Edição 01 - Fevereiro 2017     

Bolsa para pesquisa sobre bases neurais da caça predatória e defesa social

O Laboratório de Neuroanatomia Funcional seleciona pesquisadores de pós-doutorado para desenvolver pesquisa sobre bases neurais da caça predatória e defesa social. A pesquisa integra o Projeto Temático FAPESP “Bases Neurais do medo e agressão”, coordenado pelo Prof. Newton Canteras, do Departamento de Anatomia do ICB-USP. O projeto tem vigência de 20 meses, renovável por mais um ano.

Trabalhos do laboratório sugerem a existência de padrões de ativação na região lateral da substância cinzenta paraquedutal (PAG, na sigla em inglês) em resposta a comportamentos inatos com impulsos motivacionais opostos, como caça predatória e a conduta defensiva frente à um agressor co-específico. Resultados observados pela equipe sugerem que a mesma região da PAG possa estar desempenhando papeis diferentes que favorecem as respostas de caça, mas também controlam respostas defensivas às ameaças sociais. A pesquisa propõe avaliar as populações neuronais ativadas em cada um destes comportamentos, por meio de técnicas de dupla marcação para c-Fos proteína e c-fos mRNA.

É desejável que os candidatos tenham experiência prévia em estudos comportamentais e com as técnicas de imuno-histoquímica e hibridização in situ. Os interessados devem enviar um e-mail para o Prof. Newton Canteras (newton@usp.br), até 10 de março.