DOCENTE

Ii-Sei Watanabe

Título: Professor Titular (RDIDP)

Laboratório de Microscopia Eletrônica

Telefone: (011) 3091-7386
Fax: (011) 3091-7366
E-mail: JLIB_HTML_CLOAKING

Site:

Linha de Pesquisa

Estudo da ultra-estrutura das terminações nervosas, fibras musculares, tecido conjuntivo, células acinares e epiteliais, empregando os métodos de microscopia eletrônica de transmissão e de varredura de alta resolução, imunohistoquímica e histoquímica, em animais jovens, adultos e com envelhecimento.

Descrição

Dentro destas linhas de pesquisa estudamos os aspectos de biologia celular das células epiteliais, musculares, acinares e terminações nervosas comparando os ani mais jovens, adultos e com envelhecimento. São utilizados ratos Wistar, de ambos os sexos, com idade de recém-nascidos até 2 anos. Os tecidos de cada animal serão removidas e fixadas em solução de Bouin durante 48 horas para o exame histólogico. Serão utilizadas as colorações de Hematoxila-Eosina, Azo-Carmin e Picro-Sirus. Os cortes corados com Picro-Sirus serão observados através de luz polarizada para a observação das fibras colágenas do tecido conjuntivo que envolve os agrupamentos de tecidos conforme trabalho de Junqueira et al. (1979). Para a microscopia eletrônica de varredura da alta resolução os tecidos dissecados são fixados em solução de tetróxido de ósmio a 2% por 2 horas à uma temperatura de 4ºC. Em seguida, as peças serão lavadas em solução tampão fosfato de sódio a 0,015M durante 8 horas e posteriormente tratadas em solução aquosa de “dimetil sulfóxido” – a 25% e 50%, e as fraturas são efetuadas em nitrogênio liquido. As peças serão fraturadas utilizando o nitrogênio liquido, sobre uma placa metálica com auxílio de cinzel e martelo. As peças fraturadas serão devolvidas para a solução de DMSO a 50% para proceder o descongelamento e tratamento de acordo com a técnica descrita por Tanaka (1989) e Watanabe et al. (1992). Para a observação do tecido conjuntivo, os tecidos serão fixados em solução de Karnovsky modificada, tratados com solução de NaOH numa concentração de 10% conforme a técnica de Ohtani (1987). Em seguida, as amostras serão lavadas em água destilada, desidratadas em série crescentes de álcoois a partir de 60% até o absoluto. A secagem de todas as amostras será realizada em aparelho de ponto critico Balzers, CPD-030 e posteriormente, as mesmas serão montadas em bases metálicas utilizando uma camada de esmalte, cobertas com íons de ouro em aparelho “Íons Sputter” Balzers Unions-SCD-040. Para a microscopia eletrônica de transmissão os tecidos serão fixados em solução de  Karnovsky modificada, contendo 2,5% de glutaraldeído, 2% paraformaldeído em solução tampão fosfato de sódio a 0,1M (pH7,4) a 4ºC por 3 horas, de acordo com o método descrito por Watanabe e Yamada (1983). O material será incluído em resina Spurr e mantido por 3 dias em estufa a 60ºC. Cortes espessos serão realizados para a localização da área de interesse com o uso de faca de vidro e ultramicrótomo Ultra-Cut Reichert. Cortes ultra-finos serão obtidos com a faca de diamante, coletados em telas de 200 e 300 “mesh” e posteriormente contrastados com solução alcoólica de acetato de uranila a 4% (Reynolds, 1963) e citrato de chumbo a 0,4% (Watson, 1958) e examinadas em microscópio de  eletrônico de transmissão Jeol JSM-1010, do Centro de Microscopia Eletrônica do Instituto de Ciências Biomédicas. Outros métodos modernos podem ser utiulizados na medida das necessidades.

Através destes métodos serão elucidados principalmente a constituição do tecido e de elementos celulares, enfocando os aspectos morfofuncionais das células.

Principais Trabalhos Publicados

• Watanabe,I.; Yamada, E. Fine structure of lamellated nerve endings found in rat gingiva. Arch. Hist. Jap., 46:173-182, 1983.

