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- | =<br>I CURSO DE INVERNO – 2012= | + | {|width="100%" |
- | RESPOSTAS AOS DANOS NO DNA: IMPLICAÇÕES EM ENVELHECIMENTO E CÂNCER | + | |- |
| + | |align="center" size=20%| |
| + | <font size="5px"> '''Visite nosso novo [https://sites.google.com/usp.br/laboratoriodereparodedna/ site]!'''</font> |
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| + | [[Image:Novo_logo.PNG|thumb| 200px|center]] |
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- | ==Apresentação:== | + | =<br>VIII CURSO DE INVERNO – 2019= |
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- | O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada. | + | <font size="5px"><b>"Respostas a danos no DNA: Implicações em envelhecimento e Câncer" </b></font> <br> |
| + | Curta a nossa página no [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] !!<br> |
| + | <!-- #comentado |
| + | <font size="5px">'''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 A lista dos selecionados está disponível!]'''</font> <br><br> |
| + | Se você não está nela, sempre tem a '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php?title=Curso_de_inverno#Lista_de_Espera_.28ordem_de_chamada.29 lista de espera]''' <font size="0.1px">(e o ano que vem)</font><br>. |
| + | <font size="5px"> |
| + | Inscrições encerradas! A lista de aprovados e a lista de espera estão no final da página - '''[http://www.icb.usp.br/~mutagene/index_pt-br.php/Curso_de_inverno#Lista_de_Aprovados_.28ordem_alfab.C3.A9tica.29 aqui]''' |
| + | </font> <br> |
| + | <br>Obrigado pela inscrição e seu interesse! Caso você não tenha sido selecionado, o curso é anual - As inscrições abrem de novo ano que vem! |
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| + | <!-- #comentado |
| + | <font size="4px"> <br>Pedimos que o aluno selecionado tenha responsabilidade e comprometimento ao aceitar a participação no curso. Pedimos que nos comunique qualquer imprevisto que impossibilite a presença no curso. Ao confirmar e não comparecer o aluno estará tirando a oportunidade de um colega participar! </font> |
| + | <font size="5px"> |
| + | </font> <font size="2px"> |
| + | <br><br> |
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| + | Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br> |
| + | [[Image:Cabeçalho2019.jpg|900px]]<br><br> |
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| + | ==Sequência para exercício 1 - bioinformática== |
| + | <br>MLFLCATKFSASAPSSCTDITVFLSNDPSSLSKVPITSPEAKTQESGPPVTATKKATTSLESLFQKAAEK<br>QRVKEASLSSLTATTQDPKSNSPLKPSLPFQTSHTTGMEPFFKQKSLLLKQKELNNPSVFISPQNPQSSP <br>QELPNRFPTEYPDSACVCDEVSKLESSEATSEERDLAQNSPSRLASLISKPALEVAQKTTTRRSLPVNED<br>QVPCEKCGSLVAVWEMPEHMDYHFALELQKSFLQSQSSNTRVVPASSPQSKRNPKSPLASSNKRPRPEGM<br>KTLESFFKPLTH<br><br> |
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| + | <!-- #comentado |
| + | ==Apostila: Capítulo Extra== |
| + | <b>Aula 16: Células tronco e Edição de genomas</b><br> |
| + | Capítulo extra da aula da Dra. Clarissa!<br> |
| + | [[media:Apostila_clarissa.pdf|Clique aqui]] para abrir o pdf do capítulo extra! |
| + | --> |
| + | ==Inscrições== |
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| + | <!-- #comentado |
| + | Inscrições ABERTAS de 15 de Abril a 30 de Maio de 2019.<br> |
| + | Inscreva-se pelo formulário [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfh6Mvb70kk3sa8Lr4Haj5hzI4iAluXfgBqf1QNtNjsXBMKyQ/viewform Clique AQUI!] |
| + | --> |
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| + | <!-- <font size="5px"> <br>As inscrições já se <b>encerraram</b>!! Aguarde a divulgação da lista dos selecionados e da lista de espera </font> |
| + | <font size="5px"> |
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| + | <!-- #comentado |
| + | Mas <b><u>não</u> </b> use o link caso não seja aluno de graduação. Dúvidas e sugestões, mande um email para dnarepairlab@gmail.com ou entre em contato via [http://www.facebook.com/reparodedna Facebook] <br> <br> |
| + | --> |
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| + | Inscrições encerradas, a lista de aprovados está abaixo! <b> Os alunos têm até o dia 25/06 para confirmar presença (dnarepairlab@gmail.com) </b> |
| + | <br><br> |
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| + | ==Lista Final== |
