Atualizado: 03/10/13

Linha de pesquisa

Fisiopatologia da Inflamação Pulmonar e Sistêmica

Resumo

O laboratório se ocupa de investigar, em modelos experimentais, a inflamação pulmonar no contexto da asma e da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SRDA). Para tanto, avaliamos alguns parâmetros da resposta inflamatória pulmonar tais como infiltração celular, desencadeamento de edema e alteração da reatividade das vias aéreas. Os estudos são conduzidos em animais de experimentação (ratos e camundongos) e, de forma mais geral, estão circunscritos à compreensão dos mecanismos que norteiam a reação inflamatória pulmonar mediada ou não por anticorpos (alérgica e não alérgica).

Nesses modelos, investigamos a relevância dos hormônios sexuais femininos no desenvolvimento da asma, visando a contribuir para a compreensão do condição conhecida como "asma pré-menstrual". Investigamos ainda o efeito do trauma isquêmico intestinal sobre o desenvolvimento da SDRA e suas repercussões para a disfunção da musculatura lisa das vias aéreas. Nesse contexto, investigamos o modelo de "dupla agressão" e a relevância do sistema linfático no desencadeamento das lesões pulmonares. Na linha do laboratório também estão inseridos estudos sobre asma ocupacional (efeito da exposição ao formaldeído ambiental) e refluxo gastroesofágico (exposição das vias aéreas ao sugo gástrico). Estudos sobre os mecanismos reguladores da neovascularização durante os processos inflamatório/reparação tecidual também estão incorporados aos projetos em desenvolvimento no laboratório, com o objetivo avaliar as possíveis identidades entre os sistemas que regulam/modulam esses fenômenos.

Principais Trabalhos Publicados

BREITHAUPT-FALOPPA, A. C., VITORETTI, L. B., COELHO, F. R., LINO DOS SANTOS FRANCO, A., DOMINGOS, H. V., HAYASHI, L.S., OLIVEIRA FILHO, R. M., TAVARES DE LIMA, W. Nitric Oxide mediates lung vascular permeability and limph-born IL-6 after an intestinal ischemic insult. Shock (Augusta). , Oct 6, p.x - xx, 2008.

LINO DOS SANTOS FRANCO, A., DOMINGOS, H. V., DAMAZO, A. S., BREITHAUPT-FALOPPA, A. C., LIGEIRO DE OLIVEIRA, A. P., COSTA, S.K.P., OLIANI, S. M., OLIVEIRA FILHO, R. M., VARGAFTIG, B. B., TAVARES DE LIMA, W. Reduced allergic lung inflammation in rats following formaldehydeexposure: Long-term effects on multiple effector systems. Toxicology. , v 27; 256(3): 157-63, 2008.

LIGEIRO DE OLIVEIRA, A. P., DOMINGOS, H. V., CAVRIANI, G., DAMAZO, A. S., LINO DOS SANTOS FRANCO, A., OLIANI, S. M., OLIVEIRA FILHO, R. M., VARGAFITG, B. B., TAVARES DE LIMA, W. Cellular recruitment and cytokine generation in a rat model of allergic lung inflammation are differentially modulated by progesterone and estradiol.. American Journal of Physiology. Cell Physiology. , v.293, p.C1120 - C1128, 2007.

CAVRIANI, G., DOMINGOS, H. V., TREZENA, A.G., LIGEIRO DE OLIVEIRA, A. P., OLIVEIRA FILHO, R. M., HAYASHI, L.S., TAVARES DE LIMA, W. Lymphatic system as a path underlying the spread of lung and gut injury following intestinal ischemia/reperfusion in rats. Shock (Augusta). , v.23, p.330 - 336, 2005.

LIGEIRO de OLIVEIRA, A. P., SILVA, Z. L., BORELLI, P., OLIVEIRA FILHO, R. M., TAVARES DE LIMA, W. Regulation of allergic lung inflammation in rats: Interaction between estradiol and corticosterone. Neuroimmunomodulation (Basel). , v.11, p.20 - 27, 2004.

Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Prédio Biomédicas I - Cidade Universitária
05508-900 - São Paulo, SP, Brasil - e-mail: bmfsecre@icb.usp.br - Tel: 11- 3091-7218

Secretaria de Pós-Graduação - bmfpg@icb.usp.br - Tel.: 3091-7322