• Watanabe,I.; Koriyama,Y.; Yamada,E. High resolution scanning electron microscopic study of the mouse submandibular salivary gland. Acta Anat.,143:59-66,1992.

• Watanabe,I.;Jin,C.; Nagata,T. Field Emission SEM, conventional TEM and HVTEM study of salivary gland in prenatal and postnatal aging mouse. Histol. Histopathol., 12: 447-457, 1997.

• Watanabe, I.; Nagata, T. Light and electron microscopic radioautographic study on the glucide synthesis in the submandibular glands of aging mice. Journal Annals of Microscopy, 2:4-15, 2002.

• Watanabe, I.; Silva, M.P; Kronka, M.C. Sensory nerve endings in the rat cheek mucosa: na electron microscopic study. Brazilian J. Veterinary Res. Animal Science, 39:223-226, 2002.

• Moriyama, E. H.; Zângaro, R.A.; Lobo, P..D.C.; Villaverde, A.B.; Pacheco, M.T.; Watanabe, I.; Vitkin, A. Optothermal transfer stimulation in lasaer–irradiated human dentin. J. Biomedical Optics, 8: 298-302, 2003.

• Picoli, L.C.; Watanabe,I.;Lopes, R.A.; Sala. M.A.; Picoli, F. Efectos del cadmio en la mucosa yugal de la rata durante la lactancia. Estudio morfologico e histométrico. Int. J. Morphol., 21(3):191-198, 2003.

• Motoyama, A.A.; Watanabe,I.; Ogawa, K. High resolution scanning electron microscopy of intrinsic mucle fibers of anterior third rat’s tongue. Int. Journ. Morphol., 21 (4): 291-298, 2003.

• Moriyama, E. H.; Zângaro, R.A.; Lobo, P;.D.C.; Villaverde, A.B.; Pacheco, M.T.;Watanabe, I.; Vitkin, A. Optothermal transfer stimulation in lasaer–irradiated human dentin. J. Biomedical Optics, 8: 298-302, 2003.

• Moriyama, E.H.; Zângaro, R.A.; Villaverde, A.B.; Lobo, P.D.C.; Munin, E.; Watanabe, I. Pacheco, M.T.T. Dentin evaluation after Nd:YAG laser irradiation using short and long pulses. Journal Clinical laser Medicine & Surgery, 22(1):1-8, 2004.

• Watanabe, I. Ultrastructure of the nerve endings of the oral mucosa: a review article. International Science Anatomy, 79:47-53, 2004.

• Ribas, J.P.; Lopes, R.A.; Sala, M.A.; Ribas.L.M.R.; Mattos, M.G.C.; Semprini, M.; Watanabe, I.; Regalo. S. C.H. Effect of cadmium on rat maxillary molar junctional epithelium during lactation. Int. J. Morphol., 22:257-262, 2004.

• Lapa, R.C.R.S. ; Watanabe, I. Synaptic contacts established by inferior alveolar nerve fibers in the paratrigeminal nucleus: na electron microscopic study in the rat.  Arch. Oral Biology, 50: 73-79, 2005.

• Tanizaki, M., Ogawa, K.,Lapa, R.C.R.S, Silva, M.C.P,Watanabe, I. Morphometric and high resolution scanning electron microscopy study of Calomys callosus major palatine nerve. Int. J. Morphology, 23 (1): 13-18, 2005.

• Maifrino, L.B.M.; Amaral, S.O.N.; Watanabe, I.; Liberti, E.A.; Souza, R.R.  Trypanosoma cruzi: Preliminary investigation of NADH-positive and somatostatin-immunoreactive neurons in the myenteric plexus of the mouse colon during the infection.  Experimental Parasitology, 111 :224-229, 2005.

• Alves eSilva, M.R.M.; Silva., M.C.P.;Watanabe,I.Mizusaki, C.I.;Konig Jr.,B- “ Angioarchitecture of anterior and  medium parts of palatine mucosa of Gerbil, Meriones unguiculatus. Annals of Anatomy, 188: 55-59, 2006.

