icb boletim

Periódico semanal - ano 20 - n°27 - julho - 2013

Professor Salvador Moncada visita ICB

saude

Na última quarta-feira (26), o ICB USP recebeu o Professor Salvador Moncada e acompanhado do Prof. Rui Curi conheceu laboratórios e áreas comuns do Instituto. Em sua passagempelo Brasil, o Prof. Moncada também visitou a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Atualmente, Moncada é Professor de Farmacologia Bioquímica do Wolfson Institute for Biomedical Research da Universidade de Londres, local em que vem se realizando importantes pesquisas aplicadas na área biomédica.

Suas contribuições
Salvador Moncada realizou importantes descobertas científicas. Uma delas aconteceu no início dos anos 80, quando Moncada descreveu que o endotélio vascular sintetiza a partir do ácido araquidônico um tipo especial de prostaglandina que foi denominada de prostaciclina. A prostaciclina inibe a agregação das plaquetas, antagonizando o efeito agregador de outra protaglandina, que é sintetizada pelas próprias plaquetas, o tromboxano. Ou seja, a agregação plaquetária, um passo fundamental para a formação de trombos, e conseqüentemente da trombose, depende do balanço entre a produção de tromboxano pelas plaquetas e de prostaciclinas pelo endotélio vascular. Predominando tromboxano, teremos formação de trombos, enquanto se predominar prostaciclinas, não haverá formação. Como consequência destes achados, utiliza-se na prática médica baixas doses de aspirina para prevenir trombose. Em baixas doses a aspirina inibe preferencialmente a produção de tromboxano.
O Prof. Moncada também contribuiu para avanços no tratamento de doenças cardiovasculares. Em 1980, o Prof. Furchgott descreveu a existência de um fator liberado pelas células endoteliais dos vasos sanguíneos que provocava o relaxamento dos vasos e que foi batizado como EDRF (Fator de relaxamento derivado do endotélio). Pela importância do achado, vários grupos de pesquisa tentaram determinar a estrutura química do EDRF. A primeira demonstração experimental que o EDRF é o óxido nítrico foi realizada pelo grupo do Prof. Moncada, que demonstrou também de maneira pioneira que o NO é sintetizado por uma enzima presente nas células endoteliais a partir do aminoácido L-arginina. Esses achados permitiram que inibidores da enzima que sintetiza o NO fossem sintetizados, contribuindo para a produção de medicamentos que auxiliam o tratamento de doenças cardiovasculares.
O Prof. Moncada é membro da maioria das Academias de Ciências da Europa, várias dos Estados Unidos e da América Latina, destacando a Royal Society da Inglaterra e a Academia de Ciências dos Estados Unidos. Tem título de Doctor Honoris Causa de mais de 35 Universidades nos diversos continentes do mundo. Já publicou mais de 800 artigos indexados no Web of Science, sendo que só no Nature, uma das revistas de maior prestigio no meio científico, ele publicou 18 artigos, tem mais de 128.000 citações e o seu índice H é acima de 160. (Jornal FMRP)

 

Informativo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
Para divulgar seu evento, mande um email com as informações (evento, data, horário, organizador) para infoicb@icb.usp.br.
Eventos enviados para divulgação até quinta-feira serão divulgados na semana seguinte.