Início Linha de Pesquisa
Linha de Pesquisa

Morfofisiologia de Fungos; Fungos Toxigênicos e Micotoxinas

Micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por uma variedade de fungos, especialmente por espécies dos gêneros Aspergillus, Fusarium, Alternaria e Penicillium. O Brasil possui condições ambientais excelentes para o crescimento de desses fungos micotoxigênicos. As micotoxinas mantêm sua atividade biológica por um longo período, causando danos já conhecidos, sobre a saúde humana e animal, como hepatotoxicidade, mutagenicidade e carcinogenicidade. Sabemos, atualmente, que cerca de 25% de todos os produtos agrícolas produzidos no mundo estão contaminados com alguma micotoxina. A crescente preocupação dos países importadores quanto à presença de micotoxinas nos alimentos tem levado à elaboração de legislações cada vez mais rígidas, em relação aos níveis máximos de micotoxinas permitidos. O Brasil, a exemplo de outros celeiros mundiais, enfrenta dificuldades cada vez maiores para exportação de seus produtos agrícolas.

Tendo em vista esse panorama, nosso laboratório desenvolve projetos que visam identificar fungos e micotoxinas nos principais produtos utilizados na alimentação humana e animal, procurando identificar os como se dá a contaminação de fungos e posteriormente a produção de micotoxinas, correlacionando esses dados com fatores abióticos.


Pesquisas em andamento:

  • Variabilidade genética dos genes FUM em cepas de Fusarium verticillioides isoladas de milho e sorgo (Valéria Nascimento Silva)
  • Distribuição de fungos e de micotoxinas em variedades de amendoim do plantio ao armazenamento (Patrícia Zorzete)
  • Microbiota fúngica e ocorrência de aflatoxinas e ácido ciclopiazônico em amostras de castanhas-do-Brasil da colheita ao armazenamento (Arianne Costa Baquião Porto)
  • Microbiota fúngica e determinação de aflatoxinas e fitoalexinas em cultivar de amendoim plantado em diferentes regiões produtoras no Estado de São Paulo (Danielle Diniz Atayde)
  • Variabilidade genética de cepas de Aspergillus flavus isoladas de amendoim (Gabriela Martins Reis)
  • Distribuição de fungos e micotoxinas em grãos de milho recém-colhido e variabilidade genética das cepas de Fusarium verticillioides e Aspergillus flavus isoladas (Liliana de Oliveira Rocha)
  • Efeitos da radiação gama sobre Aspergillus flavus e Fusarum verticillioides isolados de ração destinada a alimentação de frangos de corte (Monica Mattos dos Santos Simas)
  • Microbiota fúngica, ocorrência de micotoxinas e o estudo de variabilidade genética de cepas de Aspergillus flavus isoladas de castanha-do-Brasil provenientes de diferentes Estados brasileiros (Tatiana Alves dos Reis)