• Kronka, M.C.; Watanabe, I.; Lopes, M.G.O.; Silva, M.C.P. Quantitative study of Palatine mucosa and microvascular structure in young and ageing experimentally diabetic induced rabbits: Light and scanning electron microscopy observations. Gerontology, 52 (4): 199-203, 2006.

• Picoli, L.C.; Lopes, R.A.; Semprini, M.; Sala, M.A. Ogawa, K.; Watanabe, I. Transmission electron microscopic study of the neonatal rat tongue mucosa trteated with cadmium, with special attention to the bacteriae on the epithelial cell membrane. Int. J. Morphol., 24(2): 159-163, 2006.

• D`Avola, T.E.,  Ogawa, K., Silva, M.R.M.A., Motoyama, A.A., Inácio, E., Konig Junior,B. Watanabe,I. Three-dimensional characteristics of submandibular salivary gland of ageing rats:  an HRSEM study. Annals of Anatomy, 188: 431-438, 2006.

• Grisolia, D.F.; Ogawa, K., Motoyama, A.A., Carneiro Jr., T.;  Watanabe,I. Ultrastructure of the myelinated and unmyelinated nerve fibers of the tongue mucosa of Albinus rats with aging. Int. Joun. Morphol., 24 (3): 407-412, 2006.

• Guimarães J.P.; Watanabe, I.; Renata , Blasquez, F.; M.M., Miglino, M.A.. Mecanoreceptores da mucosa palatina de avestruz (Struthio camelus): estudo ao microscópio de luz.  Revista Brasileira Veterinária, 27: 491-494, 2007.

•  Watanabe, I.; Ogawa, K., Guimarães J.P.; Iyomasa , M.M., Miglino, M.A.. Glândula submandibular de ratos com envelhecimento: observações ao microscópio eletrônico de varredura de alta resolução. Revista Brasileira Veterinária, 27: 501-505, 2007.

• Watanabe, I., Ogawa, K., Motoyama, A.A., Silva, M.C.P., Kado, E.S., Lopes, R.A. Ultrastructure of the adhesion of bacteriae in the epithelial cell membranes of young mouse lingual mucosa: a  transmission and high resolution scanning electron microscopy study. J. Dent. Res., 18 320-323, 2007.

• Guimarães J.P.; Watanabe, I.; Renata , Blasquez, F.; M.M., Miglino, M.A.. Mecanoreceptores da mucosa palatina de avestruz (Struthio camelus): estudo ao microscópio de luz.  Pesquisa Veterinária Brasileira, 27: 491-494, 2007.

• Watanabe, I.; Ogawa, K., Guimarães J.P.; Iyomasa , M.M., Miglino, M.A.. Glândula submandibular de ratos com envelhecimento: observações ao microscópio eletrônico de varredura de alta resolução. Pesquisa Veterinária Brasileira, 27: 501-505, 2007.

• Watanabe, I., Ogawa, K., Motoyama, A.A., Silva, M.C.P., Kado, E.S., Lopes, R.A. Ultrastructure of the adhesion of bacteriae in the epithelial cell membranes of young mouse lingual mucosa: a transmission and high resolution scanning electron microscopy study. J. Dent. Res., 18 320-323, 2007.

• Iyomasa, M.M.; Issa, J.P.M.; Naves, L.M.L.; Regalo, S.C.H..; Siessere, S.; Pitol, D.L.; Watanabe, I. Histological and Histomorphometrical Alterations of the Periodontal Ligament in Gerbils Submitted to Teeth Extraction. Anat. Histol. Embryol., 37: (4):257-262, 2008.

• Watanabe, I.; Guimarães, J.P.; Iyomasa, M.M.; Miglino, M.A.; Lopes, M.G.O.; Sosthines, M.C.K.; Silva, M.C.P. Three-dimensional characteristics of the interface epithelium-connective tissue surface of finger´s lamina propria of Cebus apella monkey: scanning electron microscopy study.  Int. J. Morphol. , 26:325-330, 2008.

• Iyomasa, M.M.; Issa, J.P.M.; Oliveira, F.B.; Stuani, M.B.S.; Oliveira, A.M.; Watanabe, I. Morphological and histological affect on medial pterigoid muscle after unilateral exodontia in gerbils. Micron, 39 (7): 785-790, 2008.

