Claudimara Ferini Pacicco Lotfi

E-mail: JLIB_HTML_CLOAKING e JLIB_HTML_CLOAKING

Site:

Linha de Pesquisa

No Laboratório de Estrutura e Função Celular estudamos a proliferação e morte celular das células que compõem a glândula suprarrenal, tanto normal quanto tumoral. Analisamos a ação de hormônios e fatores de crescimento peptídicos em modelos animais e em culturas de células de mamíferos, como culturas de células de adrenais de rato ou linhagens. Estudamos a função de oncogenes e supressores de tumores em culturas de células de tumores humanos.

Os métodos utilizados incluem técnicas de Biologia Celular e Molecular, como extrações de DNA, RNA e proteínas, preparações histológicas e análises por imunohistoquímica e imunocitoquímica, análise por PCR, imunoblotting e imunoprecipitação. Orientamos alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, e supervisionamos projetos de Pós-Doutoramento.

Os alunos interessados podem enviar seu histórico escolar para os e-mails acima.

Principais Trabalhos Publicados

• Mattos GE, Jacysyn JF, Amarante-Mendes GP, Lotfi CF. Comparative effect of FGF2, synthetic peptides 1-28 N-POMC and ACTH on proliferation in rat adrenal cell primary cultures. Cell Tissue Res. 2011 Sep;345(3):343-56.
  • Mendonça PO, Lotfi CF. The proliferative effect of synthetic N-POMC(1-28) peptides in rat adrenal cortex: a possible role for cyclin E. Mol Cell Endocrinol. 2011 Apr 10;336(1-2):156-61.
  • Torres TE, de Mendonça PO, Lotfi CF. Synthetic modified N-POMC(1-28) controls in vivo proliferation and blocks apoptosis in rat adrenal cortex. Cell Tissue Res. 2010 Aug;341(2):239-50.
  • Almeida MQ, Fragoso MC, Lotfi CF, Santos MG, Nishi MY, Costa MH, Lerario AM, Maciel CC, Mattos GE, Jorge AA, Mendonca BB, Latronico AC. Expression of insulin-like growth factor-II and its receptor in pediatric and adult adrenocortical tumors. J Clin Endocrinol Metab. 2008 Sep;93(9):3524-31.
  • Torres TE, Lotfi CF. Distribution of cells expressing Jun and Fos proteins and synthesizing DNA in the adrenal cortex of hypophysectomized rats: regulation by ACTH and FGF2. Cell Tissue Res. 2007 Sep;329(3):443-55.
  • Baccaro RB, Mendonça PO, Torres TE, Lotfi CF.Immunohistochemical Jun/Fos protein localization and DNA synthesis in rat adrenal cortex after treatment with ACTH or FGF2. Cell Tissue Res. 2007 Apr;328(1):7-18.