Início

Destaques

Graduação - Microbiologia - ICB - USP
Graduação



Microbiologia é o ramo das ciências que estuda bactérias, fungos e vírus. É uma das mais relevantes, dinâmicas, interessantes e atuais disciplinas em ciências biológicas.

Os microrganismos constituem mais de 90% da biomassa e a maior biodiversidade da Terra. Contribuem na fertilização do solo, na degradação de detritos, beneficiam a natureza ao fixar e utilizar matéria orgânica e inorgânica. Têm grande função na reciclagem de materiais e na detoxificação do ambiente. São usados na produção de vinagres, bebidas alcoólicas, queijos, yogurtes, pães e antibióticos. Apenas uma minoria destes agentes é patogênica ou danosa, causando doenças em humanos, animais e plantas, assim como a deterioração de alimentos e a degradação de estruturas.

Devido ao seu rápido crescimento e relativa simplicidade os microrganismos têm sido utilizados como modelos na compreensão de fenômenos biológicos. As inúmeras descobertas em microbiologia geram avanços no campo da pesquisa envolvendo múltiplas áreas de aplicação, fazendo com que os microrganismos passem a ser usados como ferramentas para intervenção no meio ambiente, na saúde, na indústria, etc. A utilização destes agentes na terapia gênica e na genômica estimulou um crescente interesse na ciência, que tem revolucionado modelos de estudos já estabelecidos e deverá alterar a relação do ser humano com a natureza. A bioinformática é uma nova área da microbiologia que permite analisar, in silico, a evolução destes agentes, a estrutura de suas proteínas.

O Departamento de Microbiologia oferece disciplinas básicas e aplicadas, estruturadas de forma a ministrar cursos  que atendam às necessidades específicas de 11 unidades da USP. As aulas teóricas e práticas focam a experimentação laboratorial e o desenvolvimento do pensamento científico.