| + | <!-- |
| + | ==Lista de Aprovados (ordem alfabética)== |
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| + | Abu Bakr Adetayo Ariwoola <br> |
| + | Alice Kei Endo <br> |
| + | Ana Noemi Moura Marques Lima <br> |
| + | Andressa Assunção dos Santos <br> |
| + | Cristiele Saborito da Silva <br> |
| + | Daiana da Silva de Almeida <br> |
| + | Dayanne Chagas Sampaio <br> |
| + | Fabiane Cristina Colunna <br> |
| + | Gabriel Borel <br> |
| + | Giovanna Marques Panessa <br> |
| + | Gustavo da Silva Loureiro <br> |
| + | Isadora Penedo de Souza <br> |
| + | Jefferson Ribeiro da Silva <br> |
| + | Joyce Alves Ventura <br> |
| + | Kemily Loren Barros Chucata <br> |
| + | Lais Gonçalves Parvan <br> |
| + | lais lins de lira <br> |
| + | Letícia de Sousa Lopes <br> |
| + | Letícia Oliveira Lopes <br> |
| + | Linda Karolynne Seregni Monteiro <br> |
| + | Maria Vitória Lima Oliveira <br> |
| + | Mariana Soares de Alencar <br> |
| + | Marianna Dantas <br> |
| + | Marisa Gabriela de Almeida Vieira <br> |
| + | Mateus Duarte de Gois <br> |
| + | Mateus Marques Silva <br> |
| + | Milenna Pirovani <br> |
| + | Nathalia Caroline Teixeira Zana <br> |
| + | Nicole Lima Cosentino <br> |
| + | Renata Santos <br> |
| + | Thaís Meseque Pereira <br> |
| + | Thaline Cunha de Goes <br> |
| + | Thaynan Lopes Gonçalves <br> |
| + | Thaynara Barbosa Freitas <br> |
| + | Thiago Florentino <br> |
| + | Thiago Francisco Pessoa <br> |
| + | Victória Alves Moreira <br> |
| + | Victória Larissa Schimidt Camargo <br> |
| + | Vitória Alves de Lima <br> |
| + | Vitoria Regina Saviolli <br> |
| + | <br> |
| + | <b>Lista ouvintes:</b> |
| + | <br> |
| + | Jacqueline Gonçalves Santana <br> |
| + | Fabiana Marques Diniz André <br> |
| + | Anderson Fonseca Aoki <br> |
| + | Sulayne Janayna Araujo Guimaraes <br> |
| + | Gessica Nagle Ferreira da Silva Calixto <br> |
| + | Priscilla Doria de Mattos <br> |
| + | Tamara Barbosa Gomes <br> |
| + | <br><br> |
| + | |
| + | ==Apresentação== |
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| + | O principal objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, para assim formar um profissional mais crítico e atualizado. A idéia do curso surgiu do anseio de discutir temas tão importantes e presentes no cotidiano, como câncer e envelhecimento, sob uma perspectiva diferente que seria a resposta aos danos no DNA. Esta vontade nos levou a iniciativa de elaborar um curso de férias no ICB para alunos da graduação para preencher as possíveis lacunas na formação dos novos profissionais que serão destinados à diversas áreas tais como: Educação, Pesquisa Acadêmica e Iniciativa Privada. |
| + | <br><br> |
| + | <b> |
| + | Período do curso: De 22 a 26 de julho de 2019.</b> <br> |
| + | |
| + | <b>Período de inscrição: De 15 de abril a 30 de maio de 2019.</b> |
| + | |
| + | <!-- conteúdo comentado (escondido) |
| + | As inscrições estão encerradas. |
| + | <br> |
| + | --> |
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| + | ==Objetivos== |
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- | ==Objetivos:== | + | Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por fontes endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com evolução, envelhecimento e câncer; |
- | Provocar a reflexão nos alunos sobre os danos ao DNA causados por vias endógenas ou exógenas e correlacionar estas lesões com o câncer e o envelhecimento; | + | |
| Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; | | Elucidar alguns sistemas responsáveis pelo reparo destas lesões ao DNA e relacionar com algumas síndromes causadas por deficiências nos sistemas de reparo de DNA; |
| Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; | | Discutir as alterações moleculares que permitam a célula manter a homeostase celular; |
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- | ==Público alvo:== | + | ==Público alvo== |
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| Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde. | | Alunos de graduação das áreas de ciências biológicas, exatas e saúde. |
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- | ==Justificativa:== | + | ==Justificativa== |
