Gestao BD Accuri C6

From Laboratório de Reparo de DNA

PLANO DE GESTÃO EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO

BD Accuri™ C6 (voltar)

Equipamento: Citômetro de Fluxo de Bancada - BD ACCURI C6

O equipamento foi adquirido através de processo FAPESP (Projeto EMU # 2015/00296-2, ligado ao Projeto Temático 2014/15982-6), sendo seu uso potencial descrito abaixo. Este equipamento será instalado no laboratório de Reparo de DNA, Depto. de Microbiologia, Instituto de Ciências Biomédicas USP (Ed. Biomédicas 2, Anexo didático, sala 116, tel 3091-7499).

O uso do equipamento está aberto para multiusuários por quatro períodos por semana (2a. 3a, 5a e 6a-Feiras, pelas manhãs, das 8:00 às 12:00 hs), mediante agendamento na semana anterior ao uso previsto e até 48 horas antes do experimento. O agendamento deve ser feito através do e-mail multireparo@gmail.com. Casos extraordinários poderão ser discutidos junto ao comitê gestor mediante solicitação via email.

Pessoal qualificado para manuseio do equipamento

O manuseio do Citômetro de Fluxo de Bancada deverá ser feito apenas por pessoal habilitado e treinado para sua operação. O treinamento será oferecido por equipe da própria empresa BD, ou por membros do grupo do laboratório de Reparo de DNA, dependendo de disponibilidade destes. Este equipamento poderá ser utilizado por docentes, funcionários, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da ICB/USP ou de outras instituições de ensino e pesquisa.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Cada laboratório usuário deverá se credenciar junto ao equipamento, indicando quais seriam os usuários habilitados a operar o uso do equipamento (ver formulário anexo). Somente usuários comprovadamente habilitados poderão utilizar o aparelho. Em caso de não uso do equipamento em período devidamente agendado, o usuário deverá cancelar o agendamento com antecedência mínima de 24 horas, caso contrário, próximos agendamentos poderão ser restringidos pelo Comitê Gestor.

Comitê Gestor

Foi constituído um Comitê Gestor específico para este equipamento de uso compartilhado, formado por três professores e uma especialista de nível superior que coordenará o uso do equipamento:

   Prof. Dr. Carlos FM Menck
   Prof, Dr. Gustavo P. Amarantes Mendes
   Prof. Dr. Enrique Boccardo
   Dra. Veridiana Munford

Comitê de Usuários Será constituído um Comitê de Usuários específico, com até 4 membros, entre os pesquisadores que utilizarem de fato o equipamento no primeiro ano de uso. Preferencialmente esses usuários serão de pelo menos dois Deptos e/ou unidades diferentes. Estes deverão realizar críticas e sugestões no sistema de funcionamento do equipamento ao Comitê Gestor. Eventualmente levarão essas críticas ao conhecimento da Diretoria do ICB, USP.

Pelo prazo de um ano, após a instalação do equipamento serão componentes do Comitê Usuários os seguintes docentes:

   Prof, Dr. Gustavo P. Amarantes Mendes, Depto. de Imunologia
   Prof. Dr. Enrique Boccardo Pierulivo, Depto. de Microbiologia
   Prof. Dr. Rodrigo Galhardo, Depto. de Microbiologia

Recursos e Instalações para o Equipamento

O equipamento foi alocado no laboratório de Reparo de DNA que contém espaço disponível e recursos para sua instalação. Seu uso será permitido através de simples agendamento, sendo que material de consumo necessário para os experimentos deverá ser providenciados pelo usuário. Eventualmente, os docentes responsáveis pelos laboratórios usuários poderão acordar com o Comitê Gestor a compra de material de consumo que substitua consumíveis e eventuais manutenções necessárias para o bom funcionamento do equipamento.

Serviços disponíveis

Os pedidos para utilização do equipamento deverão ser apresentados inicialmente em formulário próprio de cadastramento (ver anexo), que ficará disponível no site desta Instituição. O solicitante deverá ser o docente responsável pela pesquisa, que se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha a ocorrer durante o uso do equipamento. Este solicitante deverá apresentar, necessariamente, indicação de financiamento de seu projeto de pesquisa e indicar os usuários habilitados de seu grupo. A partir desses cadastros os usuários farão o agendamento do uso. O que poderá ser feito com antecedência máxima de 10 dias úteis (semana anterior), em relação à data pretendida para o uso do equipamento. O solicitante se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha a ser produzido durante o seu uso. Além disso, o Comitê Gestor poderá negar a utilização do equipamento se entender que o usuário não cumpre com as práticas corretas de agendamento/cancelamento ou que possa causar danos ao aparelho decorrente de mau uso. É responsabilidade dos usuários a elaboração, execução e análise dos dados gerados com sua utilização.

O agendamento para utilização do equipamento será realizado junto ao laboratório de Reparo de DNA, através do contato via email multiusuario.reparo@gmail.com. O horário para agendamento e utilização do equipamento será das 8:00 as 12:00 da manhã. Casos extraordinários poderão ser discutidos mediante solicitação via email. Os custos com material de consumo serão de responsabilidade do solicitante.

Recursos para manutenção do equipamento

Caso necessário, a manutenção do equipamento será de responsabilidade dos laboratórios usuários, por meio de rateio dos custos relativos ao conserto e manutenção. Para isso, sistemas de cobrança de taxas de acordo com o número de horas utilizadas poderão ser implementadas, mediante a disponibilização de apoio institucional para isso. Além disso, os usuários serão responsáveis pela aquisição de todos os materiais necessários para a realização dos próprios experimentos.

Utilização do Equipamento

Todos os interessados em desenvolver projetos de pesquisa neste equipamento devem cadastrar seus projetos em formulário próprio, a ser disponibilizado em endereço eletrônico. E cumprir as regras estabelecidas para o uso do equipamento.

Gestão e Compartilhamento

As normas aplicam-se a todas as pessoas (docentes, funcionários, discentes da graduação, pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores) que utilizarão este equipamento e necessitem de acesso ou permanência autorizados nas dependências em que o mesmo esteja instalado.

O usuário deverá ter conhecimento e obedecer às normas de segurança constantes do manual de segurança que estará disponível no site desta instituição e no laboratório de Reparo de DNA. Antes da utilização do equipamento o usuário deverá fazer um treinamento com o pessoal técnico especializado. É proibida sua utilização sem a autorização prévia do Comitê Gestor. Os usuários deverão adotar todas as condutas de boas práticas laboratoriais que deverão estar disponíveis no local.

Ferramentas pessoais