Início Pós-Graduação Bacteriologia de Anaeróbios
Bacteriologia de Anaeróbios - BMM-5753
*** Translation of this text not available.
*** Follows the original text in Portuguese.


Ementa:

Esta disciplina tem como finalidade o estudo de bactérias anaeróbias quanto aos: aspectos ecológicos, fisiológicos e taxonômicos; fatores de virulência; principais grupos de importância médica, odontológica e veterinária; patogênese das doenças infecciosas por anaeróbios; discussão dos métodos para o isolamento, caracterização e identificação bacteriana; avaliação da susceptibilidade a antimicrobianos; participação dos biofilmes bacterianos nas doenças e resistência a antimicrobianos; genética e biologia molecular bacteriana.

Dinâmica:

Aulas teóricas e práticas; Grupos de discussão e Seminários

Dias:

2a, 4a, 6a (5 semanas).

Aulas Teóricas:

  1. Introdução ao estudo das bactérias anaeróbias: aspectos históricos e ecológicos.
  2. Metabolismo e Fisiologia de anaeróbios
  3. Implantação da microbiota indígena: interações microbiota-hospedeiro.
  4. Biofilmes bacterianos e sua relação com a patogenicidade e resistência a antimicrobianos.
  5. Micoplasmas de interesse humano e veterinário: ecologia e fatores de virulência.
  6. Cocos Gram-positivos e Gram-negativos: ecologia, sistemática e fatores de virulência.
  7. Bastonetes Gram-negativos: ecologia, sistemática e fatores de virulência.
  8. Bastonetes Gram-positivos não esporulados: ecologia, sistemática e fatores de virulência.
  9. Bastonetes Gram-positivos esporulados: ecologia, sistemática e fatores de virulência.
  10. Anaeróbios em alimentos.
  11. Metanobactérias: biodigestores
  12. Participação dos anaeróbios nas doenças infecciosas orais.
  13. Ação antimicrobiana sobre anaeróbios.
  14. Aspectos genéticos e moleculares bacterianos

Aulas Práticas:

  1. Introdução à metodologia de estudo de anaeróbios.
  2. Técnicas de isolamento bacteriano anaeróbio: material de cavidade bucal e material fecal.
  3. Técnicas de identificação: bioquímicos (Tradicional) e kits (API 32-A).
  4. Métodos para a determinação da susceptibilidade a antimicrobianos
  5. Detecção da produção de enzimas beta-lactamases.
  6. Detecção da produção de substâncias tipo bacteriocinas.
  7. Métodos moleculares de identificação e tipagem bacteriana por PCR e AP-PCR.

Grupos de Discussão:

  1. Características da microbiota indígena e exógena.
  2. Susceptibilidade dos anaeróbios ao oxigênio.
  3. Dificuldades no isolamento de anaeróbios.

Seminário:

  1. Características fisiológicas dos anaeróbios.
  2. Substâncias antagonísticas produzidas por anaeróbios.
  3. Anaeróbios Gram-positivos não esporulados: Lactobacillus, Actinomyces, Eubacterium.
  4. Anaeróbios em alimentos: C. botulinum e C. perfringens
  5. Agressão por anaeróbios da microbiota endógena.
  6. Agressão por anaeróbios da microbiota exógena.
  7. Metanobactérias.

Aulas

  1. Introdução
  2. Isolamento e identificação
  3. Biofilmes
  4. Quorum Sensing
  5. Clostridium perfringens e C. difficile
  6. Infecções Bucais por Anaeróbios
  7. Bastonetes gram-negativos
  8. Antimicrobianos
  9. Bombas de efluxo
  10. Técnicas Moleculares

Dissertações e Teses Defendidas:  

Dissertações de Mestrado:

