PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO

FORMAÇÃO BÁSICA EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS
(Programa de atualização)

Público alvo: é destinado a alunos graduados na área de Saúde com a finalidade de prepará-los para ingressar na Pós-Graduação.

Período: A permanência no Programa de Atualização é de 6 meses, prorrogável por mais 6 meses num período de 2 anos.

Local: Laboratórios do Departamento de Anatomia - Instituto de Ciências Biomédicas/USP.

Vagas: de acordo com a disponibilidade de cada orientador

Curso Gratuito

1. Informações, Inscrição, Seleção e Realização

Informações

Os interessados no Programa de Atualização, deverão acessar a listagem de Orientadores do Departamento, escolher a linha de pesquisa de interesse e entrar em contato com o docente responsável pela mesma solicitando a orientação (por email ou telefone).

Com o aceite do orientador, o candidato deverá realizar a inscrição no programa de atualização conforme orientação abaixo.

Local: Secretaria do Departamento de Anatomia - ICB3/USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 - 1º subsolo - Cidade Universitária - São Paulo
Fones: (011) 3091-7647 / (011) 3091-7258 / Fax: (011) 3091-7366
Emails: JLIB_HTML_CLOAKING / JLIB_HTML_CLOAKING

Procedimentos de inscrição:

Entregar ficha de inscrição preenchida, cópia de RG, CPF, diploma de graduação, apólice de seguros contra acidentes pessoais (com vigência durante todo o período de execução da atividade proposta), termo de conhecimento e autorização de permanência no departamento.

Objetivo

Preparar o aluno graduado para o início da pesquisa científica, propiciando condições mínimas para o início do curso de pós-graduação.

Programa das Atividades do curso

1) Familiarização com as normas de biossegurança e de manuseio e cuidados com animais de experimentação (de acordo com as Comissões de Biotério e Ética em Experimentação Animal do ICB);

2) Elaboração de Projetos de Pesquisa;

3) Treinamento e execução de métodos científicos (planejamento, execução, treinamento para uso de equipamentos laboratoriais);

4) Análise e interpretação dos resultados;

5) Análise e interpretação dos resultados no contexto da literatura;

6) Elaboração de relatórios de atividades, manuscrito, apresentação de seminários e/ou painéis;

7) Participação nos seminários do departamento de anatomia.

Critérios de aprovação

Freqüência mínima de 85%. Aprovação nas atividades realizadas nos laboratórios.