPG. Dentro desse projeto, e como linha principal, pretendemos também construir adenovírus recombinantes portando o cDNA do gene ''xpg'', fusionado com o gene repórter ''egfp'', e realizaremos testes de complementação para verificar se células XPG-/- recuperam a atividade ao serem infectadas por esses adenovírus. Também verificaremos a dinâmica dessa proteína no núcleo de células proficientes e deficientes em reparo de DNA, após serem irradiadas por luz ultravioleta (UV), ou expostas ao agente indutor de lesões oxidativas azul de metileno. Esperamos, assim, contribuir com os estudos de reparo de DNA, processo fundamental para a manutenção do equilíbrio da vida.+Pretendemos determinar a natureza genotípica que leva ao fenótipo XP de dois pacientes brasileiros, que são irmãos e pertencentes ao grupo de complementação XP-G. Com isso, esperamos contribuir na identificação de alelos que estão em nossa população e que resultam em fenótipo XP, além de participar no esclarecimento da atuação da proteína XPG e de suas diferentes formas alélicas ante as lesões ao DNA e da sua participação no reparo do DNA.
 + 
|} |}

Revisão de 21:53, 31 Outubro 2009


Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, com grau de bacharel obtido em 2003. Atualmente participa do Programa de Pós Graduação do Depto. de Microbiologia do ICB/USP, no nível de doutorado, com projeto intitulado Movimento de XPG no núcleo celular exposto a agentes genotóxicos, e análise da natureza genotípica de pacientes XP brasileiros.

Resumo do Projeto

Pretendemos determinar a natureza genotípica que leva ao fenótipo XP de dois pacientes brasileiros, que são irmãos e pertencentes ao grupo de complementação XP-G. Com isso, esperamos contribuir na identificação de alelos que estão em nossa população e que resultam em fenótipo XP, além de participar no esclarecimento da atuação da proteína XPG e de suas diferentes formas alélicas ante as lesões ao DNA e da sua participação no reparo do DNA.


Ferramentas pessoais
Outras línguas