Quem somos

História do Departamento

O Departamento de Imunologia foi criado em 16/12/1982, pela Resolução 2.446. Atualmente, ocupa uma área de 2.500 m² no Edifício Biomédicas IV e conta com 5 professores titulares, 7 associados e 4 doutores. Dezessete técnicos especializados estão vinculados aos laboratórios, quatorze aos biotérios e 4 técnicos administrativos trabalham nas secretarias (projetos, departamento, graduação e pós-graduação).

A linha mestra de Pesquisa do Departamento é a elucidação dos mecanismos imunológicos básicos, utilizando-se modelos experimentais e doenças humanas. A atividade de Pesquisa se desenvolve em 18 Laboratórios, com linhas de pesquisa definidas e projetos financiados por agências de fomento à pesquisa. Existem ainda, no âmbito do Departamento, áreas de apoio à pesquisa como Biotério de Criação de Animais Isogênicos, Biotério de Experimentação Animal e Laboratório de Histologia.

O Departamento de Imunologia ministra disciplinas de Graduação, nos períodos diurno e noturno, para os cursos de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Ciências Biológicas, Nutrição, Enfermagem, Ciências Biomédicas, Obstetrícia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional abrangendo um total de 1355 alunos/ano.

O Programa de Pós-graduação em Imunologia, credenciado em 1983, conta atualmente com 40 orientadores e 115 alunos matriculados, tendo já conferido 248 títulos de Mestre e 239 de Doutor. Em 1990, na avaliação da CAPES, recebeu o conceito A em ambos os níveis, e no triênio 1998-2000, o conceito 7. O programa de Pós-doutorado tem recebido grande apoio do Departamento, beneficiando recém-doutores do Programa de Pós-graduação, bem como doutores vindos de outras instituições.

Com relação à Prestação de Serviços à Comunidade, alguns docentes do Departamento fornecem assessoria na área de Imunodeficiências Primárias, Imunodiagnóstico, Alergia e Oncologia, bem como apoio ao Programa de Registro Latino-Americano de Imunodeficiências Primárias.

 

Prédio ICB-IV (Depto. de Imunologia)

História do Departamento de Imunologia (1982 – 2010)

História do Departamento de Imunologia (1999 – 2008)