Edição 32 - Agosto 2015     

Prof. Oswaldo Lopes é eleito Honorário Nacional na ANM

O Prof. Dr. Oswaldo Ubríaco Lopes foi eleito no dia 30 de julho para o título de Honorário Nacional na Academia Nacional de Medicina. A cerimônia de posse solene ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no mês de outubro, na sede da Academia.

Formado pela FMUSP, o Prof. Oswaldo foi professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do ICB-USP, tendo exercido o cargo de diretor do Instituto entre os anos de 1986 e 1989. Foi também o primeiro Pró-reitor de Pós-Graduação da USP.

“O ICB representa para mim quase tudo. Foi a oportunidade de poder realizar pesquisas, carregando junto a minha experiência como médico”, afirma.

O Prof. Oswaldo publicou, nos últimos 20 anos, 115 trabalhos científicos em periódicos, que lhe valeram 1510 citações. Atualmente, faz parte da Comissão de Ética do ICB e da Comissão da Revista da USP.

Sobre o título de Honorário Nacional, ele conta: “É uma honra enorme. Embora tenha construído uma vida como cientista, tive um início profissional como médico muito intenso e isso me marcou profundamente”. E continua, “Pertencer a uma academia que é de medicina para mim é uma distinção enorme porque me aceita e valoriza no que tenho de mais íntimo: ser médico”.

Academia

A Academia Nacional de Medicina foi fundada em 1829, sendo a mais antiga do Brasil, e tem como missão contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina.

Sediada no Rio de Janeiro, a Academia promove encontros todas as quintas-feiras para discutir assuntos médicos da atualidade, em sessões abertas ao público.