Início

Users Online

We have 32 guests online
Etanol de Segunda Geração
*** Translation of this text not available.
*** Follows the original text in Portuguese.

O desafio do Bioetanol
Mariana Brolezzi Gomes Latarullo

O Bioetanol, também conhecido como Etanol de 2ª geração, é uma molécula igual ao Etanol comum, porém é produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, que normalmente é quase todo descartado. 
Atualmente algumas usinas já conseguem produzir o Bioetanol. Mas o maior desafio é fazê-lo de forma eficiente e com menor custo. A etapa mais importante da produção deste combustível é a utilização de um Coquetel Enzimático (Mistura de enzimas específicas). Estas enzimas são essenciais para a degradação da parede celular da cana-de-açúcar para que ocorra a liberação do açúcar do bagaço e posteriormente a fermentação, resultando na produção do Bioetanol.
Muitos projetos de pesquisa no Brasil e no mundo estão focados em descobrir e produzir em escala industrial enzimas mais eficientes liberadas por fungos ou bactérias. Estima-se que sejam necessárias pelo menos vinte e cinco enzimas diferentes para a degradação completa da parede celular vegetal.
No laboratório de Bioprodutos do ICB/USP, nosso estudo está direcionado para um fungo da espécie Annulohypoxylon stygium (figura 2), que é capaz de produzir diferentes Pectinases – Enzima capaz de degradar a pectina, um dos principais componentes da parede celular vegetal. Estas enzimas podem complementar um coquetel enzimático já existente ou fazer parte de um novo produto.
Estima-se que, com esse aprimoramento, a produção do Etanol aumentará cerca de 40 milhões litros/ano sem a necessidade de aumentar as áreas de cultivo.



Referências :

E SOUZA, A.P. et al. Composition and structure of sugarcane cell walls: implications for cell wall hydrolysis and second generation bioethanol. BioEnergy Research. No prelo. set. 2012.

BEGCY, K. et al. A novel stress-induced sugarcane gene conferstolerance to drought, salt and oxidative stress in transgenic tobacco plants. Plos One. v. 7, n. 9, e44697. set. 2012.

FURTADO, G.P. et al. A designed bifunctional laccase/β-1,31,4 – glucanase enzyme shows synergistic sugar release from milled sugarcane bagasse. Protein Engineering, Design & Selection. No prelo. set. 2012.

HSIEH, Huei-Mei; JU, Yu-Ming; ROGERS, Jack D. Molecular phylogeny of Hypoxylon and closely related genera. Mycologia, v. 97, n. 4, p. 844-865, 2005.

 

Links Externos

Site da Raizen

 Vídeo Etanol de Segunda Geração

 
Web Analytics