Curso de inverno

From Laboratório de Reparo de DNA

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Conteúdo


VIII CURSO DE INVERNO – 2019

"Respostas a danos no DNA: Implicações em envelhecimento e Câncer"
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Sequência para exercício 1 - bioinformática


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Inscrições

Inscrições encerradas, a lista de aprovados está abaixo! Os alunos têm até o dia 25/06 para confirmar presença (dnarepairlab@gmail.com)

Lista Final

Abu Bakr Adetayo Ariwoola
Alice Kei Endo
Ana Noemi Moura Marques Lima
Andressa Assunção dos Santos
Cristiele Saborito da Silva
Daiana da Silva de Almeida
Dayanne Chagas Sampaio
Fabiane Cristina Colunna
Gabriel Borel
Giovanna Marques Panessa
Gustavo da Silva Loureiro
Isadora Penedo de Souza
Jefferson Ribeiro da Silva
Joyce Alves Ventura
Kemily Loren Barros Chucata
Lais Gonçalves Parvan
lais lins de lira
Letícia de Sousa Lopes
Letícia Oliveira Lopes
Linda Karolynne Seregni Monteiro
Maria Vitória Lima Oliveira
Mariana Soares de Alencar
Marianna Dantas
Marisa Gabriela de Almeida Vieira
Mateus Duarte de Gois
Mateus Marques Silva
Milenna Pirovani
Nathalia Caroline Teixeira Zana
Nicole Lima Cosentino
Renata Santos
Thaís Meseque Pereira
Thaline Cunha de Goes
Thaynan Lopes Gonçalves
Thaynara Barbosa Freitas
Thiago Florentino
Thiago Francisco Pessoa
Victória Alves Moreira
Victória Larissa Schimidt Camargo
Vitória Alves de Lima
Vitoria Regina Saviolli

Lista ouvintes:
Jacqueline Gonçalves Santana
Fabiana Marques Diniz André
Anderson Fonseca Aoki
Sulayne Janayna Araujo Guimaraes
Gessica Nagle Ferreira da Silva Calixto
Priscilla Doria de Mattos
Tamara Barbosa Gomes


Apresentação

O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.

Período do curso: De 22 a 26 de julho de 2019.

Período de inscrição: De 15 de abril a 30 de maio de 2019.


Objetivos

Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.


Público alvo

Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.


Justificativa

Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.


Estrutura básica

Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.

Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.

Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.

Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.

Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso.

Período do curso: dias 22 a 26 de julho de 2019

Cronograma

O curso será realizado nos dias 22 a 26 de julho de 2019, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora e meia de intervalo para o almoço.

Cronograma Provisório (2019):

Horário Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
8:00 - 8:30 Aula 1: Introdução
Prof. Dr. Carlos Menck
Aula 5: BER Aula 10: Quebras no DNA, HR,
NHEJ e CRISPR
Aula 13: Introdução a Bioinfo Aula 15: Envelhecimento
e dano no DNA
8:30 - 9:00
9:00 - 9:30
9:30 - 10:00
10:00 - 10:15 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
10:15 - 10:45 Aula 2: Reparo e Cancer Aula 6 e 7: Reparo de DNA em procariotos:
Resposta SOS
Aula 11: Reparo Direto e MMR Aula 14: Prática Lab Aula: Aula de Ficção
10:45 - 11:05
11:05 - 11:45
11:45 - 12:15
12:15 - 13:45 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:45 - 14:05 Aula 3: Sinalização Celular e Resposta
e resposta ao dano no DNA.
Aula 8: NER, TLS e Síndromes Aula 12: Quimioterápicos
Exercícios
Prática Aula Magna
14:05 - 14:45
14:45 - 15:15
15:15 - 15:45
15:45 - 16:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:00 - 16:30 Aula 4: Mutagênese Aula 9: Evolução e Reparo
de extremófilos
Jogo: Resposta ao dano no DNA Prática Avaliação do curso
Visita ao laboratório
Encerramento
16:30 - 17:00
17:00 - 17:30
17:30 - 18:00


Número de vagas

Serão oferecidas 40 vagas.


Critérios de admissão de candidatos

Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.

Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.


Ajuda aos participantes

Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.


Comissão Organizadora e Professores

Dr. André Uchimura Bastos
Camila Corradi
Davi Jardim Martins
Dra. Giovana da Silva Leandro
Dr. Gustavo Satoru Kajitani
Dra. Juliana Brandstetter Vilar
Dra. Ligia Pereira Castro
Lívia Luz Souza Nascimento
MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves
MSc. Marcela Teatin Latancia
Matheus Molina Silva
MSc. Nathalia Quintero
Dra. Pilar Sampaio Veras Florentino
Dr. Tiago Antonio de Souza
William Kleber Martins Vieira

Monitores:
Danilo Batista Vieira de Melo
Eduardo Padilha Antonio
Gabriel Monteiro Lauria
Giovana F. Romualdo

Professores convidados
Profa. Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo
Prof. Dr. Nicolas Hoch

Coordenadores docentes:
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo


Contato

Email: dnarepairlab@gmail.com
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