•  Bazan, E.; Issa, J.P.M.; Watanabe, I.; Mandarin-de- Lacerda, C.A.; Del Bel, E.A.; Iyomosa, M.M.  Ultrastructural and biochemical changes of the medial pterigoid muscle induced by unilateral exodontia.  Micron, 39:852-858, 2008

• Iyomasa, M.M.; Issa, J.P.M.; Siessere, S.; Regalo, S.C.; Watanabe, I. Effect of unilateral extraction of molar teeth on suprahyoid muscles: macroscopic and ultrastructural aspects. Micron, 39 (8): 1111-1118, 2008.

•  Watanabe, I.; Ogawa, K.; Guimarães, J.P.; Iyomasa, M.M. Three-dimensional characteristics of bacteriae in the filiform and fungiform papillae of rat: a TEM and HRSEM study.  Int. J. Odontostomat., 2:95-999, 2008.

• Lopes, P.S., Ruas G.W., Baby A.R., Pinto C.A.S.O., Watanabe I., Velasco M.V.R., Kaneko T.M., In vitro safety assessment of papain on human skin: A qualitative light and transmission electron microscopy (TEM) study. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. 44(1):151-156, 2008.

• Benetti, E.J.; Picoli, L.C.; Guimarães, J.P.; Motoyama, A.A.; Miglino, M.A.; Watanabe, I. Characteristics of filiform, fungiform and vallate papillae and surface of interface epithelium-connective tissue of the maned sloth tongue mucosa (Bradypus torquatus, illiger, 1811): light and scanning electron microscopy study.  Anat. Histol. Embryol, Alemanha, 38:42-48, 2009.

• Guimarães, J.P.; Mari, R.B.; Carvalho, H.S.; Watanabe, I. Fine structure of the dorsal surface of Ostrich´s (Struthio camelus) tongue. Zool. Science, 26: 153-156, 2009.

• Motoyama, A.A.; Watanabe, I.; Iyomasa, M.M.; Silva, M.C.P.; Sosthines, M.C.K.; Ogawa. K.; Lopes, M. G.O.; Kfoury,J.R. Ultrastructure of motor nerve terminals in the anterior  third  of  wistar rat tongue. Microscopy Research and Technique, 72: 464-470, 2009.

•  Lopes, M.G.; Watanabe, I.; Picoli, L.C.; Silva, N.S.; Silva, M.C.P. Ultrastructural aspects of female aging Wistar rat epithelium tongue: a HRSEM and TEM study.  Gerontology, 55: 442-448, 2009.

• Iyomasa MI; Guerra C.S.; Dias F.J.; Pitol D.L.; Watanabe, I.; Issa J.P.M. Histological and histochemical effects after occlusion alteration in suprahyoid muscles. Micron, 40: 239-246, 2009.

• Iyomasa M.I.; Issa J.P.M.; Sosthines M.C.K.; De Oliveira A.M..; Stuani M.B.S.; Motoyama A.A.; Watanabe, I. Ultrastructural characteristics of the gerbil pterygoid medial muscle after experimental occlusal alteration. Micron, 40: 206-211, 2009.

• Iyomasa D.M.; Garavelo I.; Iyomasa M.M.; Watanabe, I.; Issa J.P.M.Ultrastructural analysis of the low level laser therapy effects on the lesioned anterior tibial muscle in the Gerbil. Micron, 40: 413-418, 2009.

• Yoshimoto M.; Watanabe I.S.; Martins M.T.; Salles M.B. Eyck G.R.T.; Coelho P.G. Microstructural and Ultrastructural Assessment of Inferior Alveolar Nerve Damage Following Nerve Lateralization and Implant Placement: An Experimental Study in Rabbits.  The International Journal of Oral and Maxillofacial Implants , 24(5): 859-865, 2009.

• Souza M.R.; Watanabe I.S.; Azevedo L.H.; Tanji E.Y. Morphological alterations of the surfaces of enamel and dentin of deciduous teeth irradiated with Nd: YAG, Co2 and Diode Lasers.  Int. J. Morphol., 27(2): 441-446, 2009.

