Curso de inverno

From Laboratório de Reparo de DNA

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Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso, bem como do CEPE-USP para alunos que residam fora da cidade de São Paulo e imediações. Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso, bem como do CEPE-USP para alunos que residam fora da cidade de São Paulo e imediações.
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Ms. Alessandra Pelegrini<br> Ms. Alessandra Pelegrini<br>
Alexandre Teixeira Vessoni<br> Alexandre Teixeira Vessoni<br>

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Conteúdo


I CURSO DE INVERNO – 2012

RESPOSTAS AOS DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM ENVELHECIMENTO E CÂNCER


Apresentação

O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.


Objetivos

Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Complementar a formação dos alunos de graduação uma vez que os temas abordados no curso não são estudados em profundidade nas disciplinas básicas da graduação; Promover a formação didática dos alunos de Pós-graduação.


Público alvo

Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde.


Justificativa

Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.


Estrutura básica do curso

Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados.

Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala.

Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.

Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. Período do curso: 16 a 21 de julho de 2012.


Cronograma do Curso

O curso será realizado na terceira semana de julho, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.

Horário Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
8:00 - 8:15

Resposta ao dano no DNA

8:15 - 8:30

Ciclo e Checkpoint

8:30 - 8:45 Introdução Quebras no DNA Tolerância Intro Terapia
8:45 - 9:00 Estudo de Caso Cometa
Envelhecimento
9:00 - 9:15




9:15 - 9:30

Mini-Intervalo

9:30 - 9:45
Intervalo Senescência e Intervalo Intervalo
9:45 - 10:00 Entrega Ex. Ficção
Morte Clular
Modelo Interativo
10:00 - 10:15 Intervalo


Linha do Tempo
10:15 - 10:30
NER + Doenças
Envelhecimento
10:30 - 10:45
Associadas Intervalo & Reparo
10:45 - 11:00 Lesões no DNA UDS

Exercício
11:00 - 11:15



Ficção
11:15 - 11:30
Cometa Jogo

11:30 - 11:45
Prática (NER)
Prática
11:45 - 12:00 Prática (Lesões)

(Envelhecimento)
12:00 - 12:15
Modelo Interativo


12:15 - 12:30




12:30 - 12:45




12:45 - 13:00 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:00 - 13:15




13:15 - 13:30




13:30 - 13:45




13:45 - 14:00




14:00 - 14:15




14:15 - 14:30 Estresse Redox Evolução e Intro Câncer Autofagia
14:30 - 14:45
Bioinformática
Imuno Encerramento
14:45 - 15:00




15:00 - 15:15




15:15 - 15:30 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
15:30 - 15:45




15:45 - 16:00




16:00 - 16:15 BER Prática Lab Câncer e Reparo

16:15 - 16:30
Bioinformática


16:30 - 16:45


Aula Semi-Prática Avaliação
16:45 - 17:00
Alinhamento


17:00 - 17:15 Prática (BER & Estresse Redox) Sequenciamento Prática (Câncer)

17:15 - 17:30 Processamento e Massas
Western

17:30 - 17:45




17:45 - 18:00 Modelo Interativo
Modelo Interativo Modelo Interativo


Número de vagas

Serão oferecidas 20 vagas.


Critérios de admissão de candidatos

Pré-requisitos: ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação; sugere-se conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Celular e Genética.

Processo seletivo: Os critérios de seleção definidos visam favorecer candidatos com perfil acadêmico, baseado em parâmetros apoiados comumente na maioria dos processos seletivos de cursos de extensão. Para tanto, foi elaborado um questionário eletrônico com uma pontuação associada, que nos fornecerá um critério objetivo para esta escolha. Em caso de empate, uma sessão subjetiva onde o candidato justifica o seu interesse em participar será avaliada e utilizada no desempate. O questionário encontra-se em anexo. A inscrição será realizada através da internet (http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno).

Ajuda aos participantes

Iremos solicitar ao COSEAS autorização para que os alunos não matriculados na USP possam utilizar os restaurantes do campus durante a realização do curso, bem como do CEPE-USP para alunos que residam fora da cidade de São Paulo e imediações.

Comissão Organizadora

Ms. Alessandra Pelegrini
Alexandre Teixeira Vessoni
Ms. Annabel Quinet de Andrade
Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Carolina Quayle
Dra. Débora Braga Vieira
Francisco Ivanio Arruda Alves
Gustavo Satoru Kajitani
Ms. Juliana Brandstetter Vilar
Leonardo Carmo de Andrade Lima
Ms. Leticia Koch Lerner
Ligia Pereira Castro
Dra. Luciana Rodrigues Gomes
Dra. Vânia Santos Braz
Vitor Miranda

Pós-doutores ministrantes:

Dr. André Passaglia Schuch
Dra. Camila Carrião Machado Garcia
Dra. Daniela Tatiana Soltys
Dra. Débora Braga Vieira
Dra. Luciana Rodrigues Gomes
Dra. Vânia Santos Braz

Pós-graduandos ministrantes:

Ms. Alessandra Pelegrini
Alexandre Teixeira Vessoni
Ms. Annabel
Carolina Quayle
Leonardo Carmo de Andrade Lima
Ligia Pereira Castro

Monitoria - alunos de iniciação científica:

Vitor Miranda
Gustavo Satoru Kajitani

Técnicos nível superior:

Dra. Veridiana Munford
Francisco Ivanio Arruda Alves

Inscrições


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