Curso de inverno

From Laboratório de Reparo de DNA

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Inscrições encerradas! A lista de aprovados e a segunda chamada está no final da página - '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28Em_ordem_alfab.C3.A9tica.29 aqui]''' Inscrições encerradas! A lista de aprovados e a segunda chamada está no final da página - '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28Em_ordem_alfab.C3.A9tica.29 aqui]'''
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<br>Obrigado pela inscrição e seu interesse! Caso você não tenha sido selecionado, o curso é anual - As inscrições abrem de novo ano que vem! <br>Obrigado pela inscrição e seu interesse! Caso você não tenha sido selecionado, o curso é anual - As inscrições abrem de novo ano que vem!
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As inscrições começaram! Elas ficarão abertas até as 24h do dia 08 de junho! Se inscreva <br> As inscrições começaram! Elas ficarão abertas até as 24h do dia 08 de junho! Se inscreva <br>
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-Período do curso: De 25 a 29 de julho de 2016.</b> <br>+Período do curso: De 24 a 28 de julho de 2017.</b> <br>
-<b>Período de inscrição: De 20 de maio a 08 de junho.</b>+<b>Período de inscrição: De 02 de maio a 19 de maio.</b>
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As inscrições estão encerradas. As inscrições estão encerradas.
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==Objetivos== ==Objetivos==
-Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento;+Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer;
Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA;
Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular;
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==Justificativa== ==Justificativa==
-Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.+Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.
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Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.
-Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.+Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.
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 +Atividades lúdicas exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.
Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br> Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br>
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-'''Período do curso: dias 25 a 29 de julho de 2016'''+'''Período do curso: dias 24 a 28 de julho de 2017'''
==Cronograma== ==Cronograma==
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==Número de vagas== ==Número de vagas==
-Serão oferecidas 30 vagas.+Serão oferecidas 40 vagas.
==Critérios de admissão de candidatos== ==Critérios de admissão de candidatos==
Linha 185: Linha 186:
==Comissão Organizadora e Professores== ==Comissão Organizadora e Professores==
<br> <br>
-Dra. Alessandra Pelegrini<br>+Dr. André Uchimura Bastos<br> 
-Aline Bianca de Paiva Abrantes<br>+Dra. Andressa Peres de Oliveira<br>
-Dra. Carolina Maria Berra<br>+Camila Corradi Baruchi<br>
Davi Jardim Martins<br> Davi Jardim Martins<br>
Davi Mendes<br> Davi Mendes<br>
-Dra. Daniela Tathiana Soltys<br>+Dra. Giovana da Silva Leandro<br>
-Felippe Truglio Machado<br>+Giovana F. Romualdo<br>
-Francisco Ivanio Arruda Alves<br>+Juliana Fernandes<br>
-Gustavo Satoru Kajitani<br>+Dra. Juliana Brandstetter Vilar<br>
-Msc. Ingrid Reale Alves<br>+Dra. Ligia Pereira Castro<br>
-Henrique Iglesias<br>+Lívia Luz Souza Nascimento<br>
-Dr. Leonardo Carmo de Andrade Lima<br>+
-Livia Luz Souza Nascimento<br>+
Dra. Luciana Rodrigues Gomes<br> Dra. Luciana Rodrigues Gomes<br>
-Dra. Maria Fernanda Forni<br>+MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves<br>
-Dra. Nilmara de Oliveira Alves Britto<br>+MSc. Nathalia Quintero<br>
-Rafaella Jekabson<br>+MSc. Tiago Antonio de Souza<br>
-Raquel Merino Urteaga<br>+Dra. Valquiria Tiago dos Santos<br>
-Dra. Valquiria Tiago dos Santos<br><br>+William Kleber Martins Vieira<br><br>
 +Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo<br>
 + 
<b>Técnicos de nível superior:<br></b> <b>Técnicos de nível superior:<br></b>
Dra. Veridiana Munford<br> Dra. Veridiana Munford<br>
 +Dra. Camila Carrião Machado Garcia<br>
<br><br> <br><br>
<b>Coordenadores docentes:<br></b> <b>Coordenadores docentes:<br></b>
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br> Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck<br>
-Prof. Dr. Enrique Boccardo<br>+Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo<br>
==Inscrições== ==Inscrições==

Revisão de 18:34, 3 Maio 2017

Conteúdo


VI CURSO DE INVERNO – 2017

RESPOSTAS A DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM EVOLUÇÃO, ENVELHECIMENTO E CÂNCER


Apresentação

O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.

Período do curso: De 24 a 28 de julho de 2017.

Período de inscrição: De 02 de maio a 19 de maio.

Objetivos

Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.


Público alvo

Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.


Justificativa

Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.


Estrutura básica

Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.

Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.

Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula.

Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.

Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso.

Período do curso: dias 24 a 28 de julho de 2017

Cronograma

O curso será realizado nos dias 25 a 29 de julho de 2016, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.


