icb boletim



Periódico semanal - ano 21 - n°26 - junho - 2014

NOTÍCIAS


Cientistas criam grupo na USP para empreender

Herton Escobar - O Estado de S.Paulo Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão buscando inspiração na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, para fomentar o empreendedorismo na academia brasileira e incentivar cientistas a se engajar de forma mais intensa na transformação de suas descobertas científicas em inovações tecnológicas, principalmente na área da saúde.
“A academia não pode fazer só pesquisa básica. Quando houver potencial para inovação, precisa avançar um pouco mais, fazer as provas de conceito, para provar para a indústria que aquela descoberta tem potencial comercial”, reforça o jovem professor Julio Ferreira, do ICB, que fez pós-doutorado no laboratório de Daria e voltou de lá determinado a introduzir o modelo Spark no Brasil - rebatizado como Supernova.
O programa funciona como um híbrido de incubadora, agência de fomento e curso de capacitação. A cada ano, cerca de 10 projetos de pesquisa com potencial para gerar novos fármacos e terapias são escolhidos para receber uma ajuda financeira (de US$ 50 mil/ano) e algo que Daria considera muito mais valioso: aconselhamento profissional e gratuito, oferecido por especialistas da indústria que participam de encontros semanais com os pesquisadores.
Os resultados dos três debates serão combinados agora para definir como melhor adaptar o programa à realidade brasileira e definir um plano de trabalho, para colocar o Supernova em prática em 2015.
Leia mais.

 

Bolsa de Treinamento Técnico TT-1 da FAPESP

O Programa de Treinamento nas Técnicas de Cultivo de Células Animais oferece bolsa de treinamento técnico TT-1 da FAPESP para projeto coordenado pela Profa. Dra. Claudimara Lotfi, do Departamento de Anatomia do ICB-USP Vinculado ao
projeto da FAPESP “Estudo do ciclo celular das células de tumores adrenocorticais: análise da expressão de oncogenes e genes supressores de tumores, e da proliferação através da ação de quimioterápicos”, a bolsa é destinada a alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e não gera vínculo empregatício. Os interessados na atividade de apoio técnico devem enviar o histórico escolar e o currículo para o e-mail clotfi@usp.br. A bolsa é no valor de R$336,00 com vigência de 10 meses. Mais Informações: (11) 3091-7492

 

CEFAP sedia workshop para análise de dados


Entre os dias 28 de julho e 02 de agosto será realizado o workshop DNA Sequence Bioinformatics Analysis with the Galaxy Platform, das 9h às 17h, no Anfiteatro Multiusuário do Centro de Facilidades Aplicadas à Pesquisa (CEFAP).
Com a proposta de auxiliar pesquisadores que necessitam de treinamento em análise de dados de sequenciamento de nova geração, o CEFAP, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Imunologia, oferece o workshop para pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Os interessados devem realizar a inscrição até 18 de julho justificando detalhadamente como o curso contribuirá para a sua pesquisa atual. Os escolhidos deverão levar seu próprio computador portátil. O CEFAP está localizado no Prédio ICB IV - Andar Térreo, na Avenida Professor Lineu Prestes, 1730 - Cidade Universitária.
Saiba mais.

 

 

Revista Cultura e Extensão USP seleciona artigos para 12º Edição

A Revista "Cultura e Extensão USP", publicação semestral da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo está selecionando artigos para sua 12ª edição. Podem participar do processo de seleção docentes e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras que possuem projetos de extensão universitária nas diversas áreas do conhecimento.
O objetivo da Revista "Cultura e Extensão USP" é abrir espaço para pesquisadores e coordenadores de projetos desenvolvidos junto à comunidade discorram sobre seu trabalho nessa área, em uma linguagem acessível ao público.
Os trabalhos (originais e inéditos) devem ser encaminhados à revista por e-mail (revistacultext@usp.br) até o dia 14 de julho. O artigo será submetido a um parecerista para então ser publicado.
Acesse as Normas para Publicação e o Termo de Concordância.

 

 

Prêmio Inbev-Baillet Latour de Saúde 2015

O InBev-Baillet Latour Health Prize é concedido a cada ano para realizações de destaque em pesquisa biomédica em benefício da saúde humana. O prêmio, conferido pela Fundação belga Artois-Baillet Latour, foi criado para reconhecer o mérito científico e para incentivar a continuidade da pesquisa. Para 2015, o tema elegido é Distúrbios Metabólicos.
A premiação é aberta a cientistas de qualquer nacionalidade que não receberam previamente um prêmio equivalente ou superior para seu uso pessoal, candidatos podem se inscrever ou ser nomeados pelos seus pares até 30 de setembro de 2014, utilizando o formulário fornecido pelo site, o qual deve ser enviado eletronicamente para prix@frs-fnrs.be.
O prêmio, no valor de de 250 mil euros, pode ser compartilhado por duas pessoas de acordo com as normas da premiação. A comissão julgadora é composta por sete cientistas especialistas na área de pesquisa escolhida como tema do prêmio. Para os próximos anos, os temas serão doenças infecciosas (2016), doenças neurológicas (2017), câncer (2018) e doenças cardiovasculares (2019).
Mais informações

 


 

 

 

EVENTOS

I Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada

Data: 21 a 25 de julho
Local: Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB II-USP)
Inscrições: cursodeinvernomicro@gmail.com
Informações: Site.

 

Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)

Data: 22 a 27 de julho
Local: Universidade Federal do Acre - Rio Branco, Acre
Informações: Site.

 

III Curso de Inverno - Respostas a danos do DNA: Implicações em envelhecimento e câncer

Data: 28 de julho a 1 de agosto
Inscrições: 6 a 15 de junho
Informações: Site.

 

Workshop: DNA Sequence Bioinformatics Analysis with the Galaxy Platform

Data: 28 de julho a 2 de agosto, 9h às 17h
Local: Anfiteatro Multiusuário - CEFAP - USP
Inscrições: 18 de julho
Informações: Site

 

Workshop on writing and editing scientific manuscript

Data: 29 de julho a 1 de agosto
Local: ICB - USP
Inscrições: 30 de junho
Informações: Site

 

1st PanAmerican Congress of Physiological Sciences

Data: 02 a 06 de agosto
Local: Centro de Convenções Rafain, Foz do Iguaçu.
Informações: Site | Cartaz

 

1st Workshop on Physiology Education

Data: 7 e 8 de agosto
Local Auditório Luiz Rachid Trabulsi - ICB III
Informações: Maria Tereza Nunes | mtnunes@icb.usp.br | Programação
Inscrições: Link em breve

 

16th Internacional Congress of Photobiology

Data: 3 e 6 de setembro
Local: Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
Informações: Site.

 

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular - SBBC

Data: 03 a 06 de setembro
Local: Bourbon Convention Resorte Foz do Iguaçu
Prazo de envio de resumo: 30 de junho
Informações: Site.

 

Keystone Symposia on Molecular and Cellular Biology - Cell Death Signaling in Cancer and the Immune System

Data: 28 de outubro a 2 de novembro de 2014
Local: Guarujá, São Paulo.
Informações: Site.

 

8º InnoVet - Brasil

Data: 9 a 11 de novembro de 2014
Local: Viçosa, Minas Gerais
Informações: Site.

 


 

Informativo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
Para divulgar seu evento envie as informações via sistema de divulgação disponível no endereço: www.icb.usp.br/divulgacao
Eventos enviados para divulgação até quinta-feira serão divulgados na semana seguinte.
Informações:infoicb@icb.usp.br.