MOL Microscopia OnLine

Seu guia interativo de Histologia

Versão 2.0

O QUE É O MOL?

Seja benvindo ao MOL.

O MOL é um tutorial interativo para ensino prático de microscopia de células, tecidos e órgãos. É destinado a alunos de graduação, principalmente de áreas de Saúde e Ciências Biológicas.  Ele deve ser acompanhado do estudo da teoria, por meio de aulas teóricas e leitura de livros de texto. Ele pode ser estudado sequencialmente do primeiro ao último módulo, sob a forma de um curso completo ou seguindo uma ordem de acordo com a disciplina que cada estudante estiver frequentando.
O MOL não é um atlas e, portanto, não contém todas estruturas dos tecidos e órgãos que compõem um organismo. Seu conteúdo corresponde a um bom curso de Histologia Geral, que consiste no estudo dos tecidos e de alguns sistemas do corpo. O MOL consiste de imagens capturadas em microscópio de luz além de desenhos, todos acompanhados de textos explicativos. O MOL permitirá que você observe os preparados como se estivesse ao microscópio, com imagens de alta qualidade e obtidas em diferentes aumentos.

Espero que seja bem aproveitado por você e que, ao terminar o tutorial, tenha adquirido conhecimento bem definido a respeito das células e matriz extracelular e uma visão objetiva sobre como eles se organizam para constituir os diversos tecidos do corpo.

Informe o autor a sua opinião sobre o programa, sobre as imagens, sobre o texto, sobre links e sobre tudo o mais. Oo programa está bem organizado? É didático? Está alcançando seu objetivo?

Prof. Dr. Paulo A. Abrahamsohn
Prof. Titular aposentado do Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo
e-mail: pabrahamsohn@uol.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3398290898859917

BIBLIOGRAFIA:

HISTOLOGIA. Paulo Abrahamsohn. 2016. Grupo GEN, Editora Guanabara-Koogan. Site do livro: www.histologia.pro.br , e-mail do autor: histologia@histologia.pro.br

HISTOLOGIA BÁSICA. L.C. Junqueira & J. Carneiro.2013.Grupo GEN, Editora Guanabara-Koogan.

ROSS HISTOLOGIA. TEXTO E ATLAS - CORRELAÇÕES COM BIOLOGIA MOLECULAR. W. Pawlina. 2016. Grupo GEN, Editora Guanabara-Koogan.

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO MOL