André Passaglia Schuch

From Laboratório de Reparo de DNA


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), onde foi bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET-BIO/UFSM e estagiário voluntário do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais. Atualmente, é aluno de Mestrado do curso Interunidades em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo de DNA, mutagênese ambiental, fotobiologia e biotecnologia.


Resumo do Projeto

Devido a sua localização geográfica, altas doses de radiação ultravioleta (UV) incidem no território brasileiro, onde a população tem como costume se expor prolongadamente aos raios solares. Consequentemente, o uso de produtos contendo filtros solares tornou-se a principal estratégia de proteção adquirida por grande parte da população. A avaliação atual do Fator de Proteção Solar (FPS) de uma substância é aqui questionada devido a verificação de uma eficiente indução de lesões de DNA pela radiação UVA, na qual não é considerada em testes de FPS por não induzir eritema. Desta forma, com o uso da tecnologia Dosímetro de DNA, pretendemos avaliar a eficiência de proteção biológica de substâncias através da determinação do fator de proteção solar ao DNA (FPS-DNA).Os valores do FPS-DNA serão obtidos através da quantificação de lesões de DNA com o uso de enzimas de reparo de DNA e anticorpos específicos, após exposições às radiações UVB, UVA e solar. Esses serão correlacionados com a indução de lesões de DNA e de apoptose em linhagens de fibroblastos humanos (proficientes e deficientes em reparo de DNA). Também, pretende-se construir uma nova linhagem de fibroblasto humano deficiente nas vias de reparo por excisão de nucleotídeos (mutada no gene XPA) e no reparo por excisão de bases, através do silenciamento do gene OGG1 com o uso de lentivírus recombinante e transdução do shRNA específico para esse gene. Com essas células, será possível avaliar o real impacto biológico das lesões oxidativas formadas pela luz UVA. Portanto, a aplicação do Dosímetro de DNA fornecerá uma análise a nível molecular da qualidade de proteção de uma determinada substância.

Publicações

Escreva aqui suas publicações mais importantes |}SCHUCH, André Passaglia; GUARNIERI, Ricardo A; ROSA, Marcelo Barcelos; PINHEIRO, Damaris K; MUNAKATA, Nobuo; SCHUCH, Nelson Jorge. Comparisons of Biologically Effective Doses of Solar UV-Radiation Determined with Spore Dosimetry and Spectral Photometry in 2000 – 2003 at Southern Brazil. Advances in Space Research, vol. 37, 1784-1788, 2006.

Ferramentas pessoais
Outras línguas