O Departamento

Laboratórios

O Departamento de Parasitologia proporciona oportunidades de formação transdisciplinar, combinando experiência laboratorial e de campo.  Todos os docentes contam com laboratórios individuais adequados para o desenvolvimento de suas pesquisas e a orientação de seus alunos de iniciação científica e de pós-graduação.



Os laboratórios multiusuários abrigam equipamentos de maior porte e uso coletivo, como sequenciadores automatizados de DNA, microscópios de fluorescência e fotomicroscópios com módulo de processamento de imagens, ultracentrífugas refrigeradas, espectrofotômetros e fluorímetro, aparelhos de eletroforese em campo pulsado e termocicladores convencionais e de análise em tempo real. O Departamento também conta com uma sala dedicada ao manuseio de organismos geneticamente modificados, certificada pela CTNBio, três salas de cultura de patógenos (uma com nível de segurança P2), e um laboratório completo dedicado à análise estrutural de moléculas, com cromatógrafo de gás, espectrômetro de massa, HPLCs e FPLC.


Laboratório de Análise Estrutural de Moléculas.

Utilizamos também o novo CENTRO DE FACILIDADES PARA PESQUISA - CEFAP instalado pelo ICB-USP em 2011. O CEFAP conta com laboratórios de Cultura Celular e Microscopia Confocal Multifotônica, de Citometria de Fluxo e Separação Celular, de Genômica e Sequenciamento de DNA em Larga Escala e de Proteômica e Espectrometria de Massas.
O Departamento de Parasitologia mantém biotérios para a criação e manutenção de camundongos isogênicos e de aves, além de insetário para criação e experimentação com dípteros e triatomíneos. Sedia também a maior coleção biológica de tripanossomatídeos atualmente existente em todo o mundo, que reúne mais de 200 organismos caracterizados segundo critérios biológicos, morfológicos e moleculares.