• Ciena, A. P. ; Luques, Isabela Ugo ; Dias, F.J. ; Almeida, S. R. Y. ; Iyomasa, Mamie Mizusaki ; Watanabe, I. . Ultrastrucuture of the myotendinous junction of the medial pterigoid muscle of adult and aged wistar rats. Micron (Oxford. 1993), v. 41, p. 1011-1014, 2010.

• Rizzi, E. C. ; Issa, João Paulo Mardegan ; Dias, F.J. ; Leão, J.C. ; Regalo, S. C. H. ; Siessere, S ; Watanabe, I. ; Iyomasa, Mamie Mizusaki . Low-level laser intensity application in masseter muscle for treatment purposes. Photomedicine and Laser Surgery, v. 28, p. S31-S35, 2010.

• Santos CS ; Fukuda, KY ; Guimarães, Juliana Plácido ; Oliveira, MF ; Miglino, M. A. ; Watanabe, I. . Light and Scanning Electron Microcopy Study of the Tongue in Rhea americana. Zoological Science (Cessou em 2003), v. 28, p. 41-46, 2011.

• Watanabe, I. ; Guimarães, Juliana Plácido ; Maia, M.O. ; Santos, T.C. ; Kfouri JR, J.R. ; Boleta, Sebastião Aparecido ; Almeida, S. R. Y. ; Righetti, Marta M ; Miglino, M. A. . SEM and neurohistological observations of nerve endings in the middle region of the tongue of the Collared Peccary (Tayassu tajacu): a silver impregnation method.. Anatomia, Histologia, Embryologia, v. 40, p. 128-133, 2011.

• Ciena, A. P. ; Dias, F.J. ; Almeida, S. R. Y. ; Iyomasa, M. M. ; Watanabe, I. . Histochemical and ultrastructural studies of sternomastoid muscle in aged wistar rats. Micron (Oxford. 1993), v. 42, p. 871-876, 2011.

• Picoli, L. C. ; Dias, F.J. ; Issa, João Paulo Mardegan ; Ogawa, Koichi ; Ciena, A. P. ; Iyomasa, Mamie Mizusaki ; Lopes, Ruberval Armando ; Watanabe, I. . Ultrastructure of submandibular salivary glands of mouse: TEM and HRSEM observations. Microscopy Research and Technique (Online), v. 74, p. 1154-1160, 2011.

• Guimarães, Juliana Plácido ; Mari, R. B. ; Marigo, J. ; Rosas, F. C. W. ; Watanabe, I. . Light and Scanning electron microscopic study of the tongue in the Estuarine Dolphin (Sotalia guianensis van Béneden, 1864).. Zoological Science (Cessou em 2003), v. 28, p. 617-622, 2011.

• Dias, F.J. ; Issa, João Paulo Mardegan ; Barbosa, A.P.A. ; Vasconcelos, P.B. ; Watanabe, I. ; Iyomasa, Mamie Mizusaki . Effects of low-level laser irradiation in ultrastructural morphology, and immunoexpression of VEGF and VEGFR-2 of rat masseter muscle. Micron (Oxford. 1993), v. 43, p. 237-244, 2012.

• Ciena, A. P. ; Almeida, S. R. Y. ; Dias, F.J. ; de Sousa Bolina, C. ; Issa, João Paulo Mardegan ; Iyomasa, Mamie Mizusaki ; Watanabe, I. . Fine structure of myotendinous junction between the anterior belly of the digastric muscle and intermediate tendon in adults rats. Micron (Oxford. 1993), v. 43, p. 258-262, 2012.

• Watanabe, I. ; De Almeida, Sonia Regina Yokomizo ; De Sousa Bolina, Cristina ; De Sousa Bolina-Matos, Regina ; Grassi Rici, Rose Eli ; Da Silva, Marcelo Cavenaghi Pereira ; Miglino, Maria Angà lica ; WATANABE, Ii-sei . Ultrastructural features of the myotendinous junction of the sternomastoid muscle in wistar rats: From newborn to aging. Microscopy Research and Technique (Print), v. n/a, p. n/a-n/a, 2012.