Pós-Graduação

Edital de Abertura do Processo Seletivo – Ano letivo de 2020

 Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro
Departamento de Parasitologia – ICB/USP
 
O Coordenador de Pós-Graduação do Programa de Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidatos para o ano de 2020:
 
PROCESSO SELETIVO
1ª etapa: AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Avaliação escrita, baseada na leitura e interpretação de artigos científicos da área de Parasitologia para Mestrado (ME), Doutorado pós-mestrado (DO) e Doutorado Direto (DD). Serão selecionados artigos científicos publicados em periódicos da área de Parasitologia, em inglês, que deverão ser lidos e interpretados pelo candidato em português, inglês ou espanhol. Esta avaliação não substitui o certificado de proficiência em inglês. Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos.
                Esta avaliação terá validade de um ano para matrícula no programa, mas para concorrer à bolsa do programa a nota obtida nesse processo será válida até o início do processo seletivo seguinte.
 
Esta avaliação será ministrada pela CCP, três vezes ao ano, nos períodos entre (A) 10/03 a 13/03/2020, (B) 07/07 a 10/07/2020 e (C) 03/11 a 06/11/2020, e terá validade de um ano.
            As inscrições para a 1ª etapa em todos os níveis, ME, DO e DD ocorrerão em três períodos:
A.     início em 04/02/2020 até 21/02/2020
B.     início em 02/06/2020 até 19/06/2020
C.     início em 06/10/2020 até 16/10/2020
 
Após a aprovação na 1ª etapa, o ingresso no Mestrado (ME) é feito em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos adiante.
 
2ª etapa: APRESENTAÇÃO ORAL DO PROJETO PARA BANCA EXAMINADORA
Os candidatos a doutorado pós-mestrado (DO) e doutorado direto (DD), aprovados na 1ª Etapa, apresentarão os seus projetos de pesquisa para uma banca examinadora em data marcada pela CCP.
 
Esta avaliação será ministrada pela CCP três vezes ao ano nos períodos entre (A) 13/04 a 17/04/2020, (B) 17/08 a 21/08/2020 e (C) 07/12 a 11/12/2020 para ambas as modalidades de doutorado.
            As inscrições para a 2ª etapa no DO e DD se darão em três períodos:
A.     início em 24/03/2020 até 03/04/2020
B.     início em 20/07/2020 até 31/07/2020
C.     início em 09/11/2020 até 19/11/2020
 
Após a aprovação na 2ª etapa, o ingresso no Doutorado (DO) ou Doutorado Direto (DD) é feito em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos adiante.
 
As inscrições para a 1ª ou 2ª etapas poderão ser feitas pessoalmente ou por terceiros na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Parasitologia do ICB/USP, Sala 117B, do Anexo Didático do Edifício Biomédicas II, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 1.374, Cidade Universitária - Butantã, das 09h00 às 13h00, mediante entrega da documentação abaixo exigida aos cuidados do Senhor Coordenador deste Programa de Pós-Graduação.
 
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA INSCRIÇÃO NA 1A ETAPA: MESTRADO (ME), DOUTORADO (DO) E DOUTORADO DIRETO (DD)
 
No ato de inscrição na 1a etapa do processo seletivo deve ser apresentado o seguinte documento:
a) Formulário de Inscrição Inicial (Ficha Cadastral), preenchido, impresso e assinado. O formulário se encontra disponível em http://www.icb.usp.br/~bmpsite/pos_graduacao/paginas/447, na Secretaria do Programa ou pode ser solicitado através do e-mail: pgbmp@icb.usp.br .
 
Somente serão aceitas inscrições de alunos cujos orientadores façam parte do quadro de orientadores do programa ou que tenham feito uma consulta prévia à coordenação do programa.
 
Alunos de Mestrado aprovados na 1a etapa deverão entregar um projeto por escrito em português ou inglês. O projeto será avaliado por um relator, considerando o mérito científico (consistência teórica e metodológica da proposta); originalidade da abordagem e qualidade do texto (conteúdo, forma, objetividade e clareza). Cada item terá uma pontuação de 1 a 5, sendo que o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 2 (dois) em cada item e ter o projeto recomendado pelo relator.
 
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA INSCRIÇÃO NA 2A ETAPA: DOUTORADO (DO) E DOUTORADO DIRETO (DD)
 
No ato de inscrição na 2a etapa do processo seletivo devem ser apresentados os seguintes documentos:
a) Projeto de Pesquisa por escrito em português ou inglês;
b) Comprovação de Mestrado defendido, ou a defender, em curso de pós-graduação “stricto-sensu” recomendado pela CAPES: Diploma ou Certificado de conclusão do curso e exemplar da Dissertação de Mestrado (para Doutorado), e Currículo Circunstanciado (Doutorado e Doutorado Direto);
c) Declaração de aprovação da avaliação de interpretação de artigos científicos da área de Parasitologia (1ª. Etapa).
 