Horário Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
8:00 - 8:30 Aula introdutória Aula: Reparo de DNA em procariotos: Sistema SOS Aula: Respostas a dano no DNA: Ciclo celular e tolerância Aula: Instabilidade Genômica, Câncer e Reparo Aula: Envelhecimento e danos no DNA
8:30 - 9:00
9:00 - 9:30
9:30 - 10:00
10:00 - 10:15 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
10:15 - 10:45 Aula: Lesões no DNA Aula: Reparo de DNA em procariotos: Evolução e Sistema Mismatch Aula: Morte Celular, Senescência e Autofagia Aula: Reparo de DNA como alvo para terapia em câncer Aula: Células Tronco e Envelhecimento
10:45 - 11:05
11:05 - 11:45
11:45 - 12:15
12:15 - 13:45 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:45 - 14:05 Aula: Estresse Redox Aula: Remoção de Lesões que Distorcem a Dupla Hélice Tarde de interatividade 1* Tarde de interatividade 2* Mutagênese Ambiental
14:05 - 14:45
14:45 - 15:15
15:15 - 15:45
15:45 - 16:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:00 - 16:30 Aula: Reparo por Excisão de Bases Aula: Quebras no DNA e Reparo Tarde de interatividade 1* Tarde de interatividade 2* Encerramento
16:30 - 17:00
17:00 - 17:30
17:30 - 18:00



  • Nas tardes de interatividade a turma será dividida em dois grupos:

Grupo 1: Participará de atividades práticas no laboratório durante toda a tarde.
Grupo 2: No primeiro período participará do jogo DDR e no segundo período terá uma aula teórico/prática de bioinformática.
No dia seguinte os grupos terão as atividades invertidas.


Número de vagas

Serão oferecidas 40 vagas.

Critérios de admissão de candidatos

Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.

Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate.

Ajuda aos participantes

Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso. Não será fornecido auxílio alimentação, transporte ou moradia.

Comissão Organizadora e Professores


Dr. André Uchimura Bastos
  Dra. Andressa Peres de Oliveira
Camila Corradi Baruchi
Davi Jardim Martins
Davi Mendes
Dra. Giovana da Silva Leandro
Giovana F. Romualdo
Juliana Fernandes
Dra. Juliana Brandstetter Vilar
Dra. Ligia Pereira Castro
Lívia Luz Souza Nascimento
Dra. Luciana Rodrigues Gomes
MSc. Maira Rodrigues de Camargo Neves
MSc. Nathalia Quintero
MSc. Tiago Antonio de Souza
Dra. Valquiria Tiago dos Santos
William Kleber Martins Vieira

Prof. Dr. Enrique Mario Boccardo Pierulivo

Técnicos de nível superior:
Dra. Veridiana Munford
Dra. Camila Carrião Machado Garcia


Coordenadores docentes:
Prof. Dr. Carlos Frederico Martins Menck
Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo

Inscrições

De 20/05 a 08/06! Não percam!

Lista de Aprovados (Em ordem alfabética)


Anne Caroline Cezimbra da Silva
Beatriz Caroline de Moraes
Beatriz Dias Barbieri
Camila Amaro Caldeira
Carolina Harumi Cavarson
David Pablo Cunha Jolvino
Diogo Ferri Marques
Elisa Varella Branco
Évelyn Helena Ascendino da Mata
Felipe Silva Rodrigues
Fernanda Mizuguchi Leite
Gabriela Bulgarelli do Nascimento
Henrique Pellin Biasoto
James Eduardo Lago Londero
Johnathan de Andrade Vieira
Kharla Nayara Abrantes de Almeida
Lorena da Silva Ferreira
Matheus de Freitas Moura
Natália Chermont dos Santos Moreira
Nathalia de Lima Gonçalves
Rafaela Christine Perez
Raquel Merino Urteaga
Rayana dos Santos Feltrin
Sofia Lígia Guimarães Ramos
Sumara de Freitas
Tárika Gonçalves do Carmo Oliveira
Tathyane Chaves Faria
Thaís Oliveira Cassiano dos Santos
William Kleber Martins Vieira
Yaslle Andrade Cavalcante Moraes


Convocados da segunda chamada (por ordem de chamada)

1. Fernanda Karina da Silva Ribeiro
2. Arthur Baruel Zaneti
3. Janainna de Assis Mazelli
4. Thales Koba de Moura
5. Luíse Araújo de Albuquerque Simões
6. Felipe Cesar de Almeida Claudino
7. Marilia Elias De Almeida


Lista de Espera (por ordem de chamada)

1. Dayanne Chagas Sampaio
2. Ana Sayuri Yamagata
3. Andreza de Oliveira Lira
4. Bruno Borges da Silva
5. Raisa Calil
6. Débora Cabral de Carvalho Corrêa
7. Diego Reis Silva
8. Isabela Salla Feitosa
9. Juliana Smelan Queiroz
10. Leandro Teodoro Júnior
11. Karina Lucatto Marra
12. Talyne Emilia Santos Silva
13. Samuel Santos Pereira
14. Murillo da silva santos
15. Paola Marino Dantonio
16. Pedro Ivo Gomes dos Santos Neto
17. Pedro Adolpho de Menezes Pacheco Serio
18. Camila Cristina Panisello Ferreira
19. Stefany Cristine Rodrigues da Silva
20. Dandara Lopes Ribeiro
21. Monica Tiemi Yonamine
22. Giovanna Cassone Salata
23. Rodrigo Lucas de Faria


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