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- | Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os processos que levam ao envelhecimento normal ou patológico nos indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população. | + | Dentre as principais funções das Universidades com reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade de São Paulo, estão a formação de pesquisadores, professores e profissionais nas diversas áreas das humanidades, ciências da natureza, exatas e saúde. Para que tais funções sejam cumpridas com a competência exigida, cursos de extensão são de extrema importância no sentido de complementar os já oferecidos nas grades curriculares obrigatórias e optativas, englobando temas atuais e muito importantes para a formação de um profissional completo e diferenciado. Neste contexto, nosso curso de inverno visa complementar a formação e a atualização dos alunos de graduação em temas de fundamental importância para a saúde da população: serão abordados assuntos como os eventos que levam à mutagênese, processo essencial para a evolução de organismos, bem como à formação de diferentes tipos de câncer; Processos relacionados ao envelhecimento normal ou patológico em indivíduos; doenças genéticas, desde aquelas altamente prevalentes, como o câncer, até síndromes muito raras e comprometedoras como, por exemplo, a Ataxia Telangiectasia (ATM) e o Xeroderma Pigmentosum (XP). Paralelamente, este curso proporcionará aos alunos de pós-graduação a oportunidade de aprimorarem sua formação pedagógica, estendendo seus conhecimentos diretamente à esta parcela da população. |
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- | ==Estrutura básica do curso:== | + | ==Estrutura básica== |
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| Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados. | | Aulas teóricas – As aulas serão em parte serão expositivas, mas contando com animações e mantendo-se interativas e abertas a discussões. A interação entre alunos e professor ocorrerá através da construção e aplicação diária dos conceitos base relacionados aos temas abordados. |
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| Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. | | Aula semi-prática – aula ilustrativa de experimentos realizados previamente pelos monitores, cujos procedimentos e resultados serão discutidos pelos alunos, sedimentando os conceitos abordados em sala. |
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- | Atividades lúdicas: exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores. | + | Aula prática de bioinformática – aula em sala de computação para realização de exercício guiado de análise de sequências através do uso de ferramentas de bioinformática para interpretação biológica do efeito de mutações na célula. |
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- | Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. | + | Atividades lúdicas – exercício com abordagem investigativa tendo como base os conceitos dados durante a semana; e a construção de esquemas ilustrativos montados pelos alunos com o auxílio dos monitores. |
- | Período do curso: 16 a 21 de julho de 2012. | + | |
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| + | Observações: A execução, preparo das aulas, atividades didáticas e construção das animações e atividades lúdicas ficarão sob a responsabilidade dos alunos de pós-graduação e pós-docs que contarão com a colaboração dos coordenadores deste curso. <br> |
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| + | '''Período do curso: dias 22 a 26 de julho de 2019''' |
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- | ==Cronograma do Curso:== | + | ==Cronograma== |
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- | O curso será realizado na terceira semana de julho, com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00min às 12h15min) e 4 horas no período da tarde (13h45min às 18h00min) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora de intervalo para o almoço. | + | O curso será realizado nos dias''' 22 a 26 de julho de 2019''', com carga horária total de 40 horas, sendo 4 horas no período da manhã (08h00 às 12h15) e mais 4 horas no período da tarde (13h45 às 18h00) com intervalos de 15 minutos em cada período e uma hora e meia de intervalo para o almoço. |
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