Real Time PCR

Equipamento Real time PCR Stratagene Mx3005P (Agilent Technologies)

Processo EMU FAPESP 04/08811-9

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real é uma técnica de Biologia Molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma extremamente rápida. Com a PCR, quantidades mínimas de material genético podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a detecção rápida dos marcadores genéticos de doenças infecciosas ou doenças genéticas.

A PCR está desenhada de acordo com o princípio natural de replicação de DNA. Este é um processo que decorre em três passos, que em conjunto se designam como um ciclo e que se repete um número específico de vezes.

Assim, um ciclo de PCR consiste nos seguintes passos:
1. Desnaturação
2. Hibridização ou Annealing
3. Extensão

A PCR em tempo real associa a metodologia de PCR a um sistema de detecção e quantificação de fluorescência produzida durante os ciclos de amplificação.

A metodologia permite a amplificação, detecção e quantificação de DNA em uma única  etapa, agilizando a obtenção de resultados e minimizando o risco decorrente de possíveis contaminações.

O Departamento de Imunologia dispõe de um aparelho Real Time PCR localizado na sala 119 (1º andar) do prédio IV do Instituto de Ciências Biomédicas. Av. Prof Lineu Prestes, 1730- Cidade Universitária.

 

 

 

 

Agilent Technologies

 

http://www.genomics.agilent.com/en/qPCR-Instruments-Software/Mx3005P-qPCR-System/?cid=AG-PT-169&tabId=AG-PR-1127

O agendamento dos serviços deve ser feito pessoalmente, através da anotação de dia e hora de utilização na folha especifica de agendamentos, situada na porta de acesso do equipamento.

 

Responsável pelo serviço:

Prof. Dr. Niels Olsen Saraiva Camara

niels@icb.usp.br

Técnica responsável:

Christina Arslanian Kubo

arslani@usp.br

informações retiradas dos sites

http://www.roche.pt/portugal/index.cfm/produtos/equipamentos-de-diagnostico/products/molecular-diag/intro-pcr/

http://www.publicacoesweinmann.com.br/2009/04/pcr-quantitativo-em-tempo-real.html