Início Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa
  1. Caracterização funcional de genes envolvidos na biogênese mitocondrial.
  2. Efeitos da atividade respiratória mitocondrial na viabilidade celular

O laboratório se dedica ao estudo da biogênese mitocondrial. Esse termo engloba toda maquinaria bioquímica e genética necessária para a montagem dos complexos respiratórios e da própria organela. O organismo que mais tem contribuido nesses estudos é a levedura Saccharomyces cerevisiae. Desde as observações iniciais de Boris Ephrussi e Piotr Sloniminski em 1949 sobre os mutantes “petites” passando pela descoberta DNA mitocondrial por G. Schatz (1964). O trabalho de descrição de novos produtos gênicos mitocondriais têm sido realizado em colaboração com o  professor Alexander Tzagoloff  da Columbia University. Paralelamente aos estudos com S. cerevisiae buscamos também verificar as consequencias das mutações que afetam a atividade respiratória na viabilidade celular tanto de leveduras como também em culturas de células humanas.

Atualmente temos vagas para alunos interessados em realizar Iniciação Científica. Também há possibilidade orientação de alunos de  pós-graduação em Microbiologia ou Biotecnologia pelo ICB/USP. Há vários projetos em andamento que podem receber o auxílio de novos alunos, tais como:

1. Estudo de genes envolvidos no processo de Tradução Mitocondrial.
  2. Análise de mutantes deficientes na síntese de cardiolipina.
  3. Identificação de gene humano participante da Amido-transferase mitocondrial.

Texto de Divulgação