Pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia do ICB-USP foi criado em 1983 e classificado com o conceito A já na primeira avaliação da CAPES. A partir do triênio 1998-2000, a CAPES modificou os seus critérios e pontuações, e o nosso Programa continuou sendo avaliado com o conceito máximo (7), o qual mantém desde então. Contamos, hoje, com 35 orientadores, 15 pertencentes ao quadro de docentes do Departamento, 3 da Faculdade de Medicina da USP, 13 do Instituto Butantan, 1 do Hospital Israelita Albert Einstein e 2 da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Apenas 3 de nossos orientadores não são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (5 são pesquisadores 1A).

Vários de nossos orientadores são egressos do Programa. Desde sua criação, até a presente data, gerou um total de 242 Dissertações de Mestrado e 234 Teses de Doutorado. Em 2011, o total de alunos titulados foi 20, sendo 10 mestres e 10 doutores. Ingressaram no Programa 23 novos alunos, entre mestrandos e doutorandos. Os orientadores permanentes publicaram 111 trabalhos o que dá uma relação de 3,96 trabalhos/orientadores. Além disso, 15 bolsistas de pós-doutorado (FAPESP, CNPq e PNPD) contribuíram para enriquecer as atividades didáticas e científicas do Programa, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. O programa dispõe de 37 disciplinas, oferecidas regularmente, além de cursos ministrados em caráter eventual por professores convidados do Brasil e do exterior.

Mantemos, entre outras atividades, um programa de seminários semanais com palestrantes vindos dos melhores centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Nossos alunos participam anualmente de congressos científicos nacionais, e os melhores são ainda enviados para participar de eventos e estágios no exterior. Possuímos vários convênios com instituições nacionais e internacionais e participamos de programas de formação do tipo co-tutela. Nossos egressos estão colocados nas melhores Universidades e Institutos de pesquisa brasileiros, além de diferentes setores da iniciativa privada. Muitos dos mais jovens estão fazendo pós-doutorado no exterior.

Quatro dos nossos egressos dos últimos anos tornaram-se professores em instituições estrangeiras de ponta, como a The Rockefeller University, Indiana University School of Medicine, Ontario Cancer Institute/University of Toronto e Whitehead Institute for Biomedical Research. Finalmente, destacamos o fato de que o nosso programa recebeu por duas vezes o PREMIO CAPES da área Biológicas III, onde estamos inserido, e três menções honrosas, totalizando 5 premiações em 7 versões do evento.

Conheça o site daPós-Graduação em Imunologia – ICB-USP