-=<br>I CURSO DE INVERNO – 2012=+{|width="100%" -RESPOSTAS A DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM ENVELHECIMENTO E CÂNCER+|-  +|align="center" size=20%|  +<font size="5px"> '''Visite nosso novo [https://sites.google.com/usp.br/laboratoriodereparodedna/ site]!'''</font>  +<br>  +|}  +[[Image:Novo_logo.PNG|thumb| 200px|center]]  +<br>  +<br>  +  +=<br>VIII CURSO DE INVERNO – 2019=  +  +<font size="5px"><b>"Respostas a danos no DNA: Implicações em envelhecimento e Câncer" </b></font> <br>  +Curta a nossa página no [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] !!<br>  +<!-- #comentado  +<font size="5px">'''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 A lista dos selecionados está disponível!]'''</font> <br><br>  +Se você não está nela, sempre tem a '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php?title=Curso_de_inverno#Lista_de_Espera_.28ordem_de_chamada.29 lista de espera]''' <font size="0.1px">(e o ano que vem)</font><br>.  +<font size="5px">  +Inscrições encerradas! A lista de aprovados e a lista de espera estão no final da página - '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 aqui]'''  +</font> <br>  +<br>Obrigado pela inscrição e seu interesse! Caso você não tenha sido selecionado, o curso é anual - As inscrições abrem de novo ano que vem!  +-->  +<!-- #comentado  +<font size="4px"> <br>Pedimos que o aluno selecionado tenha responsabilidade e comprometimento ao aceitar a participação no curso. Pedimos que nos comunique qualquer imprevisto que impossibilite a presença no curso. Ao confirmar e não comparecer o aluno estará tirando a oportunidade de um colega participar! </font>  +<font size="5px">  +</font> <font size="2px">  +<br><br>  +-->  +Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br>  +[[Image:Cabeçalho2019.jpg|900px]]<br><br>  +  +  +==Sequência para exercício 1 - bioinformática==  +<br>MLFLCATKFSASAPSSCTDITVFLSNDPSSLSKVPITSPEAKTQESGPPVTATKKATTSLESLFQKAAEK<br>QRVKEASLSSLTATTQDPKSNSPLKPSLPFQTSHTTGMEPFFKQKSLLLKQKELNNPSVFISPQNPQSSP <br>QELPNRFPTEYPDSACVCDEVSKLESSEATSEERDLAQNSPSRLASLISKPALEVAQKTTTRRSLPVNED<br>QVPCEKCGSLVAVWEMPEHMDYHFALELQKSFLQSQSSNTRVVPASSPQSKRNPKSPLASSNKRPRPEGM<br>KTLESFFKPLTH<br><br>  +  +  +<!-- #comentado  +==Apostila: Capítulo Extra==  +<b>Aula 16: Células tronco e Edição de genomas</b><br>  +Capítulo extra da aula da Dra. Clarissa!<br>  +[[media:Apostila_clarissa.pdf|Clique aqui]] para abrir o pdf do capítulo extra!  +-->  +==Inscrições==  +  +<!-- #comentado  +Inscrições ABERTAS de 15 de Abril a 30 de Maio de 2019.<br>  +Inscreva-se pelo formulário [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfh6Mvb70kk3sa8Lr4Haj5hzI4iAluXfgBqf1QNtNjsXBMKyQ/viewform Clique AQUI!]  +-->  +  +<!-- <font size="5px"> <br>As inscrições já se <b>encerraram</b>!! Aguarde a divulgação da lista dos selecionados e da lista de espera </font>  +<font size="5px">  +-->  +  +<!-- #comentado  +Mas <b><u>não</u> </b> use o link caso não seja aluno de graduação. Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br>  +-->  +  +Inscrições encerradas, a lista de aprovados está abaixo! <b> Os alunos têm até o dia 25/06 para confirmar presença (dnarepairlab@gmail.com) </b>  +<br><br>  +  +==Lista Final==  +<!--  +==Lista de Aprovados (ordem alfabética)==  +-->  +Abu Bakr Adetayo Ariwoola <br>  +Alice Kei Endo <br>  +Ana Noemi Moura Marques Lima <br>  +Andressa Assunção dos Santos <br>  +Cristiele Saborito da Silva <br>  +Daiana da Silva de Almeida <br>  +Dayanne Chagas Sampaio <br>  +Fabiane Cristina Colunna <br>  +Gabriel Borel <br>  +Giovanna Marques Panessa <br>  +Gustavo da Silva Loureiro <br>  +Isadora Penedo de Souza <br>  +Jefferson Ribeiro da Silva <br>  +Joyce Alves Ventura <br>  +Kemily Loren Barros Chucata <br>  +Lais Gonçalves Parvan <br>  +lais lins de lira <br>  +Letícia de Sousa Lopes <br>  +Letícia Oliveira Lopes <br>  +Linda Karolynne Seregni Monteiro <br>  +Maria Vitória Lima Oliveira <br>  +Mariana Soares de Alencar <br>  +Marianna Dantas <br>  +Marisa Gabriela de Almeida Vieira <br>  +Mateus Duarte de Gois <br>  +Mateus Marques Silva <br>  +Milenna Pirovani <br>  +Nathalia Caroline Teixeira Zana <br>  +Nicole Lima Cosentino <br>  +Renata Santos <br>  +Thaís Meseque Pereira <br>  +Thaline Cunha de Goes <br>  +Thaynan Lopes Gonçalves <br>  +Thaynara Barbosa Freitas <br>  +Thiago Florentino <br>  +Thiago Francisco Pessoa <br>  +Victória Alves Moreira <br>  +Victória Larissa Schimidt Camargo <br>  +Vitória Alves de Lima <br>  +Vitoria Regina Saviolli <br>  +<br>  +<b>Lista ouvintes:</b>  +<br>  +Jacqueline Gonçalves Santana <br>  +Fabiana Marques Diniz André <br>  +Anderson Fonseca Aoki <br>  +Sulayne Janayna Araujo Guimaraes <br>  +Gessica Nagle Ferreira da Silva Calixto <br>  +Priscilla Doria de Mattos <br>  +Tamara Barbosa Gomes <br>  +<br><br> ==Apresentação== ==Apresentação== - O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada.+O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada. <br><br> <br><br> -'''Inscrições: 24 a 30 de maio de 2012 [http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Inscri.C3.A7.C3.B5es (link)] '''+<b>  +Período do curso: De 22 a 26 de julho de 2019.</b> <br>  +   +<b>Período de inscrição: De 15 de abril a 30 de maio de 2019.</b>  +   +<!-- conteúdo comentado (escondido)  +As inscrições estão encerradas.  +<br>  +--> ==Objetivos== ==Objetivos== -Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento;+   +Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; ==Público alvo== ==Público alvo==  + Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde. Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde. ==Justificativa== ==Justificativa== -Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população.+Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população. -==Estrutura básica do curso==+==Estrutura básica== Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados. Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados. Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. -Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores.+Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula. -Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. +Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores. -'''Período do curso: 16 a 20 de julho de 2012.'''+ -==Cronograma do Curso==+Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br>  +<br>  +'''Período do curso: dias 22 a 26 de julho de 2019''' - O curso será realizado na terceira semana de julho, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço.+==Cronograma==
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