AULA 08 - Filogenia Molecular e evolução

Estas são as questões para o PAUP instalado num Mac


        1. Input de alinhamento:
  1. Converta para um formato legível (via Conversion Tools do EBI)

  1. Importe para o PAUP
             [Se você não tiver o PAUP instalado no seu computador, tente usar o MEGA (http://www.megasoftware.net/) para criar as árvores]
  1. Análise da árvore baseada em Parcimônia Máxima (MP)

(a)    Procura heurística

(b)   Avaliação das Árvores

a.O princípio do teste da árvore aleatória é comparar o “score” da árvore encontrada a distribuição de valores de “score” de X árvores geradas aleatoriamente começando com o seu alinhamento.

b.      O teste de “bootstrap” é um outro tipo de teste de re-amostragem. O princípio é colher amostras aleatórias de cada uma das colunas de sequências de aminoácidos alinhadas originalmente. Os dados recém-gerados terão tamanho idêntico ao alinhamento original. O “bootstrap” descreve o porcento de vezes que um dado clado é apoiado.

  1. Mude os arquivos de entrada

Em “Analysis” escolha a opção “Distance”. Então faça uma procura heurística pela árvore. Veja a árvore e veja se os taxa (OTUs) se separam como eles fizeram no método de parcimônia máxima. Além disso, faça uma avaliação da sua árvore com teste aleatório e “bootstrap” como voce fez com a árvore acima.

Um método de obter sequências alinhadas de DNA é recuperar o alinhamento do banco de dadosPopSet. (vá ao domínio do NCBI e escolha Entrez -> clique PopSet -> procure no PopSet o seu alinhamento favorito). Cole o alinhamento formatado para PHYLIP do PopSet no ReadSeq e faça como acima.

Uma árvore baseada no método de máxima verossimilhança a partir de alinhamentos de sequências de aminoácidos pode ser criada com o programa Puzzle (http://www.tree-puzzle.de).