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA A MATRÍCULA: MESTRADO (ME), DOUTORADO (DO) E DOUTORADO DIRETO (DD)
No ato da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos:
a) Cédula de identidade (não serão aceitas Carteiras de Órgãos ou de Conselhos de Classe);
b) CPF;
c) Certidão de nascimento e/ou casamento;
d) Título de eleitor com comprovante da última votação;
e) Certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação (sexo masculino);
f) Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e/ou passaporte (se estrangeiro);
g) Histórico Escolar da Graduação (para Mestrado e Doutorado Direto); Histórico Escolar da Pós-Graduação (para Doutorado), Diploma ou Certificado de conclusão do curso (para todas as modalidades).
h) Certificado de proficiência de língua inglesa;
i) Declaração de aprovação na avaliação de interpretação de artigos científicos da área de Parasitologia (1ª. Etapa) para todas as modalidades, Parecer atestando aprovação do projeto de mestrado pelo relator (Mestrado) e Declaração de aprovação na Prova Pública do Projeto (2a Etapa) para Doutorado e Doutorado Direto;
j) Termo de aceite do orientador e matrícula inicial (este não deverá ser datado), preenchidos, impressos e assinados. Os formulários estão disponíveis em http://www.icb.usp.br/~bmpsite/pos_graduacao/paginas/447, na Secretaria do Programa ou solicitado através do e-mail: pgbmp@icb.usp.br;
k) Cópia do protocolo de submissão do projeto à Comissão de Ética em Experimentação Animal (CEUA) ou para a Comissão de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPSH) do ICB da USP, mesmo que possua certificado emitido por comissões de outra Unidade da USP ou de outra Instituição.
l) Certificado de conclusão dos seguintes cursos online: “Armazenamento, Manuseio e Descarte de Produtos Químicos” e “Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório do ICB”. Ambos os cursos estão disponíveis na página “Cursos de Extensão” da USP.
 
Alternativamente, o candidato poderá ingressar no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro nos níveis de mestrado, doutorado e doutorado direto via o exame GRE (Graduate Record Examinations) – General Test promovido pela Education Testing Service (ETS). Serão aprovados os candidatos que obtiverem 70% de acertos em cada prova que compõe o GRE- General Test (raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica).
 
Língua estrangeira (Certificado de Proficiência)
Proficiência em inglês será requisito para matrícula no programa. O certificado de proficiência poderá ser emitido pelas seguintes entidades:
Centro de Línguas da FFLCH/USP na prova semestral aplicada aos candidatos à pós-graduação de todos os programas do ICB da USP. Exigência para aprovação: Suficiente em níveis distintos, para Mestrado e Doutorado;
- Centro de Línguas da FFLCH/USP na prova semestral aplicada aos candidatos à pós-graduação de todos os programas do ICB da USP. Exigência para aprovação: Suficiente em níveis distintos, para Mestrado e Doutorado. 
- TEAP (Test of English for Academic and Professional Purposes)Exigência para aprovação: 70 e 65 pontos para  Doutorado e Mestrado respectivamente.
- WAP (Writing for Academic and Professional Purposes). Exigência para aprovação: 50 e 45 para Doutorado e Mestrado, respectivamente.
- TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – (Internet –based Test). Exigência para aprovação: 60 e 55 pontos para Doutorado e Mestrado, respectivamente.
- TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Test Program). Exigência para aprovação: 500 e 480 pontos para Doutorado e Mestrado, respectivamente.
- IELTS (International English Language Testing System)Exigência para aprovação: 4,5 e 4,2 pontos para Doutorado e Mestrado, respectivamente.
- Exames da Universidade de Cambridge. Exigência para aprovação: Nível C no FCE (First Certificate in English) e Nível A no PET (Preliminary English Test) para Doutorado e Mestrado.
- Exame da Universidade de Michigan. Exigência para aprovação: Nível C para Doutorado e Mestrado.
 
Outros exames e respectivas notas mínimas poderão ser analisados pela CCP, observando os diferentes níveis (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto), mediante solicitação do(a) candidato(a).
Para efeito exclusivo de ingresso no programa de pós-graduação, os certificados emitidos pelas instituições acima listadas terão a validade de 5 (cinco) anos.
Serão isentados da necessidade de apresentação de certificado de proficiência em inglês alunos nativos de países cuja língua oficial é a inglesa e alunos que obtiveram sua graduação ou mestrado em instituições de países nos quais o inglês é a língua oficial.
 Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.
 
SISTEMA DE SELEÇÃO – Detalhamento: Mestrado (ME), Doutorado (DO) e Doutorado direto (DD): Avaliação escrita (1ª etapa) já descrita.
 
Mestrado (ME)
O projeto será avaliado por um relator, considerando o mérito científico (consistência teórica e metodológica da proposta) e a originalidade da abordagem e qualidade do texto (conteúdo, forma, objetividade e clareza). Cada item terá uma pontuação de 1 a 5, sendo que o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 2 (dois) em cada item e ter o projeto recomendado pelo relator.
 
Doutorado (DO) e Doutorado Direto (DD)
O processo seletivo será realizado através de uma prova pública que consiste em uma apresentação do projeto de doutoramento, seguida de arguição e sabatina acadêmica por Comissão designada pela CCP que considerará os pontos descritos abaixo:
- Conhecimento da importância e do contexto científico do seu projeto de doutoramento, assim como da estratégia experimental e das técnicas a serem utilizadas no mesmo.
- Currículo Circunstanciado.
 
Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superir a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos, considerando a apresentação do projeto de tese até 3 (três) pontos e arguição e sabatina acadêmica até 7 (sete pontos).