  1. Elerson Gaetti Jardim Júnior: "Aspectos ecológicos, fisiológicos e de susceptibilidade a antimicrobianos de espécies orais de Fusobacterium". Defendida em setembro de 1994.
  2. André Gasparetto: "Aderência de cepas de Actinobacillus actinomycetemcomitans às células epiteliais bucais: variabilidade e aspectos ultra-estruturais". Defendida em dezembro de 1996.
  3. Miriam Marubayashi Hidalgo: "Avaliação da resposta imune celular e humoral específica (Actinobacillus actinomycetemcomitans) e inespecífica em pacientes com periodontites". junto a Professora Eiko N. Itano (Curso de Pós-graduacão em Microbiologia, da Universidade Estadual de Londrina, PR.). Dissertação defendida em março de 1996.
  4. Ana Cláudia Okamoto: "Influência de concentrações subinibitórias de antimicrobianos sobre alguns fatores de virulência de Fusobacterium nucleatum". Defendida em agosto de 1998.
  5. Valéria Helena Guazeli-Amin: "Análise da atividade leucotóxica de Actinobacillus actinomycetemcomitans e do efeito neutralizador de anticorpos anti-leucotoxina". Junto a Professora Eiko N. Itano (Curso de Pós-graduacão em Microbiologia, da Universidade Estadual de Londrina, PR.). Dissertação defendida em julho de 1998.
  6. Flávio Krzyzanowsky Júnior: "Incidência de espécies do grupo Bacteroides fragilis enterotoxigênicas associadas à diarréia infantil na região metropolitana de São Paulo". Defendida em junho de 2001.
  7. Marcela Alves Bressane: "Detecção de bactérias do grupo Bacteroides fragilis enterotoxigênicas (ETBF) em pacientes imunodeprimidos". Defendida em junho de 2001.
  8. Eduardo Augusto Pfau: "Caracterização de espécies dos Gêneros Prevotella e Porphyromonas em pacientes implantados, antes e após cirurgia". Defendida em dezembro de 2002.
  9. Veruska de João Malheiros: "Detecção de Actinobacillus actinomycetemcomitans em pacientes com doença periodontal e indivíduos sadios, através da cultura convencional e por PCR". Defendida em dezembro de 2002.
  10. Paulo Henrique Tomazinho: "Detecção de cepas leucotóxicas de Actinobacillus actinomycetemcomitans de pacientes com doença periodontal e indivíduos sadios". Defendida em dezembro de 2002.
  11. Cláudia Elisa Alves Ferreira: "Prevalência de Clostridium difficile em crianças com diarréia aguda". Defendida em fevereiro de 2003.
  12. Joely Ângela de Oliveira Leitão: "Análise por metodologia molecular (PCR), da presença de bactérias preditoras de risco para doença, em sítios perimplantares de pacientes parcialmente edêntulos, em função do histórico de doença periodontal", junto ao Professor José Luiz de Lorenzo (Curso de Pós-graduacão de Implantodontia, da Universidade de Santo Amaro, SP.). Dissertação defendida em julho de 2003.
  13. Nilson Roberto Armentano: "Análise, por reação em cadeia da polimerase (PCR), da presença dos patógenos Porphyromonas gingivalis, Treponema denticola e Tannerella forsythensis em sulcos gengivais, bolsas periodontais e sulcos perimplantares dos mesmos pacientes", junto ao Professor José Luiz de Lorenzo (Curso de Pós-graduacão de Implantodontia, da Universidade de Santo Amaro, SP.). Dissertação defendida em julho de 2004.
  14. Fabio Matos Chiarelli: "Avaliação clínica e microbiológica da efetividade de uma pasta contendo clorexidina a 0,12% no controle do biofilme dental e da inflamação gengival em indivíduos com histórico de periodontite", junto à Professora Fátima N. Faraco (Curso de Pós-graduacão de Implantodontia, da Universidade de Santo Amaro, SP.). Dissertação defendida em dezembro de 2004.
  15. Sheila Alexandra Belini Nishiyama: "Avaliação da ocorrência de Dialister pneumosintes, Tannerella forsythensis e Treponema denticola, em pacientes com diferentes quadros clínicos e faixas etárias". Dissertação defendida em agosto de 2004.
  16. Elessandra Maria Silvestro: "Alterações morfológicas, fisiológicas, ultra-estruturais e genéticas causadas por antibióticos e por metais pesados em espécies do grupo Bacteroides fragilis". Dissertação defendida em abril de 2006.
  17. Amanda do Nascimento e Silva: "Análise da presença dos genes prtC e fimA e da diversidade genética em espécies de Porphyromonas de origem canina". Dissertação defendida em setembro de 2006.
  18. Alessandra da Mota Oliveira: "Análise e diversidade genética dos padrões II e III de Bacteroides fragilis não enterotoxigênicos (NTBF) isolados de crianças e bezerros com e sem diarréia". Dissertação defendida em novembro de 2006.

Teses de Doutorado:

  1. Elerson Gaetti Jardim Júnior: "Fatores envolvidos na virulência de Fusobacterium nucleatum isolados de primatas humanos e não humanos: estudo comparativo". Início em agosto de 1994. Tese defendida em novembro de 1997.
  2. Fátima Cristina Cabral: "Prevalência de microrganismos periodontopatogênicos e superinfectantes em pacientes HIV-positivos assintomáticos e sintomáticos portadores de gengivites e periodontites". Junto ao Prof. Flávio Zelante. Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP. Tese Defendida em abril de 1998.
  3. Márcia Oliveira de Paula: "Estudo da estabilidade de alguns fatores de virulência e perfil plasmidial em isolados de Fusobacterium nucleatum". Tese defendida em novembro de 1998.
  4. Ana Cláudia Okamoto: "Avaliação do efeito de concentrações subinibitórias de penicilina G e clorexidina sobre a hidrofobicidade, hemaglutinação, adesão e ultra-estrutura de Prevotella intermedia, Porphyromonas endodontalis e Porphyromonas gingivalis". Tese defendida em novembro de 2004.
  5. Viviane Nakano: "Caracterização fenótipica e genótipica de alguns fatores de virulência e de susceptibilidade a antimicrobianos de espécies do grupo Bacteroides fragilis". Tese defendida em abril de 2005.
  6. Luiz Fernando Tomazinho: "Possíveis patógenos endodônticos em canais radiculares: Prevalência, fatores de virulência, caracterização genotípica e susceptibilidade a drogas antimicrobianas". Tese defendida em outubro de 2006.
  7. Fernanda dos Santos Almeida: "Espécies do grupo Bacteroides fragilis em bezerros com diarréia aguda: ocorrência, fatores de virulência e caracterização molecular". Tese defendida em março de 2009.
  8. Gerusa Neyla Andrade Senhorinho: "Estudo microbiológico e molecular de periodontopatógenos de origem canina e a sua relação com a resposta imunológica humana". Tese defendida em abril de 2010.
  9. Antônio Scarco Fabris: "Análise molecular de microrganismos presentes nas infecções endodônticas de dentes decíduos". Tese defendida em maio de 2011.
  10. Alfredo Carlos R. Feitosa: "Avaliação microbiológica da doença periodontal e da placenta de parturientas atendidas em hospitais públicos de Vitória, ES". Tese defendida em fevereiro de 2012.
  11. Victor Rafael Castillo Merino: "Avaliação quantitativa de cepas enterotoxigênicas de Bacteroides fragilis e dos respectivos subtipos do gene bft em crianças imunocompetentes com e sem diarréia aguda". Tese defendida em junho de 2012

 Dissertações e Teses em andamento: