Extensão

O Departamento participou do “USP e as Profissões”, do “Embaixadores Usp”, do “Icb Aberto A Escola”, e em 2011 publicamos um cconjunto de revisões escritas por docentes e alunos do Programa para comemorar os 40 anos do Icb (Scandinavian Journal of Immunology).

Metas para o próximo triênio (2012-2014)

a) Ampliar as atividades de Cultura e Extensão em conjunto com outros departamentos do ICB-USP.
b) Ampliar a participação do Departamento nas atividades de Divulgação Científica a diferentes públicos-alvo, assim como nos Serviços Assistenciais Diferenciados à Comunidade.
c) Ampliar a qualidade e a oferta de linhagens isogênicas ou transgênicas de camundongos mantidas no nosso Biotério de Animais Isogênicos à comunidade científica brasileira
d) Manter a participação dos docentes do Departamento nas atividades de assessoria e consultoria, não somente como pareceristas de revistas internacionais e nacionais indexadas e agências de fomento, mas também desenvolvendo atividades de coordenação nos comitês das próprias agências de fomento.
e) Manter a periodicidade bi-anual do curso “Imunologia do Dia-a-Dia” oferecido aos professores de ensino médio e fundamental da rede pública.
f) Manter a periodicidade anual do Simpósio “Recent Advances and Progress in Immunology” oferecido à comunidade científica e atrelado ao “São Paulo Graduate Immunology Course”.

Comentários das ações propostas para alcançar estes objetivos e metas.

a)  No que se refere a ampliar as atividades de Cultura e Extensão em conjunto com outros departamentos do ICB-USP, serão mantidos os programas “O ICB aberto à escola” e  “A universidade e as Profissões”.
b) No que se refere à ampliação da oferta de linhagens isogênicas à comunidade científica, pretendemos implantar a tecnologia de congelamento de embriões, procedimento que permitirá estabelecer um estoque bem mais amplo e acessível de linhagens.
c) Deve-se também dar continuidade à captação de recursos de agências de fomento  para o contínuo aprimoramento da estrutura física e de serviços do biotério.
d) Oferecimento à sociedade de análises complexas, no campo funcional e molecular, que permitam o esclarecimento da patogenia de doenças de natureza imunológica e o acesso dos pacientes a terapêuticas avançadas, tais como a terapia gênica.
e) Oferecimento de cursos de atualização para professores da rede de ensino público de nível fundamental e médio, onde temas de Imunologia relevantes para o cotidiano em sala de aula possam ser abordados
f) Oferecimento de novos cursos inter-semestrais de Imunologia destinados a alunos de graduação que estudem fora da USP e queiram se atualizar sobre os avanços mais recentes nesta área, bem como interagir com as linhas de pesquisa do nosso departamento.

 

Comissão de Cultura e Extensão do Departamento de Imunologia

Coordenador: Profa. Dra. Bruna Cunha de Alencar Barbieri, bruna.alencar@usp.br
Vice-coordenador: Profa. Dra. Maristela Martins de Camargo, mmcamar@usp.br

Secretário: João de Paula Pinheiro, joaop@usp.br

Links importantes

Comissão de Cultura e Extensão do ICB
Seção Cultura e Extensão do ICB
Pró-reitoria de Cultura e Extensão
Estação Ciência
Centro de Facilidades de Apoio à Pesquisa (CEFAP)