Site | Vídeos | Agenda | Assine | Divulgue
EDIÇÃO 49 - DEZEMBRO 2015
Nova evidência pode influenciar escolha de vacina contra a dengue
Agência FAPESP - Um estudo brasileiro divulgado na revista Virology mostrou que a imunidade celular – mediada por linfócitos do tipo T – é tão ou mais importante para o controle da infecção pelo vírus da dengue do que a imunidade mediada por anticorpos.
Segundo os autores, essa nova evidência pode ter impacto no processo de escolha da vacina mais adequada para as políticas públicas de imunização. (Foto: Wikimedia commons)


Ler mais »
Cafeína colabora no tratamento da tuberculose

AUN - Estudos recentes do laboratório da professora Maria Regina D’Império Lima, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, sugerem que a cafeína pode ser uma grande aliada no tratamento da tuberculose. Os experimentos foram realizados em camundongos e mostraram que, após uma desativação do sistema imune devido ao excesso de dano celular causado pela bactéria, a cafeína estimula que ele volte a se acionar.
Ir »
Obra em homenagem a Samuel Pessôa é restaurada

A Comissão de Cultura e Extensão do ICB-USP restaurou a obra em homenagem a Samuel Pessôa. A obra originalmente lançada em 10 de abril de 2001, recebeu base de mármore, iluminação e pintura. O monumento integra a Praça Samuel Pessôa, um espaço de convivência localizado entre o ICB I e o ICB IV.
Ir »
Projeto de Extensão do ICB realiza oficina de investigação criminal

Na atividade, os participantes trabalharam com DNA preparado em laboratório e aprenderam como é feita a análise do código genético, podendo no fim identificar o suspeito.

Ir »
Programa Santander Universidades lança editais para 2016

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou, no dia 3 de dezembro, editais do programa Santander Universidades para o financiamento de projetos em 2016 .São quatro editais que contemplam projetos na área de ensino e esporte, por exemplo.
Ir »
Ver todos
III Curso de Férias em Imunologia

Data: 18 a 23 de janeiro de 2016

Local: ICB IV

Informações: Site

Workshop: Exploring Cancer Pharmacogenomics

Data: 18 a 21 de janeiro

Local: ICB IV

Inscrições: até 14 de janeiro

Informações: Cartaz

Para seguir o ICB »



Informativo do Instituto de Ciências Biomédicas
da Universidade de São Paulo

Informações:(11) 3091-0874

comunicacao@icb.usp.br
Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 - Cidade Universitária - SP